taranta

Nacionalização do BPN

Concordam com a nacionalização do Banco Português de Negócios?   11 votos

1. 1. Concordam com a nacionalização do Banco Português de Negócios?

• Sim
      7
    • Não
      3
    • Sem opinião
      1

Por favor entre ou registe-se para votar nesta sondagem.

36 publicações neste tópico

O ministro das finanças acaba de anunciar uma proposta para a nacionalização do BPN, que passará a ser administrado pelo CGD.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como dizia ontem o "Expresso", em jeito de comentário: onde andará o ex-presidente do BPN? Enquanto accionista que ainda é, o que tem a dizer da decisão da actual administração de "participar um conjunto de factos à Procuradoria Geral da República por forma a que os mesmos sejam investigados", sendo que estes ocorreram enquanto Oliveira e Costa estava à frente dos destinos do grupo?...

Pois!...

O drama, depois com a nova Administração do Dr. Miguel Cadilhe, foi enterrar a cabeça na areia e  passsarem-nos a mensagem de que tudo está sob controle, incentivando a que lá depositemos as nossas economias e depois...vem o caos! Sempre duvidei da  oferta de juros altos e, ... eis, que temos aqui a resposta!

Já agora, como irão ser tratados os pequenos investidores, porque dos grandes não tenho pena nenhuma?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ups!!!!  :'(

Será que aquilo que tanto se receia vai mesmo acontecer?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

m.elis, o "que tanta se receia", como comentas, é mais abrangente... ou referes-te apenas ao BPN?

É que para mim, a "procissão ainda vai no adro", em relação a outros bancos!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agora quem tem € no BPN o que pode/deve fazer?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

m.elis, o "que tanta se receia", como comentas, é mais abrangente... ou referes-te apenas ao BPN?

É que para mim, a "procissão ainda vai no adro", em relação a outros bancos!

Gaelic:

Refiro-me a outros bancos também! E concordo, estamos no início!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Peço desculpa, pelas perguntas algo ingénuas que eventualmente possa fazer mas a preocupação e as dúvidas falam mais alto.

Pelo que ouço os meus depósitos, com a nacionalização, estão seguros (mas eles ainda são de fiar?)

Ora mesmo que estes estejam garantidos, perderei os juros correspondentes (6%)?

Se a resposta for negativa, na transição para a CGD, poderei perder, ainda que parcialmente, a garantia da taxa de juro acordado?

Para movimentação de conta, a que detenho manter-se-á, ou terei de ser novamente, cliente da CGD?  :-\  é que encerrei a conta no início deste mês e transferi-me para o BPI...

Agradeço a paciência da vossa resposta/esclarecimento

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Portanto confirmou-se finalmente o que já se suspeitava à muito tempo... e claro que agora tem de ser o ze povinho a meter dinheiro para tapar as asneiras dos antigos administradores, que provavelmente irão gozar as chorudas reformas e pensões a que têm direito, pelo belo serviço que fizeram à frente do banco ao invés de serem responsabilizados.

Amanhã vai ser o bom e o bonito na bolsa! provavelmente mais um trambolhão para quem tem acções de bancos tugas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

concordo com o Gaelic

É que para mim, a "procissão ainda vai no adro", em relação a outros bancos!.

Vamos ver no que isto vai dar.

Mas tb como já aqui se falou neste forum, não se deve perder a cabeça, temos de ver os desenvolvimentos que se seguem.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ora mesmo que estes estejam garantidos, perderei os juros correspondentes (6%)?

penso que o pagamento dos juros acordados com o BPN é uma decisão ainda por tomar. Creio q com a nacionalização não há obrigação da CGD (nova gestão) em pagar os tais 6%. talvez alguém mais informado possa esclarecer. Em todo o caso, podes dar-te por contente... caso o estado não tivesse deitado a mão ao banco seria bem pior (apesar de ainda haver o fundo de garantia dos depositos).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mais uma vez o pessimista pergunta qual o senhor que se segue?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sem dúvida, pelos múrmurios que por aí andam acho que outro banco está na fila de espera...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pelo que tenho lido e visto na tv, esta situação deve-se a gestão fraudulenta por parte das antigas administrações do banco.

Há uns tempos houve uma notícia em como o BPN estava envolvido em operações pouco claras razão pela qual nunca confiei nesse banco apesar de oferecer taxas de juro apelativas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Concordo com o lothar_m!

1º - O que me "dói" e não sabe o comum dos contribuintes portugueses, quanto nos vai custar pagar as tropelias de srs. ex-governantes, feitos administradores do BPN (e que entretanto estão muito quietinhos em algum lugar a gozar à tripa forra)!

2º - Mais uma vez se constata, ser uma realidade, aquilo que já todos sabemos: é-se eleito deputado, pelo "centrão", chega-se a Ministro ou Secretário de Estado  e depois...bem, depois vem o bem bom, é-se nomeado administrador de um banco! Quando damos pela "marosca", já os dignos servidores, têm contas nalgum "off-shore" e os parvos com os seus impostos que paguem os seus (deles) desmandos! Sim, porque este é o fim da história! Mais depressa vai parar à prisão "quem rouba uma maçã"! Eles são intocáveis!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esta situação advém, sem dúvida, das ilegalidades cometidas pelos "Bosses" do banco e não da crise financeira. Claro que a crise está a ser o pontapé de saída e para muitos é complicado entenderem a diferença. Os incompetentes deveriam pagar pela situação!

@Gaelic sem dúvida que os "pequenos" são apanhados até por beber um copo de água gratuito enquanto que esses senhores/as que se dizem dignos da injustiça e lutam por um mundo melhor têm o garrafão todo de mão beijada!!! Sacríficios é algo que não consta no dicionário dessa gente!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acabei de ouvir no telejornal o Dr Miguel Cadilhe dizer que a questão do BPN era política e que a nacionalização feita pelo governo foi despropositada. Disse também que o Banco de Portugal tem culpas no cartório, pois não fiscalizou nada, desde 2002. :o

Que acham destas declarações?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acho que também ele tem culpas no cartório e o Sr. Vitor Constâncio devia se demitir.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não ouvi o Dr. Cadilhe desmentir aquilo que o Banco de Portugal, vem dizendo desde Junho ou Julho! Antes veio confirmar, pelas investigações que diz que a actual administração mandou efectuar, as  gravíssimas e criminosas atitudes dos antigos administradores, de que fazia parte o Dr. Oliveira e Costa (antigo Secretário de Estado para os Assuntos Fiscais, no governo de Cavaco Silva)!...

Não estou a ver "as culpas" do Banco de Portugal!...

Já o Governo, determinar a nacionalização, é outra questão! Segundo o Dr. Cadilhe, havia outro caminho! O Ministro das Finanças, acha que não! Não conheço detalhes, logo não opino!...

Contudo, uma coisa é certa, segundo o Dr. Cadilhe e o Banco de Portugal: irregularidades, que podem prefigurar a burla, nomeadamente! O tal escritório (vazio) na Rua Braancamp, em Lisboa, é sintomático! A ligação do Banco a "off-shores", parece ser um facto (o tal Banco Insular de Cabo Verde, que funcionava nas instalações do BPN naquele país), sugere aquilo que já se sabia - gestão danosa por parte do BPN, com graves repercurssões no património dos clientes do Banco!

Resta saber se isto não é "apenas" o que se pode dizer numa conferência de imprensa!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas o Banco de Portugal não serve para "fiscalizar" os bancos? falhou no BCP, falha no BPN, aonde falhou mais?? O Sr Cadilhe só agora o vejo a falar sobre isso, quando foi para o banco dizia que estava tudo bem, para se confiar no banco, e já agora, se não houvesse nacionalização qual seria para o Sr Cadilhe a melhor solução?? 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Neste caso, como em muitos outros, parece-me que há mais do que um culpado. Agora vamos ver se, como é habitual, todos se safam e a culpa morre solteira ou se existe efectivamente alguém penalizado (para além dos contribuintes e do stress gerados para os depositantes).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

penso que o pagamento dos juros acordados com o BPN é uma decisão ainda por tomar. Creio q com a nacionalização não há obrigação da CGD (nova gestão) em pagar os tais 6%. talvez alguém mais informado possa esclarecer. Em todo o caso, podes dar-te por contente... caso o estado não tivesse deitado a mão ao banco seria bem pior (apesar de ainda haver o fundo de garantia dos depositos).

Discordo completamente. Eu tenho andado um bocado afastado e nao estou muito a par dos desenvolvimentos desta historia do BPN. Mas, pelo que percebi, continua a existir como banco independente, a CGD nao pode simplesmente descartar-se dos compromissos assumidos pela anterior gestao.

Pois se ate o proprio fundo de garantia de depositos garante os juros devidos, era o que mais faltava que agora uma nova gestao fizesse tabua rasa de tudo o que esta para tras... iam os clientes todos meter o BPN em tribunal e ai sim, era o fim do banco...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Discordo completamente. Eu tenho andado um bocado afastado e nao estou muito a par dos desenvolvimentos desta historia do BPN. Mas, pelo que percebi, continua a existir como banco independente, a CGD nao pode simplesmente descartar-se dos compromissos assumidos pela anterior gestao.

Pois se ate o proprio fundo de garantia de depositos garante os juros devidos, era o que mais faltava que agora uma nova gestao fizesse tabua rasa de tudo o que esta para tras... iam os clientes todos meter o BPN em tribunal e ai sim, era o fim do banco...

Exactamente. Aliás, a ideia da aquisição do BPN pela CGD (aka nacionalização) é garantir que o BPN consegue cumprir com as suas obrigações. E como o Paulo disse, se até o fundo de garantia de depósitos garante o pagamento dos juros, não se pode esperar (nem admitir) outra coisa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Esta situação advém, sem dúvida, das ilegalidades cometidas pelos "Bosses" do banco e não da crise financeira. Claro que a crise está a ser o pontapé de saída e para muitos é complicado entenderem a diferença. Os incompetentes deveriam pagar pela situação!

@Gaelic sem dúvida que os "pequenos" são apanhados até por beber um copo de água gratuito enquanto que esses senhores/as que se dizem dignos da injustiça e lutam por um mundo melhor têm o garrafão todo de mão beijada!!! Sacríficios é algo que não consta no dicionário dessa gente!

Hoje o sr. ministro das finanças foi abordado no sentido de que havia mais bancos numa situação dificil e a resposta como não poderia deixar de ser foi de que Não!.......................mas já há quem por aí  vá avisando que existe outro em maus lençõis que tem a letra "i" . Qual?............................................................................

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A marca BPN sem duvida que morreu para o mercado agora acho que foi muito percipitada esta decisão até pq segundo se sabe haviam outros interessados e as conversas que tenho tido com algumas pessoas da area isto foi uma forma de a CGD ficar com muitos balcões em sitios estratégicos onde o BPN soube apostar assim como a rede netpay que veio fazer concorrencia á unicre parceira da CGD.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

mas já há quem por aí  vá avisando que existe outro em maus lençõis que tem a letra "i" . Qual?............................................................................

Caixa Geral de Depositos, Millennium, BPi, BiG, Banco Espirito Santo, Caixa Galicia, Banif... ;)

... e as conversas que tenho tido com algumas pessoas da area isto foi uma forma de a CGD ficar com muitos balcões em sitios estratégicos onde o BPN soube apostar assim como a rede netpay que veio fazer concorrencia á unicre parceira da CGD.

Nao acredito que fosse pelos balcoes. O que nao falta a Caixa sao balcoes em sitios estrategicos... Ja a questao da NetPay nao digo que nao...  :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor