JoanaC.

Dúvida declaração Rendas IRS

31 publicações neste tópico

Bom Dia,

Arrendei a minha casa no inicio de 2011, e entreguei o contrato de arrendamento nas finanças para que pudesse declarar as rendas recebidas. No entanto tenho um emprestimo bancário sobre esta casa que pago mensalmente.

A minha dúvida é: ao entregar o IRS na 2ª fase tenho de declarar as rendas. Mas posso declarar os juros do emprestimo??

Devo declarar ambas as coisas, ou a partir do momento que arrendei a casa deixo de poder declarar os juros? Alguém sabe algo sobre isto?

Obrigada

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As rendas recebidas declara no anexo F.

As prestações pagas do empréstimo bancário da casa podem ser declaradas se esta for a habitação permanente (morada fiscal) do arrendatário. Se assim for, pode declarar esta despesa no Anexo H.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

A minha morada fiscal é de facto a morada da casa que está arrendada - mas eu não moro nessa habitação. Ainda assim posso colocar os dois valores na declaração?

Obrigada pela ajuda

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu falava da morada fiscal do  arrendatário = inquilino.

Pensava que a duvida era se por já não ter morada lá e a casa estar alugada, podia ou não meter as despesas do crédito na declaração de irs.

Mas também ter a sua morada lá e ao mesmo tempo ter a casa alugada a outros é estranho. O certo deveria ser actualizar a sua morada fiscal. Mas também não sei se será propositado essa manutenção da morada fiscal na casa alugada (isenção imi, evitar acertos de imt, crédito habitação...)

Pode-se deduzir a despesa do crédito habitação em duas situações:

1 - A casa é a habitação própria e permanente.

2 - A casa está alugada, e a habitação permanente (morada fiscal) do inquilino é a morada dessa mesma casa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A manutenção da minha morada fiscal na casa arrendada é de facto propositada - apesar de ter perdido a isenção do IMI  :) , mas tenho um credito habitação.

Ora o que acontece é que tanto eu como arrendatária como o inquilino temos a mesma morada fiscal. Dai a minha questão se poderia e deveria incluir os proveitos das rendas bem como as despesas dos juros do empréstimo habitação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em relação às rendas.. o contrato foi selado, certo? o inquilino vai declarar as rendas pagas como despesas em irs, certo? logo você não escapa de ter de declarar os valores recebidos (Anexo F).

Em relação à despesa do crédito habitação, no seu caso até abrange as duas condições para deduzir a despesa em irs, o que só por si torna a coisa estranha  ;D , mas penso que pode deduzi-la (Anexo H).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quando se arrenda uma casa com empréstimos para habitação permanente tem de se comunicar ao banco e ele pode alterar o spread.

Se não comunicou sujeita-se a uma multa. Obviamente quando se arrenda uma casa, essa deixa de ser a nossa habitação permanente e nesse caso perdem-se as bonificações todas

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

OLÁ A todos. Preciso da vossa ajuda. Vivo em França com o meu marido há 8 anos. Deixamos em Portugal uma casa para pagar com empréstimo bancário. Entretanto em 2012 aluguei a casa e o inquilino registou o contrato nas finanças. No ano passado (2012) em Setembro os meus pais receberam uma carta para eu declarar IRS. Foi dito nas finanças que era por causa das rendas recebidas mas o inquilino diz que nunca declarou nada. Estou decidido a mudar a minha residência fiscal. Pergunto : Tendo eu residência fiscal em França e ao declarar o IRS em Portugal das rendas recebidas o que mais devo declarar? Os meus impostos do trabalho são declarados aqui em França e os da minha mulher também. Obrigado pela ajuda

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Arrendei uma casa e pelo que me foi informado o proprietário fez registo nas finanças do contrato de arrendamento.

Mudei a minha morada fiscal para a mesma morada. Para poder declarar as rendas no IRS também tenho de ir ás finanças entregar o contrato de arrendamento ou basta declarar a despesa das rendas na declaração de IRS?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Arrendei uma casa e pelo que me foi informado o proprietário fez registo nas finanças do contrato de arrendamento.

Mudei a minha morada fiscal para a mesma morada. Para poder declarar as rendas no IRS também tenho de ir ás finanças entregar o contrato de arrendamento ou basta declarar a despesa das rendas na declaração de IRS?

Obrigado

Basta ter as provas de pagamento (recibos) e declarar os montantes na declaração de irs.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

alguem me pode ajudar ? urgente !

mudei de casa no mesmo ano (2012) e na primeira casa tinha apoio de arrendamento (porta65) e na segunda nao mas quando insiro os valores na declaraçao de irs nao deixa por as duas rendas , alguem ajuda pf ?

obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pq razão não me aparece o anexo F, para juntar ao A e ao H??

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

alguem me pode ajudar ? urgente !

mudei de casa no mesmo ano (2012) e na primeira casa tinha apoio de arrendamento (porta65) e na segunda nao mas quando insiro os valores na declaraçao de irs nao deixa por as duas rendas , alguem ajuda pf ?

obrigado

Como está a fazer? está a inserir duas linhas? Basta inserir duas linhas, uma para cada renda, e preencher os dados de cada (código dedução= 732, valor, nif do senhorio).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como está a fazer? está a inserir duas linhas? Basta inserir duas linhas, uma para cada renda, e preencher os dados de cada (código dedução= 732, valor, nif do senhorio).

sim eu estou a fazer assim mas depois quando vou validar da o seguinte erro :A diferença entre o valor ilíquido da renda paga e do apoio financeiro tem que ser igual ao declarado no código 732.

penso que ele esta a juntar as duas linhas ou a escolher a errada porque se eu tirar a linha da ultima renda (sem apoio) ja nao da erro

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
sim eu estou a fazer assim mas depois quando vou validar da o seguinte erro :A diferença entre o valor ilíquido da renda paga e do apoio financeiro tem que ser igual ao declarado no código 732.

penso que ele esta a juntar as duas linhas ou a escolher a errada porque se eu tirar a linha da ultima renda (sem apoio) ja nao da erro

Estive agora a testar e a unica maneira que vejo é corrigir no campo 815.

Pôr os valores liquidos (já descontados os apoios) no campo 732... e no 01 do campo 815 colocar o apoio e no 02 colocar a soma dos valores iliquidos das duas linhas/rendas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estive agora a testar e a unica maneira que vejo é corrigir no campo 815.

Pôr os valores liquidos (já descontados os apoios) no campo 732... e no 01 do campo 815 colocar o apoio e no 02 colocar a soma dos valores iliquidos das duas linhas/rendas.

assim ja aceita vou submeter assim , voçe foi uma grande ajuda obrigado

muito agradecido

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho que entregar o anexo G. A entrega é na 1º ou na 2º fase?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho que entregar o anexo G. A entrega é na 1º ou na 2º fase?

Do anexo G é na 2ª fase

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa tarde,

tenho um apartamento alugado e declarado nas finanças.

gostaria que me dissessem qual é o quadro e/ou o anexo onde tenho de pôr o valor das rendas.

muito obrigada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa tarde,

tenho um apartamento alugado e declarado nas finanças.

gostaria que me dissessem qual é o quadro e/ou o anexo onde tenho de pôr o valor das rendas.

muito obrigada.

Na optica do inquilino:

Anexo H, quadro 7, campo 732.

Na optica do senhorio:

Anexo F, quadro 4 - na segunda fase.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Gostaria de saber o seguinte:

Tendo falecido o meu sogro e  recebido um prédio como herança para 4 filhos, como proceder às rendas recebidas desse prédio , soma-se o total e divide-se por 4

e qual o anexo em que devemos declarar

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Gostaria de saber o seguinte:

Tendo falecido o meu sogro e  recebido um prédio como herança para 4 filhos, como proceder às rendas recebidas desse prédio , soma-se o total e divide-se por 4

e qual o anexo em que devemos declarar

Anexo F, em que cada um declara a sua quota-parte.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pq razão não me aparece o anexo F, para juntar ao A e ao H??

Também tenho esta duvida. Alguém pode ajudar?

LF

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A anexo F só estará disponível em Maio para quem entrega pela NET.

M

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

venho por este meio pedir o esclarecimento relativamente as seguintes questoes:

a) Declarando o IRS online, para efeitos de declaracao de rendas pagas, o anexo correcto sera H, quadro 7, certo? No entanto, existe um campo de preenchimento para o pais em "entidade gestora/ senhorio/ locador", ao qual Portugal nao surge como opcao. O que se passa de errado?

B) Declarando ainda o IRS online, sendo trabalhador dependente [tipo A] por um lado, e tendo rendimentos profissionais extra [tipo B] para com entidade distinta, por outro, qual o anexo e o quadro a preencher?

Grato pela atencao.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor