valterduarte

Empresário em nome individual ou Sociedade Unipessoal?

9 publicações neste tópico

Caros amigos, estou neste momento na dúvida entre criar uma empresa como empresário em nome individual, ou uma sociedade Unipessoal.

qual a vossa opinião acerca disso e quais os custos que terei numa e noutra, entre outras situações como pagamento IRC, IVA etc.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tanto quanto sei, há uma diferença significativa entre ENI e Empresa.

Uma empresa acarreta mais custos e obrigações, sendo que o teu rendimento será tributado em sede de IRC e não em sede de IRS. Se abrires actividade como ENI não tens de pagar nada e podes encerrar actividade em qualquer altura. Já numa empresa creio que os custos de abertura andam à volta de 500 euros + capital social (1 euro salvo erro) numa conta bancária só da empresa. És também obrigado a contratar um TOC para tratar da contabilidade.

Ou seja, numa empresa há bastantes despesas e responsabilidades, mas depende do negócio em questão e do volume de facturação. Há casos em que a constituição de uma empresa vale a pena, noutros não.

Espero ter ajudado de alguma forma.  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela ajuda!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora, aproveito o tópico e pergunto o seguinte:

Tambem pretendo, juntamente com um sócio, criar uma empresa para desenvolvimento e comercialização de um produto.

A resposta anterior mantém-se?

Muito Obrigada,

Ana Ricardo

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora, aproveito o tópico e pergunto o seguinte:

Tambem pretendo, juntamente com um sócio, crirar uma empresa para desenvolvimento e comercialização de um produto.

A resposta anterior mantém-se?

Muito Obrigada,

Ana Ricardo

Sim, os custos e obrigações da empresa são basicamente os mesmos. O que muda é a forma  juridica. Por exemplo, no seu caso em vez de ser "Sociedade Unipessoal" passa a dominar-se "Sociedade em Nome Colectivo".

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, os custos e obrigações da empresa são basicamente os mesmos. O que muda é a forma  juridica. Por exemplo, no seu caso em vez de ser "Sociedade Unipessoal" passa a dominar-se "Sociedade em Nome Colectivo".

Consulte um TOC, sff... é o melhor conselho.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Eu tambem estou na duvida entre criar uma Sociedade Unipessoal e coletar-me como Empresario em Nome Individual mas com Contabilidade Organizada...penso que será a melhor opção para desenvolver a minha actividade (Arquitectura).

Sendo ENI - COrganizada posso apresentar todas as despesas inerentes a actividade certo? Como se fosse uma S. Unipessoal nao é? (cobro IVA, deduzo despesas...)

O meu contabilista disse-me que o melhor para mim neste momento era colectar-me como ENI-CO, mas eu gostava de saber outras opiniões, alguém me pode ajudar?

Será que compensa formar a Sociedade Unipessoal?

Em termos de despesas posso deduzir mais coisas?

Em termos de IRC posso beneficiar?

Em termos de Seg Social desconto menos?

Sao este tipo de questoes que me coloco...

Obrigado desde ja pela atenção.

Cumprimentos,

NG

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

óla queria abrie uma empresa em nome individual em que o rendimento anual não ultrapassa os 15.000 euros. quanto irei pagar de iva e irs, e se no primeiro ano fico isento da segurança social, por agora mais nada obrigado 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

trabalho para uma empresa como comissionista ganho em media 40.000 a 50.000 euros brutos anuais qual o melhor para mim empresario em nome individual ou empresa

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead