Visitante pilifili

dependentes deficientes

17 publicações neste tópico

Tenho um filho que sofre de esquizofrenia devidamente diagnosticada.

Passa grande parte do tempo internado em clinicas psiquiatricas e inclusivamente está isento de taxas moderadoras.

No entanto recusa submeter-se a uma junta médica já que isso lhe valerá ser considerado incapaz e inimputável,e até incapaz de se casar oficialmente ou ter filhos que lhe seriam retirados! Recusa inclusivamente candidatar-se á pequena pensão a que tem direito.

No entanto vive como meu dependente desde há anos. Como fazê-lo constar do meu IRS como dependente com deficiência já que tem 31 anos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Segundo a alínea c do nº 4 do artigo 13º do cirs, são dependentes:

c) Os filhos, adoptados, enteados e os sujeitos a tutela, maiores, inaptos para o trabalho e para angariar meios de subsistência, quando não aufiram rendimentos superiores ao salário mínimo nacional mais elevado; (Redacção dada pela Lei n.º 32-B/2002, de 30 de Dezembro)

É o caso dele, logo pode ser considerado dependente no seu irs mas... essa situção é comprovada através de atestado médico de incapacidade multiusos, emitido por uma junta médica.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Gostava de saber se posso declarar no irs um filho como dependente com deficiência, que tem 23 anos mas não estuda, tem deficiência de 75%.

Obrigado

Paulo

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Gostava de saber se posso declarar no irs um filho como dependente com deficiência, que tem 23 anos mas não estuda, tem deficiência de 75%.

Diz o Código do IRS, no seu artigo 13º:
4 - Para efeitos do disposto no número anterior, e desde que devidamente identificados pelo número fiscal de contribuinte na declaração de rendimentos, consideram-se dependentes:

a) Os filhos, adoptados e enteados, menores não emancipados, bem como os menores sob tutela;

B) Os filhos, adoptados e enteados, maiores, bem como aqueles que até à maioridade estiveram sujeitos à tutela de qualquer dos sujeitos a quem incumbe a direcção do agregado familiar, que, não tendo mais de 25 anos nem auferindo anualmente rendimentos superiores ao valor da retribuição mínima mensal garantida, tenham frequentado no ano a que o imposto respeita o 11.º ou 12.º anos de escolaridade, estabelecimento de ensino médio ou superior;

c) Os filhos, adoptados, enteados e os sujeitos a tutela, maiores, inaptos para o trabalho e para angariar meios de subsistência, quando não aufiram rendimentos superiores ao salário mínimo nacional mais elevado;

No entanto, não define o que se considera "inapto para o trabalho" :-/
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na folha de rosto deve indicar o NIF do dependente e a percentagem da deficiência.

Deverá ter consigo um comprovativo válido onde seja mencionado a percentagem de deficiência, pois pode ser solicitado pelas finanças.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite eu entreguei o atestado de incapacidade multiusos do meu filho que tem incapacidade de 80%, mas quando coloco no IRS as despesas e esta incapacidade o valor de IRS final que tenho de pagar surge o mesmo do que o meu filho não tivesse imensas despesas de saude nem deficiencia. Há algum tecto máximo de despesa a partir da qual ter um filho com deficinecia ou não não conte?

Obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite eu entreguei o atestado de incapacidade multiusos do meu filho que tem incapacidade de 80%, mas quando coloco no IRS as despesas e esta incapacidade o valor de IRS final que tenho de pagar surge o mesmo do que o meu filho não tivesse imensas despesas de saude nem deficiencia. Há algum tecto máximo de despesa a partir da qual ter um filho com deficinecia ou não não conte?

Obrigada

As despesas de saúde por dependente portador de deficiência têm um tecto de 712,50€.

Indicou o grau de deficiência do seu dependente no folha de rosto?

Mediante os seus rendimentos, há limites às deduções!...

Leia o conteúdo deste tópico: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=9548.msg89786#msg89786

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho um filho com 23 anos, autista, 60%incapacidade mas trabalha. Ele fica no nosso IRS ou tem fazer um para ele sozinho?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho um filho com 23 anos, autista, 60%incapacidade mas trabalha. Ele fica no nosso IRS ou tem fazer um para ele sozinho?

Conforme já referi antes, o CIRS diz que os dependentes são "c) Os filhos, adoptados, enteados e os sujeitos a tutela, maiores, inaptos para o trabalho e para angariar meios de subsistência, quando não aufiram rendimentos superiores ao salário mínimo nacional mais elevado;"

Ou seja, se ele ganhar mais do que o salário mínimo, só por aí não pode ser vosso dependente e tem de fazer a sua própria declaração.

Se ganhar menos então depende de as finanças considerarem que ele é ou não inapto para o trabalho (o CIRS não esclarece o que isso quer dizer). Eu pediria um parecer às Finanças (seja através da repartição de finanças mais próxima seja do e.balcão no portal das finanças)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Noa tarde, tenho um filho com de 16 anos com atestado de incapacidade de 60%. Poderia por favor informar-me se entregar comprovativo nos meus serviços a minha taxa de retenção mensal do irs baixa?

Desde já agradeço arenção dada ao assunto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Noa tarde, tenho um filho com de 16 anos com atestado de incapacidade de 60%. Poderia por favor informar-me se entregar comprovativo nos meus serviços a minha taxa de retenção mensal do irs baixa?

As tabelas de retenção na fonte não levam em conta a deficiência dos dependentes, acho eu... Por isso não faz diferença...
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As deduções aumentam... Deve apresentar comprovativo na entidade pagadora dos seus rendimentos.

Ler artigo 87º do CIRS

1 - São dedutíveis à colecta por cada sujeito passivo com deficiência uma importância correspondente a quatro vezes o valor do IAS e por cada dependente com deficiência, bem como, por cada ascendente com deficiência que esteja nas condições da alínea e) do n.º 1 do artigo 79.º, uma importância igual a 1,5 vezes o valor do IAS. (Redacção dada pela Lei n.º 55-A/2010, de 31 de Dezembro)

2 - São ainda dedutíveis à colecta 30 % da totalidade das despesas efectuadas com a educação e a reabilitação do sujeito passivo ou dependentes com deficiência, bem como 25 % da totalidade dos prémios de seguros de vida ou contribuições pagas a associações mutualistas que garantam exclusivamente os riscos de morte, invalidez ou reforma por velhice. Redacção dada pela Lei n.º 55-A/2010, de 31 de Dezembro)

3 - No caso de contribuições pagas para reforma por velhice a dedução depende de o benefício ser garantido, após os 55 anos de idade e cinco anos de duração do contrato, ser pago por aquele ou por terceiros, e desde que, neste caso, tenham sido comprovadamente tributados como rendimento do sujeito passivo, com o limite de (euro) 65, tratando-se de sujeitos passivos não casados ou separados judicialmente de pessoas e bens, ou de (euro) 130, tratando-se de sujeitos passivos casados e não separados judicialmente de pessoas e bens. (Redacção dada pela Lei n.º 55-A/2010, de 31 de Dezembro)

4 - A dedução dos prémios de seguros ou das contribuições pagas a associações mutualistas a que se refere o n.º 2 não pode exceder 15 % da colecta de IRS. (Redacção dada pela Lei n.º 64-B/2011, de 30 de Dezembro)

5 -  Considera-se pessoa com deficiência aquela que apresente um grau de incapacidade permanente, devidamente comprovado mediante atestado médico de incapacidade multiuso emitido nos termos da legislação aplicável, igual ou superior a 60%. (Anterior n.º 4 - Redacção dada pela Lei n.º 55-A/2010, de 31 de Dezembro)

6 - É dedutível à colecta, a título de despesa de acompanhamento, uma importância igual a quatro vezes o valor do IAS por cada sujeito passivo ou dependente, cujo grau de invalidez permanente, devidamente comprovado pela entidade competente, seja igual ou superior a 90 %. (Redacção dada pela Lei n.º 55-A/2010, de 31 de Dezembro)

7 - Por cada sujeito passivo com deficiência das Forças Armadas abrangido pelo Decreto-Lei n.º 43/76, de 20 de Janeiro, e pelo Decreto-Lei n.º 314/90, de 13 de Outubro, que beneficie da dedução prevista no n.º 1 é, ainda, dedutível à colecta uma importância igual ao valor do IAS. (Redacção dada pela Lei n.º 55-A/2010, de 31 de Dezembro)

8 - As deduções previstas nos n.os 1, 6 e 7 são cumulativas. (Redacção dada pela Lei n.º 64-B/2011, de 30 de Dezembro)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite. Tenho um filho autista, com dez anos, com uma incapacidade de 93%. Até hoje nunca pedi alteração da retenção de IRS na fonte porque o art. 80 do CRIS foi revogado e porque beneficio da dedução à coleta de 1.900 euros.

No entanto o despacho n.º 309-A/2015, de 12 de janeiro, no seu n.º 2, alínea a), refere que:

"Cada dependente com grau de incapacidade permanente igual ou superior a 60% equivale, para efeitos de retenção na fonte, a quatro dependentes não deficientes".

Devo pedir a alteração da taxa de IRS ou isso não me trará vantagens?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite. Tenho um filho autista, com dez anos, com uma incapacidade de 93%. Até hoje nunca pedi alteração da retenção de IRS na fonte porque o art. 80 do CRIS foi revogado e porque beneficio da dedução à coleta de 1.900 euros.

E o que é que as deduções à coleta têm a ver com a retenção na fonte?

No entanto o despacho n.º 309-A/2015, de 12 de janeiro, no seu n.º 2, alínea a), refere que:

"Cada dependente com grau de incapacidade permanente igual ou superior a 60% equivale, para efeitos de retenção na fonte, a quatro dependentes não deficientes".

Devo pedir a alteração da taxa de IRS ou isso não me trará vantagens?

Vais ficar com um maior rendimento líquido, todos os meses. Ou seja, vai-te diminuir o reembolso do IRS (reténs menos ao longo do ano - há menos a devolver).

Em qualquer caso, no fim vais pagar exatamente o mesmo imposto. É só uma questão de saber se preferes ir emprestando o dinheiro ao Estado para to devolver no fim ou não...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde.

O meu filho sofre de esquizofrenia. Há cerca de 3 anos pedi a marcação de junta médica para determinar grau de incapacidade, para efeitos de continuar a fazer parte do meu agregado familiar, pois em 2014 faria 26 anos. Em Junho de 2014 foi-lhe fixada de forma definitiva o grau de 60%. A AT solicitou-me o Atestado Médico de Incapacidade Multiusos.

A funcionária que me atendeu vem dizer que este documento não é suficiente para o meu filho fazer parte do agregado familiar e tenho de o retirar da dec. de irs. Diz que tem de haver um documento a dizer que é incapaz para o trabalho.

Obrigado.

Cumprimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde.

O meu filho sofre de esquizofrenia. Há cerca de 3 anos pedi a marcação de junta médica para determinar grau de incapacidade, para efeitos de continuar a fazer parte do meu agregado familiar, pois em 2014 faria 26 anos. Em Junho de 2014 foi-lhe fixada de forma definitiva o grau de 60%. A AT solicitou-me o Atestado Médico de Incapacidade Multiusos.

A funcionária que me atendeu vem dizer que este documento não é suficiente para o meu filho fazer parte do agregado familiar e tenho de o retirar da dec. de irs. Diz que tem de haver um documento a dizer que é incapaz para o trabalho.

Obrigado.

Cumprimentos.

E não lhe disseram onde o poderia obter?

Deve dirigir-se ao centro de saúde da sua área de residência, acompanhada pelo relatório clínico.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead