Casusa

Declarar imóvel no I.R.S.

15 publicações neste tópico

Boa tarde.

Foi feita à cerca de 7/8 anos uma escritura por parte dos meus avós (ambos vivos) em que colocaram o imóvel (uma pequena casa com valor patrimonial de salvo erro 1000€) em meu nome com susufruto em vida deles. A minha questão é se nestes anos que passaram eu não deveria de ter incluido esse imóvel na minha declaração de I.R.S. e se incorro em alguma penalização pelo facto de não o ter feito?

Deverei ainda fazer algo em relação a esse imóvel?

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

bem, podes ter tido isencao de imi durante X anos.

Podes ver no portal das finanças, apos l ogin com o teu contribuinte, se tens isencao de imi para a casa.

Podes ver igualmente quando acaba a isencao do imi.

Penso que uns era 10 anos, outros 8 anos. Tens de ver isso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A declaração de IRS é uma declaração de rendimentos. A menos que os teus avós te estejam a pagar renda não estás a ter rendimento com a casa logo não há porque incluí-la na declaração. Caso a vendas, por exemplo, aí é que sim...

Quando ao IMI que o jfbbms referiu, o mais provável é que sejam os teus avós a pagá-lo se o usufruto estiver registado em seu nome...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas.

A casa era deles desde à mais de 50 anos, totalmente paga a minha questão é se não sou obrigado a declarar esse imóvel como meu. Na minha pagina pessoal das finanças só me aparece o casa que comprei e mais nada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Depois da escritura feita devias tê-la levado às Finanças e só depois ao Registo Predial. Foi o que me mandaram fazer no notário quando escriturei o meu apartamento há meia dúzia de anos atrás. Hoje em dia acho que é tudo mais SimpleX ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Depois da escritura feita devias tê-la levado às Finanças e só depois ao Registo Predial. Foi o que me mandaram fazer no notário quando escriturei o meu apartamento há meia dúzia de anos atrás. Hoje em dia acho que é tudo mais SimpleX ;)

Boas.

Eu soube disto à pouco tempo, fizeram a escritura sem saber.

Que devo fazer?

E incorro em alguma penalização?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Contactar as Finanças talvez... Mesmo que haja penalização, corres o risco de quanto mais tempo demorar pior ser...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Contactar as Finanças talvez... Mesmo que haja penalização, corres o risco de quanto mais tempo demorar pior ser...

Se percebi bem devo ir à conservatória registar em meu nome e depois ir às Finanças fazer?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Se percebi bem devo ir à conservatória registar em meu nome e depois ir às Finanças fazer?

A ser seria ao contrário. Mas então isso quer dizer que o negócio nem sequer foi registado?

Fizeram a escritura e depois mais nada? Mas isso quer dizer que a casa ainda é dos teus avós...E nem sei se não há um prazo para registar a escritura... Tendes o documento, ao menos?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A ser seria ao contrário. Mas então isso quer dizer que o negócio nem sequer foi registado?

Fizeram a escritura e depois mais nada? Mas isso quer dizer que a casa ainda é dos teus avós...E nem sei se não há um prazo para registar a escritura... Tendes o documento, ao menos?

É mais ou menos assim, são pessoas com bastante idade, sou neto único, acham que o filho tá tranquilo na vida e toca a colocar a casa no nome do neto para dar alguma "segurança".

Soube disto à um tempo atrás, quando me deram a escritura para saber disso e nada mais foi feito.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia.

Pedi uma certidão na conservatória, está registado em meu nome desde à uns bons anos.

Porque razão não aparece na parte dos imóveis da minha página das finanças? Será por causa do usufruto?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Porque razão não aparece na parte dos imóveis da minha página das finanças? Será por causa do usufruto?

Creio que não será esse o motivo, mas se tivesses enviado um mail às Finanças a perguntar na semana em que colocaste aqui a questão talvez já soubesses a resposta ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Noite, no ano de 2013 vendi o meu imóvel sendo que o valor da venda foi inferior á da compra que fiz em 2000, tenho que declarar no IRS a venda do imóvel não existindo mais-valias?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Noite, no ano de 2013 vendi o meu imóvel sendo que o valor da venda foi inferior á da compra que fiz em 2000, tenho que declarar no IRS a venda do imóvel não existindo mais-valias?

Sim, tens sempre de declarar a venda. Não existindo mais valias não haverá lugar a tributação, mas a declaração da venda é obrigatória.
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fico grato pelo esclarecimento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor