Pedro Pais

tópico oficial Novo Banco (ex-BES)

991 publicações neste tópico

o banco mais antigo de todos os bancos portugueses, tem mais de 140 anos de história e é uma referência incontornável na banca nacional, pertencendo a um grupo que não é apenas financeiro, um grupo enorme e com muita solidez.

Considero o banco mais completo e eficiente no que respeita aos bancos físicos, isto comparando com:

BCP que já teve episódios negros e já passou de um dos melhores bancos a um banco aflito.

BPI é extremamente agradável ao cliente e no tratamento mas é o pior banco dos grandes bancos a remunerar capitais.

CGD banco público e isso diz quase tudo

O BES foi o banco que mais cresceu ao longo da sua história de 140 anos.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tive uma relação de cerca de 10 anos com este banco, fechei conta não devido à agência em questão mas às normas que estao a ser implementadas pelo banco (Preçário).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tive uma relação de cerca de 10 anos com este banco, fechei conta não devido à agência em questão mas às normas que estao a ser implementadas pelo banco (Preçário).

Espero que não se precipite, pois hoje em dia não se vive sem os bancos e na generalidade todos estão a alterar os preçários de forma muito semelhante!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Millennium ofereceu-me melhores condições.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

todos os bancos alteram o seu preçário mesmo os bancos online cobram mais nos serviços e comissões.

O BES tem a fama de ser um banco muito caro mas se virem bem pode ser dos mais baratos quando temos envolvimento com o banco. Agora se for para ter contas com meia dúzia de euros ou para ter conta apenas por ter isso fica caro o BES e qualquer outro banco físico.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

acho piada aos clientes que gostam do montepio que dizem ser um banco centenário dos mais antigos e isso dá-lhe credibilidade. No entanto o BES é tão antigo ou mais que o montepio mas a imagem que está na nossa sociedade é que é um banco careiro e quando vejo aqui pessoas a dar o seu testemunho como sendo dos bancos mais baratos ficam admiradas.

O BES tem uma particularidade premeia os clientes que querem realmente centrar a sua actividade bancária, por isso as contas serviço oferecem dois cartões de débito, dois cartões de crédito, conta à ordem remunerada, crédito ordenado...etc

Agora os clientes que abrem conta só por abrir e têm a conta totalmente desajustada ao uso que dão aí claro que fica caro são 3.98€ mensais para não usar a conta.

Um reparo ainda mais curioso: Conheço imensos clientes que aceitam com normalidade pagarem 6.5€ + I.S no Bcp como despesas de manutenção por cliente frequente, mas quando vêm 3.98 na sua conta do BES, este já é careiro!

Como a mente das pessoas pode dizer tanto sobre uma empresa!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O depósito a 3 anos com taxa de 6.75% confirma-se?

Já alguém teve oportunidade de o subscrever?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quarta-feira dia 28 termina o prazo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Que depósito é esse de quem falam??? Nunca ouvi ou li algo relativamente a um depósito dessa natureza, ainda para mais no BES........Tenho sérias dúvidas.... Confirmam mesmo?? Qual a vossa agência do BES para eu lá ir já amanhã.

Eu para 125.000€ a 6 meses o máximo de TANB que consegui foram 6% no BANIF....E foi muito bem negociado...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

lá está o preconceito do povo em relação ao BES. Ficas a saber que o BES é dos bancos que melhor taxas dá.

No passado dia 23 deste mês terminou uma aplicação com juro semestral a 7% prazo 4 anos.

Agora até dia 28 de Março existe 6,75% a 3 anos  também com juro semestral.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado "Sr. Presidente"!

Eu antes de fazer um depósito de 125k no BANIF dirigi-me a um balcão do BES perto do meu local de trabalho na Grande Lisboa e o máximo que me ofereceram foi 4,85% TANB a 6 meses ou a 1 ano... Isto foi há sensivelmente 1 mês. Daí a minha profunda estranheza com essa taxa de 6,75%...

Qual o montante minimo e a agência do BES onde lhe propuseram esse depósito (se não for indiscrição)? E é mesmo um D.P. puro/tradicional? Não se tratará de um produto estruturado ou outra aplicação de outra natureza?

É que as taxas dos depósitos estão actualmente extremamente condicionadas pelo "controlo apertado" por parte do Banco de Portugal. O ACTIVOBANK, por exemplo, acaba de baixar para 5% a sua melhor taxa promocional(START), a exemplo do que se passa no BEST e no BIGONLINE (taxas promocionais de 5,5%) por exemplo, e esses são Bancos mais vocacionados para a área dos depósitos a prazo/rentabilidade mais elevada, uma vez que não se tratam de bancos de retalho. A minha "estranheza"(e não "preconceito) acaba, a meu vêr, por ser bastante natural. Cordiais cumprimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

obviamente que não é um depósito a prazo - para isso o máximo que arranjas é por volta de 5%. Esses 6,75% são obrigações BES.

Normalmente não se diz que são obrigações BES porque o pessoal tem o chip virado para os DP e pensam que esses é que são garantidos por haver um fundo de depósitos que garante até 100 000€ por depositante - mera teoria pois nunca haverá dinheiro em caso de incumprimento de um banco.

Por esse motivo coloco as obrigações BES (que apenas não pagam em caso de falência do Banco e estamos a descartar toda e qualquer fusão, etc tem mesmo de falir o que é de todo impossível é um grande banco de risco sistémico) no mesmo patamar que um DP, ou ainda mais garantido.

Este produto só tem um senão: é nao precisar do capital durante 3 anos. Mas por alguma coisa paga a uma taxa de 6,75%

Portanto capital garantido a 6,75% por 3 anos funciona como um DP

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O depósito a 3 anos com taxa de 6.75% confirma-se?

Já alguém teve oportunidade de o subscrever?

Não é um depósito a prazo... É um investimento em obrigações...

O melhor deposito a prazo, tradicional que o BES tem, pelo que tenho conhecimento, paga 5% para montantes a rondar os 50.000€.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fui ao BES e o engraçado foi que pedi o melhor valor que me poderiam dar por um "DEPÓSITO" e a Srª que me atendeu referiu o dito "depósito" e teria que me decidir no máximo em 24 horas pois eles esperam que atinjam o plafond disponível em dois ou três dias no máximo. Levei uma folhinha para casa em Inglês porque não existe em Português e ao ler reparei no pormenor que não era um depósito mas sim um investimento em obrigações.

Como combinado no dia seguinte a Srª ligou-me para saber se estava interessado em fazer o investimento e perguntei se esse investimento estava coberto pelo fundo de garantia, ao que me respondeu que não.  Mas para não me preocupar pois era a mesma coisa e se por exemplo o estado falisse o fundo não serviria de nada, logo poderia investir à vontade.

Já tinha lido aqui aquando as famosas "obrigações perpétuas" que os funcionários do BES são muito agressivos e omitem parte de informações.

Fiquei aborrecido pois tinha pedido especificamente por um depósito se quiser fazer investimentos em obrigações nesse caso compro as obrigações directamente e obtenho um rendimento superior aos 6,75 nem que seja nos certificados do tesouro que dão 6,80 ou 7,10 (se mantivermos os 10 anos).

Ou seja a partir de agora se voltar a entrar numa agência do BES vou ter muito cuidado e ler todas as letrinhas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Dino o que te disseram no BES é a pura das verdades. O pessoal pensa que o fundo de garantia de depósitos dá alguma segurança e está redondamente enganado!

Essas obrigações BES se quiseres tem a garantia de ser pagas pela não falência do Banco nos próximos 3 anos,

Achas mesmo possível o banco falir? É que é a única situação que pode acontecer para o banco não pagar no final dos 3 anos!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que a questão não está no facto de uma aplicação poder ser ou não mais segura que outra. Isso fica à consideração de cada um.

O problema é tu pedires informação acerca de um tipo de produto e darem-te outro. Tudo bem que façam a venda às obrigações, mas às claras.

"O nosso melhor depósito a prazo é de x% a y meses. Se pretender maior rendimento temos as obrigações z emitidas por nós." (e continua com a persuação comercial, mas honesta, do produto)

É que este tipo de atitude bem feita até melhora a imagem do banco, agora assim...

Não era má ideia que algures no percurso da escolaridade obrigatória fosse explicada minimamente os instrumentos financeiros básicos existentes, coisa que tenho duvidas que os professores dominem. Ainda me lembro de ter que contrariar a professora de matemática do 8º ano quando deu um exemplo dos cambios, basicamente estava a dizer que podia-se comprar + barato ao banco e depois ir lá vender mais caro (trocou os preços de compra e venda). E convece-la que estava mal?.. Na aula seguinte lá deu razão.

Como as coisas andam é normal que as pessoas não estejam disponiveis para obter "aulas" sobre obrigações da mesma entidade que lhe está a tentar vender...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

yadayada quem compra obrigações sabe que este produto tem muito mais a ver com um DP que com um investimento em obrigações.

Agora temos de ser realistas o português é dos povos que mais ileteracia financeira apresenta! É incrível não é o não saberem é o não quererem saber e nada fazerem para se intruirem. Além deste flagelo é um povo avesso à mudança e estão habituados aos DP e não conhecem mais nada.

Por isso entendo os bancos que tentam asemelhar obrigações a DP e neste caso não gera mais nem menos valias porque são vendidas ao par não são a 15 nem 18 nem a 6 meses como costumam ser. Não precisa declarar.se no IRS e paga juro semestral. Além de todas estas parecências junta-se uma garantia tão grande ou mais válida que o fundo de garantia de depósitos.

É assim que eu analiso isto. O mercado paga maior taxa quanto maior o risco e neste caso parece-me que o risco é igual ou menor que um DP. Mesmo assim as três séries que o Bes disponibilizou todas esgotaram antes do prazo e isso pode ser um sinal que os Portugueses em tempos de crise fazem um esforço pela racionalidade e têm aderido!

Isto é como comer: Há aqueles que comem todos os dias a mesma coisa. Quando provam outro alimento depois não querem outra coisa :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fui ao BES e o engraçado foi que pedi o melhor valor que me poderiam dar por um "DEPÓSITO" e a Srª que me atendeu referiu o dito "depósito" e teria que me decidir no máximo em 24 horas pois eles esperam que atinjam o plafond disponível em dois ou três dias no máximo. Levei uma folhinha para casa em Inglês porque não existe em Português e ao ler reparei no pormenor que não era um depósito mas sim um investimento em obrigações.

Como combinado no dia seguinte a Srª ligou-me para saber se estava interessado em fazer o investimento e perguntei se esse investimento estava coberto pelo fundo de garantia, ao que me respondeu que não.  Mas para não me preocupar pois era a mesma coisa e se por exemplo o estado falisse o fundo não serviria de nada, logo poderia investir à vontade.

Já tinha lido aqui aquando as famosas "obrigações perpétuas" que os funcionários do BES são muito agressivos e omitem parte de informações.

Fiquei aborrecido pois tinha pedido especificamente por um depósito se quiser fazer investimentos em obrigações nesse caso compro as obrigações directamente e obtenho um rendimento superior aos 6,75 nem que seja nos certificados do tesouro que dão 6,80 ou 7,10 (se mantivermos os 10 anos).

Ou seja a partir de agora se voltar a entrar numa agência do BES vou ter muito cuidado e ler todas as letrinhas.

yadayada quem compra obrigações sabe que este produto tem muito mais a ver com um DP que com um investimento em obrigações.

Agora temos de ser realistas o português é dos povos que mais ileteracia financeira apresenta! É incrível não é o não saberem é o não quererem saber e nada fazerem para se intruirem. Além deste flagelo é um povo avesso à mudança e estão habituados aos DP e não conhecem mais nada.

Por isso entendo os bancos que tentam asemelhar obrigações a DP e neste caso não gera mais nem menos valias porque são vendidas ao par não são a 15 nem 18 nem a 6 meses como costumam ser. Não precisa declarar.se no IRS e paga juro semestral. Além de todas estas parecências junta-se uma garantia tão grande ou mais válida que o fundo de garantia de depósitos.

É assim que eu analiso isto. O mercado paga maior taxa quanto maior o risco e neste caso parece-me que o risco é igual ou menor que um DP. Mesmo assim as três séries que o Bes disponibilizou todas esgotaram antes do prazo e isso pode ser um sinal que os Portugueses em tempos de crise fazem um esforço pela racionalidade e têm aderido!

Isto é como comer: Há aqueles que comem todos os dias a mesma coisa. Quando provam outro alimento depois não querem outra coisa :D

Não sou cliente deste banco, e provavelmente não serei nos proximos tempos (não me atrevo a dizer nunca, porque nunca se sabe o dia da amanhã), mas por acaso estou curioso por lêr a ficha tecnica dessas obrigações. É possivel disponibilizarem no forum, para que todos possam ler e depois tirar as suas considerações.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

são as mesmas que para outras obrigações. O BES não tem umas obrigações e os outros bancos outras.

As regras das obrigações são iguais em todas as instituições. Mas sei que há um forte preconceito sobre o BES papão e aldrabão e ladrão e tudo mais.

Depois vê-se ao longo da história bancos como BPP, BPN e BCP que são exemplos de rigor, verdade e exemplos em conduta!

O BES é o banco mais antigo em Portugal, não tenho a certeza se o montepio será mais antigo mas se for poucos anos é. Pelo seu historial, pelo que representa hoje como o maior banco privado Português em cotação bolsista, como o banco português mais internacional onde leva a sua marca a inúmeros países e onde a receita no estrangeiro já é mais de 60% das receitas do banco, acho que deveria haver mais respeito por este banco que não cresceu à base de fusões e aquisições nem mudou o seu nome e muito menos teve o seu nome ou marca manchadas no mercado como outros!

Termino dizendo que nada tenho a favor ou contra o BES, não é o meu banco principal mas sei pensar pela minha cabeça e sei valorizar esta instituição pelo que foi, é e representa em Porgual e no mundo e acho que as pessoas que andam aqui a dizer mal do BES ou da CGD que são os mais visados deveriam pensar pela sua cabeça e não engolir o lixo que outras pessoas colocam como rótulos destes bancos.

Refiro-me a estes dois porque me parecem aqueles que tem uma imagem mais negativa no mercado e a meu ver totalmente infundadas! A CGD ainda tem alguns defeitos sim ao nível do funcionário público mas tal como BES tem o seu nome limpo de passados mais obscuros.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desculpa lá dizer-te, mas para uma pessoa que critica os portugueses bem podias escrever ligeiramente melhor. É iliteracia e é instruírem.

??? Queres explicar melhor as coisas que para aqui estás a dizer?

É assim que eu analiso isto. O mercado paga maior taxa quanto maior o risco e neste caso parece-me que o risco é igual ou menor que um DP.

Mas parece-te mal. As obrigações têm diversos riscos que os DPs não têm, em particular: menor liquidez, risco de mercado e risco de taxa de juro.

Caso prático paralelo: clientes BPN com depósitos a prazo não perderam um tostão; clientes BPP que investiram em outros produtos supostamente "parecidos" com DP ficaram a arder... bastante!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desculpa lá dizer-te, mas para uma pessoa que critica os portugueses bem podias escrever ligeiramente melhor. É iliteracia e é instruírem.

??? Queres explicar melhor as coisas que para aqui estás a dizer?

Mas parece-te mal. As obrigações têm diversos riscos que os DPs não têm, em particular: menor liquidez, risco de mercado e risco de taxa de juro.

Caso prático paralelo: clientes BPN com depósitos a prazo não perderam um tostão; clientes BPP que investiram em outros produtos supostamente "parecidos" com DP ficaram a arder... bastante!

Estás completamente errado Pedro.

1) Eu escrevo rápido e pouco ou nada me importo com um ou outro erro. Muitas vezes vejo que os dei mas coloco o post na mesma. O que deve passar é a ideia e não vamos andar aqui a ver quem escreve bom português porque isto não é um site da escola.

2) Tu não deves falar das obrigações como sendo todas iguais. Os princípios são os mesmos mas não podes comparar umas obrigações do BES com por exemplo as da Semapa. A única possibilidade de o Bes não as pagar é  se falir coisa que se não é impossível anda lá muito perto!

Por outro lado não tenhas qualquer dúvida que se um grande banco falisse o estado ou melhor o fundo de garantia de depósitos não tinha sequer dinheiro para indeminizar 50% dos clientes!

Por isso estes dois riscos andam de mão dada. Nem o estado por ficar sem dinheiro nem um grande banco Português pode falir.

Não vejo onde haja diferenças no risco. Na liquidez há sim senhor aí tens razão.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fala-se aqui tanto dessas obrigações do BES porquê?

Tenho conhecimento de que a CGD (por certo o banco nacional mais "seguro") emitiu recentemente obrigações a 8% com maturidade em 2015. Não vos parece bem mais rentável?

Quanto ao BES: respeitando todas as demais opiniões, continuo a considerar um banco demasiado de marketing, que deveria privilegiar mais a relação com os seus clientes. Continua a ser um bom banco para os mais endinheirados mas que deixa um pouco a desejar para o cliente dito "normal", para a nossa realidade sócio-económica actual. Mas acredito que estejam a melhorar, até pela concorrência que alguns bancos têm vindo a fazer. É a minha humilde opinião.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fala-se aqui tanto dessas obrigações do BES porquê?

Tenho conhecimento de que a CGD (por certo o banco nacional mais "seguro") emitiu recentemente obrigações a 8% com maturidade em 2015. Não vos parece bem mais rentável?

Quanto ao BES: respeitando todas as demais opiniões, continuo a considerar um banco demasiado de marketing, que deveria privilegiar mais a relação com os seus clientes. Continua a ser um bom banco para os mais endinheirados mas que deixa um pouco a desejar para o cliente dito "normal", para a nossa realidade sócio-económica actual. Mas acredito que estejam a melhorar, até pela concorrência que alguns bancos têm vindo a fazer. É a minha humilde opinião.

Sim nesse aspecto tens razão. Mas deixa-me corrigir-te:

Não é ser bom banco apenas para os adinheirados. Mas mesmo que assim fosse dá provas de ser um grande banco. Um banco não é muito bom e muito mau ao mesmo tempo.

O que o BES preceligia é clientes que queiram ter o BES como o seu banco e para esses clientes tem das ofertas mais atractivas ao nível de oferta para o quotidiano com oferta sempre de dois cartões de débito, dois cartões de crédito, conta à ordem remunerada, gestor dedicado...etc  E para isso não precisa ter muito dinheiro um cliente que receba o ordenado por lá e use o cartão tem praticamente tudo grátis na conta!

Mesmo em termos de estorno de alguma comissão que um cliente possa ter o BES tem muita atenção se é um cliente que preveligia o banco ou não. Todos são assim mas o BES dá um valor acrescido a quem quer realmente trabalhar com o banco, e tenho conhecimento de causa como cliente.

Em termos de comissões não é mais caro que Santander ou BCP mas tem a fama de careiro.

Agora é um banco em que não lhe interessa ter contas a zero e aí tem comissões de gestão que não são baratas mas por exemplo o BCP são bem mais altas no entanto o BES é que é comilão!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

são as mesmas que para outras obrigações. O BES não tem umas obrigações e os outros bancos outras.

As regras das obrigações são iguais em todas as instituições.

Continuo apelar para disponibilizarem a ficha tecnica, porque estou interessado em saber os detalhes desse produto. É verdade que as emissões podem ter uma versão em inglês mas por norma também uma versão em português. Já agora não estou ver um funcionario do banco a imprimir por exemplo 80 paginas (versão completa).

Peço que coloquem essa ficha tecnica para que as pessoas possam tirar as suas duvidas, ou colocar as perguntas com algum fundamento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead