Antoniojcrosa

É aconselhável de ter contas de poupanças em vários bancos?

9 publicações neste tópico

Boa tarde.

Pretendo de saber ou informar as vantagens ou desvantagens de ter duas ou três contas de poupanças em bancos diferentes?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A única desvantagem que vejo é ficar com o dinheiro de tal forma disperso que não dê para aproveitar aplicações que exijam mais capital.

Mas tendo dinheiro suficiente, não vejo qualquer problema. Então tendo muito dinheiro, é mesmo o mais recomendável, para usufruir da garantia do FGD de 100.000€ por pessoa por banco.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pessoalmente vejo vantagens em ter 3 no limite.

Neste momento possuo três contas separadas:

- Uma conta corrente - onde recebo o salário e faço pagamentos. (BPI p/ causa de um crédito)

- Uma conta poupança de curto/médio prazo - onde tenho as aplicações financeiras comuns (ActivoBank)

- Uma conta do caos ou longo prazo (BIG) ponho lá o dinheiro e aproveito sobretudo os bons DP's, a regra é simples esta conta é um balão de oxigênio para uma situação externa. è reforçada com frequência, mas não posso sacar dinheiro.

Comigo funciona bem, mas penso que para a maioria das pessoas se pode tornar confuso. Ainda assim sou apologista de separar a conta corrente de uma conta poupança. E usar a conta poupança para aquilo a que se chama "pagar a si mesmo", ou seja, transferir 10% do ordenado para a conta poupança todos os meses e esquecê-lo.

quando se tem duas ou mais contas o mais importante acaba por ser, perceber a razão da sua existência e os custos associados (comissões, cartões etc).

Acima de tudo cada caso é um caso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tenho contas em um pouquinho mais de bancos.... só um pouquinho  :P

- Tenho conta na Caixa para o dia-a-dia (não tenho nenhumas poupanças neste banco)

- Tenho uma conta no Montepio, onde sou associado, para ter um seguro de saúde mais barato

- Tenho conta no best, para negociar fundos de investimento (e futuramente ETFs).

- Tenho conta no Big, para investir em obrigações.

- Tenho conta no Activo, em parte para aproveitar o depósito promocional  que tinham na altura, e por outra para ter mais um banco onde tenha cartão de débito (de resto só tenho na Caixa)

- Tenho conta no Invest, para investir ou em obrigações, ou nos DPs bastante jeitosos que eles têm.

- Tenho conta no PrivatBank, porque têm os depósitos a prazo mais rentáveis de todos (para montantes acessíveis)

- Tenho conta no Banif, em conjunto com um familiar, onde aproveitámos o depósito especial do Banif a 6%. (esta se calhar é para ir à vida se não aparecer nenhuma aplicação de jeito neste banco)

Devo notar que apesar desta enormidade não tenho custos nenhuns com nenhuma conta.

Como vêem, tenho cada banco com uma finalidade quase distinta. Deste modo aproveito o melhor que cada um destes bancos tem a oferecer, sendo que em apenas um deles penso por-me ao fresco por não apresentar nenhuma vantagem competitiva.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha rotina é parecida com a rotina do Poupança e Companhia :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por aqui um sistema parecido

- CGD - conta unica e exclusivamente para pagamentos de casa e algo importante como agua,  luz , gas etc.

é uma conta que tem la um DP para isentar de custos. É a conta mais antiga que tenho e que "nunca" pretendo fechar.

- BCP - conta que tenho para o dia-a-dia, nao tem custos.

- Big - conta para DP´s, obrigacoes. Possivelmente para ETF quando aprender mais o que sao e como se trabalha

com eles e se compensar, caso contrario, mais uma conta em outro banco :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É interessantes ler as opiniões de cada um sobre o uso das contas para diversas finalidades.

A burocracia para abrir uma conta é que me parece chato :)  Tenho de trabalhar mais para ter metade das contas apresentadas(ie: ler sobre os bancos online)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A burocracia não é muita. Basta preencher uma ficha de inscrição e ter a documentação necessária. Como é igual em todos os casos, depois da primeira vez o resto é sempre mais fácil.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Exacto.

Presencialmente seria mais rápido do que através do correio com envio dos documentos necessários para abertura de uma conta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead