Daniela_Campos

IRS: Dúvida - Deduções à Colecta

7 publicações neste tópico

Boa noite,

Gostaria de uma ajuda para a seguinte alínea de um exercício:

"Pagamento no valor de 500 Eur relativos aos juros e 2.000 euros relativos à amortização da divida contraída para a compra da casa onde habitam."

Pelo Art. 85º, que valores posso usar no cálculo da dedução à colecta (considerando que o rendimento colectável se encontra no 5º escalão)?

=> 15% x 500 € = 75€

OU

=> 15% x (500€ + 2.000€) = 375€

Obrigada pela ajuda.

Daniela Campos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Até 2011:

30 % x 2500 = 750 - com limite máximo de 574.

A partir de 2012:

15 % x 500 (juros) = 75

Só são dedutiveis em irs os juros de dívidas, por contratos celebrados até 31 de Dezembro de 2011.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Já agora, para rendimentos de 2011, porque refere o limite de 574 e não 591?

Obrigada pela ajuda.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com a aprovação do orçamento de estado foram alterados alguns artigos do CIRS, e o artigo 85º foi um deles.

Até 2011:

1 - São dedutíveis à colecta 30% dos encargos a seguir mencionados relacionados com imóveis situados em território português: (Redacção dada pela Lei 60-A/2005, de 30 de Dezembro)

a) Juros e amortizações de dívidas contraídas com a aquisição, construção ou beneficiação de imóveis para habitação própria e permanente ou arrendamento devidamente comprovado para habitação permanente do arrendatário, com excepção das amortizações efectuadas por mobilização dos saldos das contas poupança-habitação, até ao limite de (euro) 574;(Redacção dada pelo artigo 46º da Lei n.º 53-A/2006 de 29/12)

A partir de 2012:

1 - São dedutíveis à colecta 15 % dos encargos a seguir mencionados relacionados com imóveis situados em território português ou no território de outro Estado membro da União Europeia ou no espaço económico europeu desde que, neste último caso, exista intercâmbio de informações:(Redacção dada pela Lei 64-B/2011, de 30 de Dezembro)

a) Juros de dívidas, por contratos celebrados até 31 de Dezembro de 2011, contraídas com a aquisição, construção ou beneficiação de imóveis para habitação própria e permanente ou arrendamento devidamente comprovado para habitação permanente do arrendatário, até ao limite de (euro) 591; (Redacção dada pela Lei 64-B/2011, de 30 de Dezembro)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No meu código de 2011 tenho:

Artigo 85.º

Encargos com imóveis

(Epígrafe alterada pelo 84.º da Lei n.º 3-B/2010, de 28 de Abril)

1 - São dedutíveis à colecta 30 % dos encargos a seguir mencionados relacionados com imóveis situados em território português: (Redacção da Lei n.º64-A/2008, de 31 de Dezembro)

a) Juros e amortizações de dívidas contraídas com a aquisição, construção ou beneficiação de imóveis para habitação própria e permanente ou arrendamento devidamente comprovado para habitação permanente do arrendatário, com excepção das amortizações efectuadas por mobilização dos saldos das contas poupança-habitação, até ao limite de (euro) 591; (Redacção dada pelo art.º 84.º da Lei n.º 3-B/2010, de 28 de Abril)

No meu código de 2012 tenho:

Artigo 85.º

Encargos com imóveis 

1 - São dedutíveis à colecta 15 % dos encargos a seguir mencionados relacionados com imóveis situados em território português:(Redacção dada pela Lei 64-B/2011, de 30 de Dezembro)

a) Juros de dívidas, por contratos celebrados até 31 de Dezembro de 2011, contraídas com a aquisição, construção ou beneficiação de imóveis para habitação própria e permanente ou arrendamento devidamente comprovado para habitação permanente do arrendatário, até ao limite de (euro) 591;(Redacção dada pela Lei 64-B/2011, de 30 de Dezembro)

Daí achar que, para rendimentos de 2011, o limite ser de 591€. Estou errada?

Obrigada.

Daniela

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu copiei do portal das finanças e lá está 574 para o artigo em vigor até Dezmbro/2011.

Mas fui procurar na lei e tens razão, é 591.

574 era o limite anterior a 2010.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ainda pode ser maior depende da classe da casa em termos de isolamento e do escalão do rendimento

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor