CFinanceiro

Imóveis da Banca… Bom ou Mau negócio?

16 publicações neste tópico

Escrevi o seguinte artigo e gostava de saber a vossa opinião.

Quando se fala tanto nos “imóveis da banca” decidi escrever um artigo para partilhar alguma das pesquisas que efectuei por várias listagens de bancos.

Para começar o departamento que trata destes imóveis dentro dos bancos tem o nome de Departamento de Desinvestimento.Cada vez mais os bancos estão apostar neste departamento.

Voltando à minha pesquisa, ao contrário do que estava à espera o preço não é a maior vantagem nestes imóveis, mas sim as condições do crédito,  spreads desde 1%, isenção comissões de análise do processo, isenção do custo da avaliação, a percentagem de financiamento do valor do imóvel que pode chegar aos 100% e em alguns casos ainda podem financiar mais 10% para obras que sejam necessárias no imóvel. Até para um investidor compensa mais pedir o crédito do que ficar sem “liquidez”.

Vou deixar aqui um exemplo para um imóvel em que o cliente precisa de 100.000€ (89% do valor da avaliação):

Imóvel da Banca: TAN de 2,5%(Spread de 1% + Euribor)

329,78€ x 480 meses= 158.295€

Imóvel “Normal”: TAN de 5,5%(Spread de 4% + Euribor)

515,77€ x 480 meses= 247.570€

Ou seja no final a diferença é quase como pagar mais uma vez o valor do crédito!

No caso de ser um investidor com facilidade consegue que lhe paguem 3,6% de juros líquidos pelo investimento de 100.000€!

Em conclusão os imóveis da banca são um bom negócio, pelo seu custo em caso de precisar de crédito, se ainda conseguir uma compra abaixo do preço de mercado, será a “cereja no topo do bolo”!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

, se ainda conseguir uma compra abaixo do preço de mercado, será a “cereja no topo do bolo”!

Acontece por vezes este facto, devido a parte do imóvel já estar pago e o banco precisar apenas de mais uma parte para obter o lucro e deixar de ter as despesas com o imóvel.

Agora, resta saber em que estado global está o mesmo e quais os antecedentes...

Já agora:

Imoveis Montepio

http://www.montepio.pt/SitePublico/pt_PT/particulares/credito/habitacao/imoveis.page?altcode=65501IM

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Ou seja no final a diferença é quase como pagar mais uma vez o valor do crédito!

...assumindo que a Euribor se mantém mais ou menos nos mesmos valores durantes esses 40 anos.

Quando a Euribor subir, essa diferença vai esbater-se - se o investidor tiver capital suficiente pode amortizar (parte d)o empréstimo antes que se torne um mau negócio; se não tiver capital suficiente convém confirmar se pode suportar a subida das taxas de juro - porque com spreads tão baixos, depois não haverá grandes hipóteses de renegociar se a coisa der para o torto :-/

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas as taxas de juro, enquanto a economia não crescer as taxas tb não devem subir, mas não deve ser por 40 anos.

Cordialmente

Reituga

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

...assumindo que a Euribor se mantém mais ou menos nos mesmos valores durantes esses 40 anos.

Quando a Euribor subir, essa diferença vai esbater-se - se o investidor tiver capital suficiente pode amortizar (parte d)o empréstimo antes que se torne um mau negócio; se não tiver capital suficiente convém confirmar se pode suportar a subida das taxas de juro - porque com spreads tão baixos, depois não haverá grandes hipóteses de renegociar se a coisa der para o torto :-/

Com um spread de 1% não compensa amortizar!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

São excelentes negócios... afinal, são o meu dia a dia :-)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para quem quiser simular um Spread "normal" e um spread de um imovel da banca tem aqui esta excelenete ferramenta --> http://compararcreditohabitacao.com/simularemprestimo.html

É curioso encontrar aqui este tópico porque eu encontro me na situaçao de querer sair de casa dos pais e procurar habitaçao propria e cheguei recentemente a conclusão que o meu futuro terá de passar por um imóvel da banca.

Pode me possibilitar ter uma casa de um valor superior e pagar uma menor prestação.

É uma questão de encontrar a oportunidade certa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

São excelentes negócios... afinal, são o meu dia a dia :-)

Também começam a ser o meu dia-a-dia e não acho que sejam todos bons negocios tirando a questão do spread.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pode me possibilitar ter uma casa de um valor superior e pagar uma menor prestação.

É uma questão de encontrar a oportunidade certa.

Sem dúvida. Nos ultimas listagens que recebi a percentagem de bons negocios parece me que aumentou...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E aquelas soluções do banco alugar o imóvel por um tempo, até o cliente ter oportunidade de partir para a aquisição?

Creio que vi um placard há dias com essa solução...

Alguém sabe disso, tem mais informações??

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A única situação que sei que aconteceu foi num empreendimento em Gaia com um protocolo entre a câmara e a CGD mas nem sei se tinham opção de compra.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Arrendar com opção de compra é sempre uma boa solução!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por norma são um Bom negócio... ás vezes um Excelente negócio e até mesmo um Espectacular negócio... apoiem-se nos profissionais com experiência na área... vale a pena!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por norma são um Bom negócio... ás vezes um Excelente negócio e até mesmo um Espectacular negócio... apoiem-se nos profissionais com experiência na área... vale a pena!

E onde é que podemos ter conhecimento das oportunidades que vão surgindo semanalmente, para além de consultar directamente os sites dos bancos e o portal da casa sapo, por ex.?

há algum portal especializado em compilar essa informação?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Podes preencher o seguinte formulário e subscrever a Newsletter:

http://www.conselhosdoconsultor.com/imoveis-da-banca-bom-ou-mau-negocio/

De qualquer neste momento ainda é vocacionado para quem quer mesmo comprar mas estamos a trabalhar para enviarmos regularmente a quem subscreve a Newsletter bons negócio em todo o País.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead