Casusa

Preenchimento do I.R.S. 2011

17 publicações neste tópico

Boa noite.

Os seguros de vida associados aos empréstimos à habitação continuam a ser dedutiveis no I.R.S. do ano passado? Campo 729?

Os seguros dos ocupantes não, certo?

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite.

Os seguros de vida associados aos empréstimos à habitação continuam a ser dedutiveis no I.R.S. do ano passado? Campo 729?

Os seguros dos ocupantes não, certo?

Obrigado.

Com a excepção para titulares portadores de deficiência, este ano os seguros de acidentes pessoais ou de vida não são dedutíveis em IRS.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Gostava de ver esta situação esclarecida.

No portal das finanças nos documentos de esclarecimento do preenchimento http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/7166A9CB-4E63-43D6-A8D9-631DC2A91A1D/0/IRSMOD3_2011INTERNET.pdf

Referem poder ser deduzidos "Prémios de seguros que cubram exclusivamente riscos de saúde ou de contribuições pagas a associações mutualistas relativos ao sujeito passivo ou aos seus dependentes."

Afinal em que ficamos?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas.

Ok obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No portal das finanças nos documentos de esclarecimento do preenchimento http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/7166A9CB-4E63-43D6-A8D9-631DC2A91A1D/0/IRSMOD3_2011INTERNET.pdf

Referem poder ser deduzidos "Prémios de seguros que cubram exclusivamente riscos de saúde ou de contribuições pagas a associações mutualistas relativos ao sujeito passivo ou aos seus dependentes."

Afinal em que ficamos?

Os seguros de saúde dão para deduzir. Os seguros de vida não, excepto para deficientes e para profissões de desgaste rápido.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Afinal em que ficamos?

O que perguntou foi «Os seguros de vida associados aos empréstimos à habitação» e esses NÃO SÃO dedutíveis, excepto para titulares deficientes.

Não confundir seguros de acidentes pessoas/vida com seguros de saúde.

Os seguros de saúde continuam a poder ser deduzidos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na declaração de IRS on-line das Finanças não consigo encontrar o campo onde devo colocar os prémios de seguros que cobrem exclusivamente riscos de saúde. Alguém me pode dar uma ajuda?

Encontro onde colocar todas as outras despesas, mas os seguro de saúde não...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Anexo H, quadro 7, código 730.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caros amigos, tenho uma dúvida no preenchimento do IRS, preciso de ajuda, se for possível.

tenho 1000 Euros de despesas de saúde,

Qual a importancia que devo mencionar na declaração?

A totalidade das despesas, ou só os 30% que são dedutiveis.

Obrigado desde já pela ajuda que possam dar

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caros amigos, tenho uma dúvida no preenchimento do IRS, preciso de ajuda, se for possível.

tenho 1000 Euros de despesas de saúde,

Qual a importancia que devo mencionar na declaração?

A totalidade das despesas, ou só os 30% que são dedutiveis.

Obrigado desde já pela ajuda que possam dar

A totalidade.

A parte das percentagens e limites de dedução é trabalho para a máquina fiscal... ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Tarde.

Gostaria que pudessem ajudar na elaboração do IRS.

A situação é a seguinte:

Em 2011 estava casado e tinha uma filha (1 ano de idade), em Janeiro deste ano separei-me da mulher e inicia-mos a processo de divorcio, mas ainda não está terminado.

As dúvidas que tenho são:

- Qual a situação que coloco? Casado, Separado de fato ou outro?

- Em relação a filha, está pode ser inscrita nos dois ou só num? Qual, mãe ou pai? (neste momento a filha encontra-se com a mãe)

- Se a filha só puder ser inscrita numa pessoa e no meu caso com a mãe visto ser com ela que está. Posso declarar despesas de saúde gastas com a filha no meu IRS?

- Sendo eu militar dos quadros permanentes há 3 anos. Em 2011 fiz um curso, posso declarar as despesas como sendo de educação/formação profissional?

- Por ultimo, as Taxas Moderadoras dos Hospitais podem ser declaradas como despesas de saúde?

Cumprimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Em 2011 estava casado e tinha uma filha (1 ano de idade), em Janeiro deste ano separei-me da mulher e inicia-mos a processo de divorcio, mas ainda não está terminado.

As dúvidas que tenho são:

- Qual a situação que coloco? Casado, Separado de fato ou outro?

O que conta é a situação no dia 31 de Dezembro. Se ainda não estavam separados, metem a declaração em conjunto.

- Em relação a filha, está pode ser inscrita nos dois ou só num? Qual, mãe ou pai? (neste momento a filha encontra-se com a mãe)

Como metem a declaração em conjunto a questão não se coloca para os rendimentos do ano passado. No futuro, ela apenas pode figurar numa das declarações. Tipicamente, se a guarda é entregue a um dos pais, na declaração desse. Se for guarda conjunta, escolham a situação que vos é mais vantajosa.

- Se a filha só puder ser inscrita numa pessoa e no meu caso com a mãe visto ser com ela que está. Posso declarar despesas de saúde gastas com a filha no meu IRS?
Não.

- Sendo eu militar dos quadros permanentes há 3 anos. Em 2011 fiz um curso, posso declarar as despesas como sendo de educação/formação profissional?
Desde que cumpram o disposto no artigo 83º do Código do IRS:
4 - Para os efeitos previstos nos números anteriores, as despesas de educação e formação suportadas só são dedutíveis desde que prestadas, respectivamente, por estabelecimentos de ensino integrados no sistema nacional de educação ou reconhecidos como tendo fins análogos pelos ministérios competentes, ou por entidades reconhecidas pelos ministérios que tutelam a área da formação profissional e, relativamente às últimas, apenas na parte em que não tenham sido consideradas como dedução específica da categoria A ou encargo da categoria B.

- Por ultimo, as Taxas Moderadoras dos Hospitais podem ser declaradas como despesas de saúde?
Sim.
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Tarde

Gostava de esclarecer a seguinte dúvida: no Anexo H, campo 6, consta como Abatimentos/Deduções à colecta, o código 603, aquisição ou construção de imóveis sem recurso ao crédito (ano 2011).

Qualquer pessoa que tenha feito uma aquisição de imóvel sem recurso a empréstimo, pode deduzir o valor de compra ?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Tarde

Gostava de esclarecer a seguinte dúvida: no Anexo H, campo 6, consta como Abatimentos/Deduções à colecta, o código 603, aquisição ou construção de imóveis sem recurso ao crédito (ano 2011).

Qualquer pessoa que tenha feito uma aquisição de imóvel sem recurso a empréstimo, pode deduzir o valor de compra ?

o que diz lá é "ano 2011" ou "ano 2001"?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde, no ano 2011 adquiri uma moradia através de credito habitação, com uma classificação energética A.

Gostaria de saber se para esta classificação energética consigo obter algum beneficio fiscal em sede IRS, tendo em conta que o meu rendimento colectável e ate 41.349,00. Se tal for possível em que parte da declaração especifico.

obrigado

RP

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

bom dia!!

Agradeço o vosso apoio, mas agradeço alguma urgência na resposta,  mensalmente recebo o abono do meu filho e agora estou na duvida se tem de colocar no IRS, em que anexo e rubrica deve ser colocado o valor anual???

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

bom dia!!

Agradeço o vosso apoio, mas agradeço alguma urgência na resposta,  mensalmente recebo o abono do meu filho e agora estou na duvida se tem de colocar no IRS, em que anexo e rubrica deve ser colocado o valor anual???

Obrigado

Em nenhum. Não tem de colocar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead