Pedro Pais

tópico oficial Crédito Agrícola

144 publicações neste tópico

Tópico para análise e discussão do Crédito Agrícola.

Editado por Pedro Pais
0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Queria perguntar aos clientes do CA que opinião têm sobre o banco, e mesmo aos que não são clientes.

Este é um banco que tem uma característica única que o diferencia de todos os seus concorrentes. Faz questão de apostar nos meios onde há mais dinheiro - Meios rurais e por isso tem sempre dos rácios mais altos de capital.

Por outro lado não fazem parte do fundo de garantia de depósitos os tais 100 000euros por depositante.

O atendimento é muito particular também são menos burucráticos e menos formalistas na forma de abordar o cliente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sou cliente à mais de 25 anos (desde criança os meus mais fizeram-me uma conta mealheiro) e recomendo é 5 estrelas.

Tenho lá a minha conta pessoal e a da empresa, ainda à cerca de 1 mês fiquei com uma das contas a descoberto ligaram-me e perguntaram se queria transferir da outra conta disse que sim, eles fizeram-no e não tive de me deslocar ao balcão nem fazer transferência online.

Não tem filas de espera é chegar e andar, aqui na minha zona (Torres Vedras e Lourinhã) tem um vasto grupo de agências, costumo frequentar as agências deles onde faço os meus depósitos, pedidos de cheques, levantamentos, etc.

O pessoal é muito simpático e prestável.

E muito importante os custos de serviços ao balcão são mais baixos que a concorrência que conheço (BES e Popular).

Só não sou exclusivamente cliente deles porque nos depósitos pagam pouco ou seja utilizo o banco Caixa Agrícola para tudo excepto depósitos ai recorro aos bancos ditos "online"

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

obrigado pelo teu testemunho Dino,

É mesmo essa a ideia que tenho que os próprios colaboradores do crédito agrícola não são tão formais nem falam linguagem tão elaborada como nos outros bancos onde a imagem conta muito mais que no CA.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por outro lado não fazem parte do fundo de garantia de depósitos os tais 100 000euros por depositante.

As caixas agricolas pertencentes ao SICAM tem um fundo proprio, Fundo de Garantia de Crédito Agricola Mutuo. É importante transmitir esta mensagem, senão uma pessoa pode entrar em pânico...

http://www.fgcam.pt/pt-PT/Paginas/inicio.aspx

2.º Estou cansado dessa ideia que o fundo de credito agricola é muito fraco comparativamente ao outro e não apresenta garantia aos seus depositantes.

Analisem os relatorios e contas de 2010 (ainda não está disponivel de 2011) e tirem as conclusões:

Fundo Garantia dos Depositos

http://www.fgd.pt/pt-PT/RelatorioseContas/Documents/Rel2010.pdf    pagina 22

• Racio de Cobertura dos depositos (abrangidos pela garantia) em 2010 = 0.88%
  • Racio de Cobertura dos depositos (até 100.000 €) em 30/06/2010 = 1.42%

Fundo de Garantia de Crédito Agricola Mutuo

http://www.fgcam.pt/pt-PT/Publicacoes/Lists/FolderDeListaComLinks/Attachments/4/RC%20FGCAM%202010_formatado.pdf   pagina 29

O valor medio mensal dos Depositos constituidos nas Caixas do SICAM, no ano de 2010, foi de 9959 milhoes de euros e o correspondente valor medio dos Depositos Elegiveis estima-se em cerca de 9671 milhoes de euros, pelo que o quociente entre o valor total das Aplicacoes Totais do FGCAM e o valor medio dos Depositos elegiveis, em 31 de Dezembro de 2010, e de 2,00%, sendo de 1,52% o quociente entre o valor das Aplicacoes para Garantia de Depositos e o valor medio dos Depositos elegiveis (mais 0,23 p.p. e 0,27 p.p., respectivamente, face ao periodo homologo do ano anterior).

Se o BCP entrasse em ruptura o FGD não iria conseguir salvar os seus depositantes. Os fundos de garantia depositos somente servem para dar tranquilizar os seus clientes, mas realidade é muito diferente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom tópico Davidmleal

Enviei-te MP

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Queria perguntar aos clientes do CA que opinião têm sobre o banco, e mesmo aos que não são clientes.

Este é um banco que tem uma característica única que o diferencia de todos os seus concorrentes. Faz questão de apostar nos meios onde há mais dinheiro - Meios rurais e por isso tem sempre dos rácios mais altos de capital.

O atendimento é muito particular também são menos burucráticos e menos formalistas na forma de abordar o cliente.

Como cliente e associado de uma das caixas agricolas pertencentes ao Grupo do Credito Agricola, posso transmitir um pouco da minha experiência.

Primeiro como associado da minha caixa agricola (minimo 500 euros, sem existência de quotas mensais como Montepio Geral) sinto como dono de um banco. Cada Caixa tem as suas regras e é possivel verificar algumas particularidades no preçario geral, por exemplo:

• A anuidade do cartão debito é 2.60 €, quando no preçario está 7.50 €.
  • Ser associado (minimo 500 € em titulos) na minha Caixa, permite está isento de despesas de manutenção;
  • Algumas caixas tem escrito no estatutos a distribuição de dividendos, outras não.

É um banco conservador e vocacionado para a banca a retalho, evitando a banca de investimento. Mesmo num ano de crise, os lucros do grupo Credito Agricola no ano 2011 (53.3 milhões euros) cresceram 46.8% face a 2010. Tendo um rácio core tier 1 de 12.1%  e rácio de transformação créditos/depositos de 86.9%. Ou seja, já cumpre os requisitos do Governo.

Em relação aos depositos a prazo:[list type=decimal]

[*]Esqueçam o preçario, para efectuar dp é necessário negociar taxas.

[*]Sempre que peço taxas para dp, oferecem taxas inferior a 1% face aquilo que o banif oferece. Por exemplo o banif oferece 5% a 6 meses, por norma o credito agricola oferece 4 % para o mesmo periodo.

O homebanking é simples mas pratico, mas ao mesmo é o banco que coloca menos entraves à transferência de dinheiro via online para montantes elevados (até 100.000 euros), outros bancos tem se pedir pelo aumento do valor a transferir e esperar pela autorização.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

os meus parabéns a este banco:

O meu irmão fez um pedido de crédito pessoal: 8000€

Pediu simulações em quase todos os bancos, o crédito agrícola fez a a prestação mais baixa.

Mas o que verdadeiramente me surpreendeu é que o ActivoBank diz ser um banco que simplifica mas para a mesma simulação tem um seguro, comissão de estudo e ainda outra comissão mensal. Ah é verdade e o meu irmão tem capital investido e no CA nada!

Já tinha esta ideia do CA de ser um banco que por estar em zonas onde por vezes mais nenhum banco está, aprendeu ao longo dos anos a falar a linguagem dos clientes e a ser simples e a simplificar a vida aos mesmos.

Parabéns ao CA que foi excelente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Crédito Agrícola

O Crédito Agrícola foi um dos bancos que mais subiu os custos anuais com as três comissões analisadas. A manutenção de conta, a requisição de 20 cheques ao balcão e 15 transferências interbancárias custam 141 euros, o que representa um acréscimo de 18,5% face aos valores praticados em Abril do ano passado. A maior subida aconteceu na comissão de manutenção, que subiu 66% para 50 euros.

http://economico.sapo.pt/noticias/conheca-os-bancos-que-mais-sobem-as-comissoes_142930.html

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas eu tirando os cheques, não pago nada disso. :o

Nem pelas transferências nem pela manutenção da conta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Não faz parte do Fundo de Garantia de Depósitos mas possui o fundo de garantia das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo que garante os mesmos 100 000 euros.

Tudo sobre: http://www.fgcam.pt/pt-PT/Paginas/inicio.aspx

Quanto ao atendimento, efetivamente são menos formais mas são tão burocráticos quanto todos os outros visto que cumprem com todos os requisitos e recomendações do Banco de Portugal.

Só para conhecimento,

João

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas eu tirando os cheques, não pago nada disso. :o

Nem pelas transferências nem pela manutenção da conta.

É fácil subir muito quando antes não se cobrava nada!!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Coloquei a seguintes perguntas ao serviço da Caixa Agricola:

De acordo com o vosso preçario é possivel comprar ou vender obrigações, sendo a comissão por cada operação 0.10%. Mas aquilo que gostaria de saber era quais os mercados obrigacionistas que estão disponiveis para negociar, ou seja, se estou somente limitado adquirir obrigações que estejam cotadas na Euronext Lisboa? Ou também estão disponiveis outros mercados?

Porque nas acções dizem estar disponivel o mercado espanhol, alemão, italiano e as Euronext de Paris, Amesterdão e Bruxelas, mas para obrigações essa informação não está clara.

Resposta da Linha Directa da Caixa Agricola:

Vimos por este meio informar que de facto para o Mercado de Acções disponibilizamos acesso a vários mercados: Lisboa, Paris, Bruxelas, Amesterdão, Frankfurt, Madrid e Milão.

Sendo que para o mercado nacional, permitimos a negociação de todas as acções, já para os restantes, apenas facultamos acesso às acções que fazem parte dos respectivos índices.

No que diz respeito ao Mercado de Obrigações, apenas disponibilizamos acesso ao Mercado Nacional e para um lote restrito de Obrigações, que não inclui a Dívida Pública.

Mais informamos que neste momento as Obrigações disponíveis, quer através do Crédito Agrícola Online, quer via Balcão do Crédito Agrícola são:

- BRISA 2012-2014

- EDP 2011-2014

- EDP 2012/2015

- PT 2012-2016

- SEMAPA 2012-2015

- CONTINENTE 2012-2015

- ZON 2012/2015

-----------------------------------------------------------

Comissões sobre Obrigações da Caixa Agricola:

Compra/Venda :  0.10% + imp. selo (4%)  (das comissões mais baixas comparativamente a outros bancos com quem trabalho em caso de compra ou venda)

Pagamento de Juros: 1.00% + iva (23%) sobre titulos nacionais  (em relação a outros bancos com quem trabalho é a comissão mais baixa, e quem tem muito investido em obrigações esta rubrica tem maior peso do que a guarda de titulos)

Reembolsos: 0.20% + iva (23%)

Guarda de Titulos: 7.50 € + iva (23%)

Embora seja triste terem uma oferta tão limitada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá, muito boa tarde,

Gostaria que me ajudassem se fosse possível, tenho 500€ em títulos e gostaria de requerer os mesmo, sei que terei de endereçar uma carta registada ao meu banco, mas não sei como redigi-la, é possível porem aqui um modelo?

Desde já agradeço a disponibilidade.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Será que alguém que aceda ao Crédito Agrícola Online me podia informar das obrigações que disponibilizam e das respetivas yields?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Segundo informações que tive, em 2011 os associados do Crédito Agrícola Costa Azul (Setúbal) tiveram dividendos no valor de 10€ para cada 500€ de títulos do banco. Isto dá qualquer coisa como 2% de TANL, de acordo com as minhas contas.

Ficam assim a saber que pelo menos esta caixa possui distribuição de dividendos.

Outra coisa útil de saber é que não há mesas onde se possam sentar a falar de coisas do banco. Ficam de pé a falar com as pessoas, o que significa que se levarem muito tempo, sei lá, a imprimir uma FIN, ficam a secar literalmente em pé.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Incluindo fundos / seguros de capitalização? Sabem se isso acontece em mais alguma Caixa Agrícola do país?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Incluindo fundos / seguros de capitalização? Sabem se isso acontece em mais alguma Caixa Agrícola do país?

Desculpa só responder agora, mas a distribuição de dividendos é só dos "títulos" da Caixa Agrícola da zona em questão, penso que isso será à parte. Sei que não acontece na CCAM-Lisboa, porque os estatutos não o permitem ao que li, mas é o único caso que conheço.

Uma grande vantagem do CA é que têm uma loja online para quem é cliente. Em https://loja-ca.orderform.pt/ conseguem adquirir produtos com duas vantagens: a garantia é de 4 anos, e não 2, como é habitual; e ainda por cima os preços são frequentemente mais baixos que na generalidade das lojas. Isso acontece por exemplo em campanhas, mas também noutros produtos.

Os clientes do CA que adquirirem nestas lojas podem pagar de uma só vez, ou em 24 meses com TAEG 12,98% (TAN 12%). Para pagamentos a 12 meses a TAEG é igual em produtos normais, mas em produtos em campanha pode-se pagar a 12 meses sem juros (TAN 0%, TAEG 0,84%, presumo que custos com crédito).

Outra coisa boa do CA é que os associados podem não pagar o cartão de débito ou o de crédito desde que sejam do Clube A, porque são gratuitos. Logo, e sabendo que isto dá de base isenção de despesas de manutenção, a conta do CA pode custar zero e conseguem aproveitar as vantagens do banco.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas! Paga-se para efetuar levantamentos de dinheiro ao balcão?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Penso que são 3€ + IS (pelo menos é o que está no preçário). Isso dá 3.12€

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Existe uma forma de não pagares pelos levantamentos no Credito Agricola, e não tens de pagar nenhuma comissão ou anuidade de um tipico cartão multibanco.

Com a tua caderneta podes efectuar levantamentos nas caixas automaticas do credito agricola. Somente tens de pedir no balcão que pretendes colocar um codigo na caderneta, depois eles activam a caderneta para efectuar mais operações (para além das actualizações da caderneta e depositos).

Não tens qualquer custo.

Semelhante às cadernetas da CGD, com diferença que limite diario de levantamento chega aos 500 €.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este é um banco onde muita pouca gente fala, passa despercebido. Não tem grandes notícias, não está cotado em bolsa, mas depois aparece como o banco mais sólido em termos de rácios de capital, está onde muitos outros bancos não estão.

Muitas vezes apelidado de banco amador, a verdade é que estão onde muitos se recusam e claro agradecem é nesses meios rurais que existe muito dinheiro e onde o crédito agricola se alimenta. Nesses balcões existe toda uma sociedade que não vem para estes fórums, que não troca ideias, que tem muita ileteracia financeira e onde o colaborador do banco é considerado pessoa de família.

Nunca me esqueço que este banco foi o que tive a minha primeira conta e uma vez num domingo perto do meio dia contactei a linha 24 e não é que ao final da tarde pelas 18h estavam a ligar para me dar o devido esclarecimento???

Retirei uma parte da entrevista do Dr Carlos Caurelas:

"Carlos Courelas falou do Crédito Agrícola como “banca de proximidade” muito diferente de outros bancos “para os quais as diferentes localidades são apenas ‘praças’, onde estão ou para onde vão se o negócio for promissor, mas onde se apressam a sair se o negócio deixar de interessar”. "

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este é um banco onde muita pouca gente fala, passa despercebido. Não tem grandes notícias, não está cotado em bolsa, mas depois aparece como o banco mais sólido em termos de rácios de capital, está onde muitos outros bancos não estão.

Muitas vezes apelidado de banco amador, a verdade é que estão onde muitos se recusam e claro agradecem é nesses meios rurais que existe muito dinheiro e onde o crédito agricola se alimenta. Nesses balcões existe toda uma sociedade que não vem para estes fórums, que não troca ideias, que tem muita ileteracia financeira e onde o colaborador do banco é considerado pessoa de família.

Nunca me esqueço que este banco foi o que tive a minha primeira conta e uma vez num domingo perto do meio dia contactei a linha 24 e não é que ao final da tarde pelas 18h estavam a ligar para me dar o devido esclarecimento???

Retirei uma parte da entrevista do Dr Carlos Caurelas:

"Carlos Courelas falou do Crédito Agrícola como “banca de proximidade” muito diferente de outros bancos “para os quais as diferentes localidades são apenas ‘praças’, onde estão ou para onde vão se o negócio for promissor, mas onde se apressam a sair se o negócio deixar de interessar”. "

É outro tipo de banco. Nunca experimentei, honestamente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho la conta e ainda este mes vou tirar todo o dinheiro de lá. As taxas de juro sao ridiculas e mostraram-se despreocupados quando disse que estava a pensar retirar o dinheiro. Nem me ligaram importância alguma.

Não preciso de "proximidade" e de "amigos" preciso é de ter o dinheiro a render algo minimamente de jeito.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho la conta e ainda este mes vou tirar todo o dinheiro de lá. As taxas de juro sao ridiculas e mostraram-se despreocupados quando disse que estava a pensar retirar o dinheiro. Nem me ligaram importância alguma.

Não preciso de "proximidade" e de "amigos" preciso é de ter o dinheiro a render algo minimamente de jeito.

Se a questão de retirar todo o dinheiro, se deve ao facto das taxas serem baixas, não sei aonde poderá encontrar para DP´s (caso seja essa a intenção) com melhores taxas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead