Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
pauloaguia

II semana advogar pela cidadania

11 publicações neste tópico

Por acaso vi ontem esta notícia na TV, pelo que percebi as consultas gratuitas eram só ontem, fui induzida em erro... >:(

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Peço desculpa, so me limitei a dar uma espreitadela ao link... nao foi claro para mim que so' era um dia da semana, embora realmente seja isso que aparece no calendario...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A ver se não nos esquecemos da 4ª Edição desta iniciativa, no próximo ano.

É que parecendo que não, uma consulta juridica é uma despesa cara, já me pediram 150eur por uma :o

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isto com advogados cheira-me a algo do género; "é uma matéria sensível, de dificil análise. Vou estudar o processo, por isso fique com o meu cartão e ligue para a semana a marcar um dia e hora, que terei uma resposta concreta para lhe dar". Claro que essa resposta depois é acompanhada  de um pagamento, até porque já não se está naquele dia.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isto com advogados cheira-me a algo do género; "é uma matéria sensível, de dificil análise. Vou estudar o processo, por isso fique com o meu cartão e ligue para a semana a marcar um dia e hora, que terei uma resposta concreta para lhe dar". Claro que essa resposta depois é acompanhada  de um pagamento, até porque já não se está naquele dia.

Claro. Mas às vezes há algumas situações em que as pessoas estão simplesmente na dúvida se vale a pena avançar para uma acção ou não... e às vezes pode-se sempre ter logo uma resposta negativa e desiste-se da ideia sem gastar nada...

Ou, dependendo da formação dos advogados, podem sempre sugerir alternativas mais baratas como a mediação, por exemplo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

hsfarao  :)

Já tive uma pré-consulta onde não paguei nada, o advogado em questão limitou-se a dizer-me "nim", não lhe digo nem que sim nem que não. Tanto pode perder como pode ganhar a acção, depende da argumentação da parte contrária...

Curiosamente, não conheço nenhum caso onde o advogado tenha dito, não vale a pena avançar para uma acção.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para quem for da zona de Lisboa e estiver a ponderar pedir conselhos a um advogado pode aproveitar esta semana pois há advogados a dar consultas gratuitas. Mais informações em http://www.oa.pt/cd/Conteudos/Artigos/detalhe_artigo.aspx?sidc=31634&idc=32038&ida=69986

Sem querer pôr em dúvida a intenção desinteressada da "II semana advogar pela cidadania", estou como o hsfarao, em questões complicadas (partilhas judiciais, casos de fiscalidade complicada, só para dar alguns exemplos) não me parece que a informação disponibilizada no momento, seja suficiente! Agora, tem concerteza um mérito: há soluções intrincadas nas nossas vidas e é bom que as pessoas saibam, que existem os advogados para resolver esses problemas, tal como existem os médicos para nos ajudar nas doenças!

Como sensibilização, O.K.!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Curiosamente, não conheço nenhum caso onde o advogado tenha dito, não vale a pena avançar para uma acção.

Nem eu, Pipocas, nem eu... :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

hsfarao  :)

...

Sem ofensas para algum Advogado que possa frequentar este forum, vou transcrever um pensamento de um senhor de certa idade que, um dia, ao falar-me de advogados, disse:

"O advogado é um ser de consiência alugada. Mente e não vai para o inferno e trabalha com a mesma tenacidade para a esquerda ou para a direita em função dos honorários"

Obs: Nada tenho contra os advogados e compreendo perfeitamente o papel que desempenham.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva hsfarao!

Eu não concordo totalmente com a filosofia desse senhor que definiu a actividade do advogado, pelas seguintes razões:

1º - Há um Código Ético que devem respeitar;

2º - Quando partem para a defesa de um arguido, que como sabes, goza da presunção de inocência até à sentença, esse arguido é apenas acusado de determinado crime ou crimes;

3º - Os advogados não são inocentes e sabem à partida, se A ou B é ou não potencialmente culpado; mas também sabem, que no Direito Português, há o princípio do contraditório. Cabe ao advogado, muitas vezes, pela sua argumentação, pela sua argúcia, pela insuficiência das "provas" incriminatórias, reduzir quantas vezes a sentença!

Agora que é uma profissão susceptível de ... muitas coisas, de facto é!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0