Pedro Pais

tópico oficial BPI

390 publicações neste tópico

O BPI, que sempre se caracterizou por ser um banco muito "certinho"(muito profissional e sem nunca entrar em escândalos e casos mediáticos), económico(até há pouco tempo tinha dos preçários mais baixos face à concorrência) e, de uma forma geral, reconhecidamente simpático e atencioso para com os seu clientes, tem perdido nos últimos anos todas essas caracteristicas que muito contribuiram para que se tornasse um dos maiores bancos nacionais. A juntar a isso tem que se referir, obrigatoriamente, que ninguém certamente se recorda de uma boa taxa de juro nos depósitos a prazo. É inegável! Para uma instituição que tem como denominação Banco Português de Investimento deixa mesmo muito a desejar nesse capítulo. Com a chegada dos bancos online (BIG, ACTIVO e BEST por exemplo), que para além de serem mais económicos e ainda mais vocacionados para o atendimento ao cliente têm óptimas rentabilidades para os depósitos a prazo/poupanças, o BPI está a perder "mercado" e justificadamente. Terá que se esforçar para recuperar o fulgor de outrora e dirigir-se para uma vocação em especifico(depósitos/poupanças/investimento ou crédito/financiamento de empresas/importação e exportação etc) porque para ser somente um simples banco para domicilar ordenado e fazer transferencias e pagamentos já não está à altura de um qualquer Activobank ou Banco Best(sem qualquer ofensa). Não se pode ter um BPI a tentar fazer o mesmo do BES e do BCP (é que já nem falo da CGD..). Para fazer isso já temos bancos que cheguem e sobrem... Pagar para ter uma conta simples que não oferece nada que os outros já forneçam a "custo zero" não se justifica!Abram os olhos!

Está na altura de os "nossos" bancos mudarem as suas estratégias para não serem todos iguais e imitarem-se uns aos outros. O ideal é que se dediquem quase em exclusivo a determinada área e sejam experts nisso mesmo (seja em captar poupanças, em apoiar investimentos, em financiamentos, apoio às pme's, importações ou em exportações etc).

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não é bem assim, por exemplo o Montepio é uma porcaria para transferências porque não são gratuitas (excepto para os "donos do banco"). Claro que para pagamentos qualquer banco serve, bem como para receber o salário, e há bancos que dão bem melhores condições nas contas-ordenado do que o BPI.

Sim mas mesmo o montepio podes fazer transferencias no Multibanco e já ultrapassas esse factor de serem cobradas as transferências.

Convém referir que já não é de um banco moderno cobrar transferências online!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O BPI, que sempre se caracterizou por ser um banco muito "certinho"(muito profissional e sem nunca entrar em escândalos e casos mediáticos), económico(até há pouco tempo tinha dos preçários mais baixos face à concorrência) e, de uma forma geral, reconhecidamente simpático e atencioso para com os seu clientes, tem perdido nos últimos anos todas essas caracteristicas que muito contribuiram para que se tornasse um dos maiores bancos nacionais. A juntar a isso tem que se referir, obrigatoriamente, que ninguém certamente se recorda de uma boa taxa de juro nos depósitos a prazo. É inegável! Para uma instituição que tem como denominação Banco Português de Investimento deixa mesmo muito a desejar nesse capítulo. Com a chegada dos bancos online (BIG, ACTIVO e BEST por exemplo), que para além de serem mais económicos e ainda mais vocacionados para o atendimento ao cliente têm óptimas rentabilidades para os depósitos a prazo/poupanças, o BPI está a perder "mercado" e justificadamente. Terá que se esforçar para recuperar o fulgor de outrora e dirigir-se para uma vocação em especifico(depósitos/poupanças/investimento ou crédito/financiamento de empresas/importação e exportação etc) porque para ser somente um simples banco para domicilar ordenado e fazer transferencias e pagamentos já não está à altura de um qualquer Activobank ou Banco Best(sem qualquer ofensa). Não se pode ter um BPI a tentar fazer o mesmo do BES e do BCP (é que já nem falo da CGD..). Para fazer isso já temos bancos que cheguem e sobrem... Pagar para ter uma conta simples que não oferece nada que os outros já forneçam a "custo zero" não se justifica!Abram os olhos!

Está na altura de os "nossos" bancos mudarem as suas estratégias para não serem todos iguais e imitarem-se uns aos outros. O ideal é que se dediquem quase em exclusivo a determinada área e sejam experts nisso mesmo (seja em captar poupanças, em apoiar investimentos, em financiamentos, apoio às pme's, importações ou em exportações etc).

O BPI é um banco acomodado e a meu ver sem futuro. Continua a ser um banco que em Portugal não cresce não ganha posição não ganha mercado. Vive ainda muito da sua fonte de rendimentos BFA, mas mesmo esta já é metade do que foi em outros tempos...

Mais cedo ou mais tarde o BPI vai ser absorvido por outro grande banco BES ou Santander.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim mas mesmo o montepio podes fazer transferencias no Multibanco e já ultrapassas esse factor de serem cobradas as transferências.

Convém referir que já não é de um banco moderno cobrar transferências online!

Sim, mas eu referia-me no homebanking do Montepio, até para contas do próprio banco paga-se!

Voltando ao BPI, fui testar a app para Android, e aquilo é uma porcaria porque exige na mesma o cartão matriz. Poderia muito bem substituir por SMS.

No meu caso, a conta do BPI vai ficar apenas para receber o salário e pouco mais. Poupança passa para o ActivoBank.

E só não fecho a conta lá no próximo ano porque a empresa tem um protocolo com eles.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

não é bem assim como dizes, porque trabalho com o banif e com o montepio por exemplo e neste campo são uns autenticos terrores. Por isso quando fiz o comentário foi com conhecimento de causa e com fundamento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

semila para receber odenado, fazer pagamentos, transferências etc qualquer banco serve e qualquer banco cumpre bem. Não entendo quando mencionam o BPI como um bom banco nesse aspecto!

Afinal que faz de mais nesses aspectos? :angel:

não é bem assim como dizes, porque trabalho com o banif e com o montepio por exemplo e neste campo são uns autenticos terrores. Por isso quando fiz o comentário foi com conhecimento de causa e com fundamento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mais cedo ou mais tarde o BPI vai ser absorvido por outro grande banco BES ou Santander.

Até achava "piada" a uma junção dessa... Talvez com o BES...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Até achava "piada" a uma junção dessa... Talvez com o BES...

Não sei bem como está as quotas de mercado entre os bancos portugueses para os diversos serviços (conta ordem, cartões, recursos/cliente, etc)

Mas acho que o regulador deveria evitar ao máximo possíveis fusões, principalmente nos bancos maiores. Se os bancos querem crescer, pois que se internacionalizem. Se estão em dificuldades que se juntem com um banco pequeno, ou um banco que ainda não esteja cá no mercado.

Quando chega a um certo tamanho, calha a haver problema com o banco, não há fundo de garantia de depósitos que nos valha.

Alem de ser melhor para a concorrencia que exista diversidade. No limite acabamos como no mercados das comunicações móveis, temos 3 operadores com tarifários muito semelhantes, onde o maior motivo de escolha é a lista de contactos que temos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então Semila diz-me lá o que não conseguias fazer com o Banif ou com o Montepio a nível de recebimento de ordenado, pagamentos, transferências...

É que sinceramente não entendo onde há diferenças entre os bancos. Recebimento de ordenado qualquer banco recebe, transferências estão estipuladas pela SIBS e demoram o mesmo tempo em todos os bancos, custos no multibanco nunca há para transferências e no que concerne aos pagamentos também não vejo onde é que o montepio e Banif não o façam com a mesma eficácia que BPI ou outro qualquer.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

BPI

O BPI é, simultaneamente, o banco que menos cobra pelos serviços considerados na análise e também um dos que menos agravou esses encargos no último ano. A manutenção de conta, a requisição de 20 cheques ao balcão e a realização de 15 transferências interbancárias custa 98,6 euros. Mais cerca de 5% do que acontecia há 12 meses. Apenas o custo das transferências interbancárias sofreu um agravamento: de 10%.

http://economico.sapo.pt/noticias/conheca-os-bancos-que-mais-sobem-as-comissoes_142930.html

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sou cliente empresarial recente deste banco e estou cheio dele até à ponta dos cabelos. Vocês não imaginam o que me aconteceu. Pedi os dados para a Internet e logo de inicio foi o bicho de sete cabeças para conseguir activar o dito cartão de coordenadas. Telefonei para Agência para voltarem a reenviarem o FAX e lá consegui. Depois com tudo activado entrei no site do BPI Net Empresas e deparei-me com o design obsoleto e pouco amigável. Tentei pagar uma viagem da TAP e foi-me dito que não existe a opção de pagamento de serviço de compras. Conclusão tive que me dirigir a uma caixa de multibanco para efectuar o pagamento. Eu ainda tenho mais algumas coisas para dizer mas estão tão lixado com eles que nem me apetece escrever. Vou mudar para outro banco provavelmente o BCP que até agora 5 estrelas em tudo. São muito eficientes. O BPI até pode ser um bom banco para muitos utilizadores do forum mas para mim esqueçam. Nós lidamos com dinheiros Internacionais e coisas do género temos que ter um suporte muito rápido. Não podemos esperar por amanhã. Não sei se me entendem.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na minha opinião a ideia que temos dos bancos tem muito a ver com os funcionários. Dentro do mesmo banco já tive experiências completamente diferentes, bastando para isso mudar de balcão. Infelizmente em relação ao BPI o meu contacto resumiu-se a um balcão e de facto a ideia com que fiquei não foi muito abonatória, sobretudo ao nível do profissionalismo dos seus funcionários, mas acredito que eventualmente noutro lado poderia ter sido diferente.

Cumps,

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

BPI em termos de atendimento aos clientes nao vale nada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

BPI em termos de atendimento aos clientes nao vale nada.

Não tenho a mesma opinião. Concordo com Tio Patinhas quando diz que a imagem dos bancos é feita pelos funcionários..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Todos nós necessitamos de Bancos.

Não acredito que a maior parte das pessoas tenha assim tanto dinheiro para aplicar que a taxa seja o mais importante.

Para o comum dos cidadãos poderá ser mais importante a acessibilidade, os custos de cheques, cartões, manutenção, transferencias, etc.

É uma questão de fazer contas.

Por exemplo, aplica 5.000  eur num DP compare as taxas oferecida pelos bancos, retire os 25% actuais do IRS e certamente chegará à conclusão que a diferença de 1% ou mesmo 2% podem não compensar os restantes custos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Todos nós necessitamos de Bancos.

Não acredito que a maior parte das pessoas tenha assim tanto dinheiro para aplicar que a taxa seja o mais importante.

Para o comum dos cidadãos poderá ser mais importante a acessibilidade, os custos de cheques, cartões, manutenção, transferencias, etc.

É uma questão de fazer contas.

Por exemplo, aplica 5.000  eur num DP compare as taxas oferecida pelos bancos, retire os 25% actuais do IRS e certamente chegará à conclusão que a diferença de 1% ou mesmo 2% podem não compensar os restantes custos.

Isso depende de cada um, da forma como usa o banco..

Antes tinha conta no BPI e tinha uns trocos a prazo a render a uma taxa de 2.2 que era o que tinha disponivel no mbnet. Entao decidi procurar outros bancos..

Seguindo o seu exemplo de 5000 euros

No BPI ao final de um ano 83.65

No INVEST ao final de um ano 199.61

Não sei como estão as taxas no BPI no momento mas penso que neste caso vale a pena mudar pois é alguma diferença...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Eu não concordo, mas como é obvio todas as opiniões são benvindas...

Se pensarmos num deposito a prazo - 365 dias e fizermos as contas:

Num banco como o privat que dá 5.35% com 5000€ teremos um lucro de 203.41€

Num banco que dê 3% com 5000€ teremos um lucro de 114.06€;

Não é diferente?

Desculpa mas para mim faz a diferença, ainda por cima considerando que faço tudo pela net, logo não tenho custos, nem perda de tempo!!

Se eu ganhar 10€ já vale a pena  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite, amanhã preciso levantar uma quantia razoável ao balcão do BPI e nao tenho cheques, alguém sabe o custo de tal operação ou a melhor forma de o fazer, é que tenho que pagar em dinheiro não pode ser por transferencia bancaria.

Será que dá para comprar algum cheque avulso ou levantar o mesmo no multibanco, isto de estar habituado a trabalhar com bancos apenas online faz-nos esquecer como as coisas funcionavam antigamente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É veres o preçário do banco.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois mas o mesmo diz levantamento por caixa 0€ agora resta saber o k isso quer dizer uma vez que está na parte dos cheques.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois mas o mesmo diz levantamento por caixa 0€ agora resta saber o k isso quer dizer uma vez que está na parte dos cheques.

O que eu entendo disso é que o levantamente em si é gratuito feito com cheque. Obviamente que o cheque terá custos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nunca queiram ter a chatice do BPI vos bloquear o acesso ao BPI Net, devido a engano no código matriz. Vão passar pelo inferno...

Estou a passar por essa situação e basicamente obrigam-me a começar do zero, só falta ter que abrir nova conta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bons resultados do BPI no 1º semestre deste ano  :D

http://bpi.bancobpi.pt/index.asp?riIdArea=AreaDFinanceiros&riId=DResultados

Lucro consolidado de 85,1 M€, com rácio de crédito em risco de 3,6%, e rácio de transformação de depósitos em crédito de 107%, a cumprir com 2 anos de antecedência e a ficar bastante abaixo do limite de 120% referido para 2014. Além disso, o Core Tier 1 é de 14,5%, acima dos 10% indicados pelo Banco de Portugal há uns tempos, e de 9,4% de acordo com o critério da EBA, acima dos 5% indicados.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bons resultados do BPI no 1º semestre deste ano  :D

http://bpi.bancobpi.pt/index.asp?riIdArea=AreaDFinanceiros&riId=DResultados

Lucro consolidado de 85,1 M€, com rácio de crédito em risco de 3,6%, e rácio de transformação de depósitos em crédito de 107%, a cumprir com 2 anos de antecedência e a ficar bastante abaixo do limite de 120% referido para 2014. Além disso, o Core Tier 1 é de 14,5%, acima dos 10% indicados pelo Banco de Portugal há uns tempos, e de 9,4% de acordo com o critério da EBA, acima dos 5% indicados.

Realmente não foram nada maus! Aliás o BPI reagiu muito bem ao aumento de capital.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A darem juros irrisórios em depósitos a prazo, não sei como é que querem cativar depósitos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor