Gaelic

Será o ouro um bom investimento?

24 publicações neste tópico

Apesar de serem sempre vistos como uma alternativa, são menos valorizados hoje do que eram no passado. Porquê? Porque têm pouca liquidez, admitem os analistas!

Opiniões?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu antes andava a investir... bem, nao era bem investir, era mais ir brincando com os euros e dólares, começei a olhar para o ouro e confesso que me senti tentado a investir em ouro (físico), visto que se podem comprar pequenas barras de ouro no millennium bcp. coloco aqui uma spreedsheet, da evolução do preço do ouro no mes de outubro, devo de referir que uma onça de troy, corresponde a cerca de 31,103g

http://rapidshare.com/files/160670364/Ouro_-_Outubro_2008.xls.html

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O banco BIG tem actualmente um produto estruturado a 1 ano em ouro que me parece interessante.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No Minho existia (e ainda exite em alguns casos) a tradiçao de investir parte das poupanças em joias de ouro. Estas so´ seriam vendidas em ultimo recurso, em caso de dificuldades.

Ainda hoje em dia a cotaçao do ouro tende a reflectir a de outros produtos - quando as coisas correm mal, a cotaçao do ouro sobe - sinal, julgo eu, de que continua a ser encarado como produto de refugio para os dias mais dificeis...

Nao sei se concordo muito com a afirmaçao da pouca liquidez. Nao e´ dificil vender ouro afinal de contas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito sinceramente não aconselho o investimento directo em ouro. Um dos aspectos que mais contribui para uma má apreciação deste investimento é realmente a dificuldade em vender as barras de ouro pois grande parte das instituições bancárias que as comercializam não asseguram a compra, mesmo que tenha existido valorização da matéria prima.

E dps ter de andar em penhores para tentar vender, mts vezes por preço inferior ao de compra... :'(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Apesar de serem sempre vistos como uma alternativa, são menos valorizados hoje do que eram no passado. Porquê? Porque têm pouca liquidez, admitem os analistas!

Opiniões?

Hoje em dia já não é preciso comprar ouro (físico), basta comprar o ETF correspondente, ou melhor ainda um ETF constituído por empresas que "trabalham" nesse sector.

Isto, evidentemente, como parte da estratégia de alocação de um portofolio de longo prazo, constituído por mais 6-8 activos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu acho que Ouro deverá representar no maximo dos maximos 5% da carteira do investidor devido à sua grande volatilidade. No entanto, creio que os ganhos com o ouro (negativamente correlacionado com a bolsa em geral) são muito úteis para um portfólio típico de acções.

Acho este produto mt interessante:

http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/40/401/40115/article.jhtml?articleID=517929

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu acho que Ouro deverá representar no maximo dos maximos 5% da carteira do investidor devido à sua grande volatilidade. No entanto, creio que os ganhos com o ouro (negativamente correlacionado com a bolsa em geral) são muito úteis para um portfólio típico de acções.

Acho este produto mt interessante:

http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/40/401/40115/article.jhtml?articleID=517929

2 cuidados a ter quando se trata de investir em certificados do Millennium bcp: fraca liquidez, e o preço de compra e venda são determinados pela mesma entidade (market maker), ou seja, pelo Millennium bcp. Basicamente é um produto pouco transparente para os investidores. Será preferível investir num ETF que replique a evolução da onça de ouro.

Quanto ao investimento em ouro, penso que não se revela numa boa oportunidade de investimento para os próximos anos por uma razão: o lado da procura. Recordem-se que os últimos 5 anos a onça valorizou bastante como resposta de uma procura exacerbada por parte de chineses e indianos que viram o seu poder de compra crescer rapidamente. Hoje, a realidade é diferente. Do lado da procura, pouca alteração existe e a oferta mantém-se estável. Além disso, penso que a tentativa de tornar o ouro como activo de refúgio em períodos conturbados para as bolsas deixou de o ser. Recordem-se que a mesma correlação era feita entre acções vs. obrigações e hoje é o que se vê. O mesmo ocorreu com o petróleo durante os primeiros  meses do ano quando em Agosto, os economistas se insurgiram indiciando como factor explicativo o facto do petróleo ter atingido os 140$ por os investidores verem esta matéria-prima como refúgio. Basicamente, os activos de refúgio não existem. O que há sao activos sub e sobreavaliados. E acho que neste momento o ouro é um claro sinal da segunda vertente. Acho que agora, as oportunidades estão de novo na bolsa, nas acções em empresas e sectores que criem cash-flows estáveis. São os exemplos das utilities. Mas também do lado das petrolíferas. O facto de o petróleo estar a transaccionar nos 40$, do meu ponto de vista, revela-se numa oportunidade secular para comprar acções de grandes petrolíferas (e não estou a falar da Galp!!!!).

;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A Galp foi boa quando atingiu aqueles 16/17€, e os investimentos que fez no Brasil dificilmente terão retorno. É bem capaz de ser ter metido em trabalhos, se o petróleo continuar baixo nos próximos 10/15 anos, pois não será rentável extrair no Brasil.

Em relação à EDP Renováveis, qual a tua opinião?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Onde posso encontrar ETF's que repliquem ouro com uma taxa de comissao razoavel?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ínquiridos 20 analistas pela estação televisiva norte-americana Bloomberg, referiram que o ouro se valorizou pelo 7º ano consecutivo, até 2008, sendo este o período mais profícuo desde 1949. Ainda segundo a Bloomberg tal aconteceu dado o facto das pessoas recearem a inflacção, a crise do crédito e as perdas cambiais, considerando o ouro como a perfeita resposta contra a quebra do valor do "ouro negro". Certo! Contudo, dada a continuada quebra do crude, não se sabendo quando subirá, creio ser uma aventura "jogar" neste tipo de investimento! De qualquer forma, pessoalmente, a investir, fá-lo-ia de forma cautelosa, seguindo a máxima de "não colocar todos os ovos no mesmo cesto".

Esta notícia, está inserta na versão online do Jornal de Negócios de ontem.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A Galp foi boa quando atingiu aqueles 16/17€, e os investimentos que fez no Brasil dificilmente terão retorno. É bem capaz de ser ter metido em trabalhos, se o petróleo continuar baixo nos próximos 10/15 anos, pois não será rentável extrair no Brasil.

Em relação à EDP Renováveis, qual a tua opinião?

Boas,

De uma forma clara, confesso-te que não coloco o meu dinheiro na EDP Renováveis. Por uma simples razão: querem dar um passo maior que a perna. E qual é o resultado: um montão de dívida que nunca mais acaba. E proveitos, nem vê-los. sobretudo agora numa situação de crise em que ninguém está disposto a investir em projectos que ainda estão numa fas embrionária e sem resultados verdadeiramente lucrativos. De forma geral não acredito no sector da renováveis. Pelo menos durante este ano. Repara que são empresas que gerem projectos enormes com elevadas quantias monetárias e de resultados plausíveis ainda não se viu nada. Penso que, de certa forma, o investimento em renováveis se assemelha ao investimento em empresas "startup": é preciso esperar pelos primeiros resultados, caso contrário, é uma lotaria!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No Minho existia (e ainda exite em alguns casos) a tradiçao de investir parte das poupanças em joias de ouro. Estas so´ seriam vendidas em ultimo recurso, em caso de dificuldades.

Ainda hoje em dia a cotaçao do ouro tende a reflectir a de outros produtos - quando as coisas correm mal, a cotaçao do ouro sobe - sinal, julgo eu, de que continua a ser encarado como produto de refugio para os dias mais dificeis...

Nao sei se concordo muito com a afirmaçao da pouca liquidez. Nao e´ dificil vender ouro afinal de contas...

Um pequeno conselho: para quem pensa investir em ouro, não equacione sequer a possibilidade de investir em joias nem em bijuterias.

Sucede que, quando se compra uma joia no ourives (anel, brinco, colar, etc), 90% do valor do produto é composto pelo trabalho; ou seja, apenas se paga 10% do valor da peça em ouro, 90% é o trabalho do ourives.

Quando se pretende vender a joia, o ourives apenas paga a parte do metal da peça: ou seja, apenas paga os 10% do valor da peça no preço corrente de mercado. E no mercado paralelo não me parece que exista um grande mercado para joias em segunda mão, a menos que já tenham cerca de 100 anos e possam ser vendidas como antiguidades (presumindo que nós não vamos viver mais 100 anos a contar de hoje, nao me parece que seja um bom investimento).

Conclusão: se querem investir em ouro não caiam no erro de investir em joias! É a maior asneira financeira que se pode fazer! 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Onde posso encontrar ETF's que repliquem ouro com uma taxa de comissao razoavel?

Market Vectors Gold Miners ETF (GDX)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Conclusão: se querem investir em ouro não caiam no erro de investir em joias! É a maior asneira financeira que se pode fazer! 

E sabe onde é possível comprar ouro fisico ?

Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Verifiquei que Banco Millenniumbcp vende pequenas barras.

Tá na altura de aplicar algum dinheiro pois o tempo de vida das divisas parece muito curto mesmo.

Com o colapso económico que se avizinha a solução é normalmente a desvalorização ou penhora de numerário.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Verifiquei que Banco Millenniumbcp vende pequenas barras.

Tá na altura de aplicar algum dinheiro pois o tempo de vida das divisas parece muito curto mesmo.

Com o colapso económico que se avizinha a solução é normalmente a desvalorização ou penhora de numerário.

Provavelmente deverá guardar esse investimento que pensa efectuar num cofre do seu banco, ou seja, nem o vê!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

informar que, quanto à dúvida de investimento em Ouro físico,  devem consultar os gráficos da evolução dos preços dos metais em www.kitco.com ( http://www.kitco.com/charts/livegold.html ) . Deste modo, terão uma visão real sobre mercados.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ao meu ver, hoje em dia é dificil podermos discernir qual o melhor investimento das nossas economias pois o juros no banco são uma miséria, o mercado imobiliario esta cada vez mais dificil devido á complicação de adequiri os emprestimos, as acções da bolsa de valores é um risco, um bocado como jogar no totoloto "tanto se pode ganhar como se pode perder...

Agora o ouro, se for para investir, creio que recorrer ás barras de ouro ou plaquinhas de ouro como muitas vezes ja ouvi chamar, poderá ser uma das melhores opções pois ele esta sempre em valorização e por isso creio ser a molhor das opções...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que o Ouro vai continuar a subir.

Compro ouro online na loja www.golddirect.pt

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que o Ouro vai continuar a subir.

Compro ouro online na loja www.golddirect.pt

Compra ou vende? O seu post parece-me mais publicidade..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Enquanto o ouro subia disparado era ver todas as semanas a aumentar o número de negócios de compra de ouro...

Agora que ele tem estado a descer nos últimos 30 dias, vai ser começar a ver aumentar o número de negócios de venda de ouro? :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este tema do ouro sempre me deixou muitas dúvidas.

O ouro poderá não ser um grande investimento mas será sempre um último recurso numa situação de colapso. Se o nosso dinheiro nos bancos se evaporar, é bom possuir algum ouro.

Adquirir ouro como disse reprenta para mim muitas interrogações:

1º Que tipo de ouro (barra, moeda,etc.) adquirir?

2º Onde o comprar?

3ª Onde o guardar?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor