Grabulho

tenho de declarar herança em sede de irs?

4 publicações neste tópico

Bom dia

No ano de 2011, foram feitas as partilhas da herança deixada pelos meus sogros.

Estive à procura nos diversos impressos do irs e só vejo como declarar mais valias. Não tendo sido vendido nada, tenho de declarar? E se sim, onde.

Obrigado desde já pela ajuda que me puderem dar.

Carlos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só o rendimento proveniente de heranças, e enquanto estão indivisas, é sujeito a IRS.

Os bens, transmitidos, em si, pagam IS se for caso disso.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde!

Tendo o meu pai falecido em Janeiro/2012, e sendo a minha mãe ainda viva, está a usufruir da renda dum prédio arrendado, que se encontra em herança indivisa. Os restantes herdeiros (filhos) terão de na declarção de rendimentos referentes ao ano 2012, de declarar qualquer quota-parte dessa renda?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde!

Tendo o meu pai falecido em Janeiro/2012, e sendo a minha mãe ainda viva, está a usufruir da renda dum prédio arrendado, que se encontra em herança indivisa. Os restantes herdeiros (filhos) terão de na declarção de rendimentos referentes ao ano 2012, de declarar qualquer quota-parte dessa renda?

Sem querer estar a enganar...

Se a sua mãe tiver o usufruto do prédio, a renda pertence-lhe, logo é ela quem tem de a declarar na totalidade.

Se não há usufruto, apenas há uma herança indivisa, logo os rendimentos terão de ser divididos pelas quotas-partes.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead