Ana Ricardo

IRS - Divisão das despesas

4 publicações neste tópico

Olá

Vivo em união de facto e como em 2011 ainda n tinhamos prefeito 2 anos c/ domicilio fiscal comum, vamos nova/ entregar o IRS em separado.

Temos uma filha em comum e a minha duvida é: em q IRS ponho as despesas dela, tal como saude, creche, etc? Essa divisão é arbitrária, posso jogar com ela mediante a simulação me der mais ou menos valor?

Obrgd desde já

Ana Ricardo

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Penso que só um de vocês pode deduzir as despesas. Leia o seguinte texto:

http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/dossiers/article.jhtml?articleID=171749

"Estado civil: Solteiro/a ou Unido/a de facto?

Os casais que vivam em união de facto poderão optar entre a apresentação de uma declaração de rendimentos conjunta ou separada, desde que tenham o domicílio fiscal comum há pelo menos de dois anos.

Para saber qual a situação em que o IRS a pagar será menor deverá, num primeiro momento calcular o IRS dos rendimentos do agregado familiar conjuntamente, e posteriormente proceder ao cálculo do IRS de cada um dos sujeitos passivos, isoladamente, tendo em atenção o seguinte:

- se o casal tiver filhos, estes apenas poderão ser considerados dependentes de um dos contribuintes e apenas esse poderá deduzir as suas despesas, nomeadamente de saúde e educação;"

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

:(

Sempre pensei q se podessem dividir; assim sendo, farei primeiramente a simulação e posteriormente optarei por por essas despesas no contribuinte em q resultar pagar menos/receber mais.

Obrgd!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas se as despesas com o ch são divididas em 50% para cada lado, pq as despesas com um filho n poderão ser assim tambem?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor