obsidian

Quarto alugado sem recibo: Denuncia

41 publicações neste tópico

Boa Tarde,

Sou novo neste fórum e tenho uma dúvida que tenho esperança que alguém me possa esclarecer.

Sou estudante do ensino superior e, tal como milhares de outros, estou num quarto alugado sem recibo. Durante ano e meio tudo correu bem, o senhorio parecia muito simpático e prestável . Em Janeiro deste ano, em plena época de exames, atrasei-me dois dias no pagamento. Ele teve uma reacção completamente desproporcionada, que incluiu chamar-me caloteiro. Não gostei da atitude dele e no dia 8 de Fevereiro comuniquei-lhe que iria deixar o quarto no final do mês. Ele mais uma vez reagiu muito mal, perguntando-me porque razão eu estava a sair naquela altura e a dizer-me que já devia ter saído era há mais tempo, entre outras coisas... Nesse dia trocamos algumas mensagens mais azedas e desde então ele tem-me feito a vida negra. Chegou inclusivamente a ameaçar que me iria invadir o quarto quando eu menos esperasse!

Eu tenho várias provas, incluído mensagens, comprovativos de transferência e anúncios na net e em jornais. A minha duvida é: tendo em conta que ele tem 11 rapazes a viver ilegalmente na casa dele, de que forma posso proceder para o denunciar? E se eu o denunciar agora, posso ser de alguma forma prejudicado pelo facto de ter sido conivente com esta situação durante todo este tempo?

Muito Obrigado pela vossa ajuda...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os 11 rapazes não estão lá de livre e espontanea vontade, aceitando as condições por ele impostas?

Já pensas-te que se ele no inicio te cobra-se o aluguer com direito a recibo provavelmente irias pagar mais, outra coisa que não te podes esquecer tb, é que tu tb acordas-te com ele as condições,é certo que ele não agio bem chamando-te caloteiro, mas agora tens que te acalmar e pensar que ao saires do quarto agora tb o estas a prejudicar uma vez que provavelmente agora todos os estudantes já têm quarto.

A vingança não leva a lado nenhum, e agora se vais para outro quarto vê bem as condições.

Cordialmente

Reituga

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Amigo reituga,

o problema não é ele ter-me chamado caloteiro, com isso posso eu bem! Sei aquilo que sou e esse tipo de insultos nao me atingem. O que eu não posso tolerar são as ameaças!

Eu não tenho intenções de o denunciar a não ser que ele realmente faça alguma coisa!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem sei do que falas obsidian, também sou estudante do ensino superior e bem sei o que os alunos deslocados passam, infelizmente já tive um senhorio dessa laia, é de facto revoltante a maneira como mudam de um dia para o outro sem qualquer razão minimamente plausível. Dá vontade de fazer alguma coisa mas o melhor é evitar o confronto que por muito que ele fique chateado não te pode fazer nada, e se fizer recorres às autoridades, o que não valerá a pena que ele não vai querer entrar em conflito com os outros 10 que não iriam gostar de saber que tipo de 'homem' ele é. Podes eventualmente fazer queixa dele dizendo que ele te iria passar recibo e que agora não te o quer passar mas acho que é um caminho que só te vai trazer dores de cabeça.

O que esses senhorios querem é o lado bom de arrendar aos estudantes(+dinheiro) mas muitos esquecem-se que não são só vantagens, a esses eu sugiro arrendarem com contrato de arrendamento a um preço muito mais baixo que aquele que conseguem a arrendar o imóvel ao quarto. E o principal de tudo que não tratem todos por igual, uma coisa é um atraso pontual outra coisa é um atraso sistemático.

Há uns anos quando entrei para a faculdade andei à procura de quartos e acabei por cair numa casa onde só viviam alunos de erasmus, no fim do 'contrato', tendo eles destruído de certa forma a casa com festas e coisas que colavam nas paredes, fui metido no mesmo saco que eles e meteu-me na rua no ultimo dia de Julho sabendo que eu não tinha onde ficar nem tão pouco transporte para a minha cidade natal a aquela hora. Lá acabou por nos deixar lá a pernoitar num outro apartamento dele que estava arrendado a uns amigos nossos à responsabilidade deles, e só o fez porque o irmão, também residente nesse prédio, insistiu para que não nos deixasse na rua. Nunca na minha vida tinha sido tratado de tal forma abaixo de cão e nem merecia ter sido assim tratado, ainda me lembro que até me fez pagar a pintura de uma parede e uma parte de uma bancada de cozinha rasca do Ikea, de madeira, que inchou devido a humidade alegando mau uso.

Isto vindo de uma pessoa de nome …  e que arrenda, ou pelo menos arrendava o …. Um dia ainda irá pagar pelo que me fez, o karma é lixado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá,

Já agora, alguém sabe como fazer de forma legal o arrendamento por quartos?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os recibos não pagam IVA. O preço não tem de ser maior por o senhorio passar recibos.

O contrato de arrendamento é mt simples. Faz-se um contrato , regista-se nas finanças o senhorio paga de IS 10% do valor total da renda. E esta feito. Como consequência o senhorio na sua declaração de IRS tem de declarar rendimentos da renda. O que devia haver era mais fiscalização o que é cobrado aos estudantes é mais que suficiente. Um dia isto vai virar, e um dia mts, vão arrepender-se de não ter investido nesta mina que é arrendar a estudantes ( principalmente as gajas). Eu foi estudante e sempre paguei renda na ilegalidade mas recusei-me a um pedido de um senhorio que queria valor total da renda por 5 dias. e isso não. Mudei de casa todos os anos. Nunca paguei renda nas ferias.  

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, um contrato de arrendamento para um imóvel é simples... mas para quartos? quando falamos de um imóvel com 3/4 quartos, é possivel fazer um arrendamento individual?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, um contrato de arrendamento para um imóvel é simples... mas para quartos? quando falamos de um imóvel com 3/4 quartos, é possivel fazer um arrendamento individual?

Sim, é... Eu já tive por duas vezes!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A maioria dos estudantes passam pela fase dos quartos. Claro que é preciso bom senso e isso na juventude nem sempre existe, na idade adulta já é o que é... quanto mais em jovem  ;D

Agora a realidade é que ver os preços com recibo e sem recibo e a diferença pode ser os 10% ou muito mais, pois é preciso ter outro tipo de condições para as fiscalizações.

Acredito que se todos os quartos tivessem recibo, um rande numero de estudantes, teria de deixar os estudos.

Caro obsidian, estamos a ler só um lado, e uma siuação tem sempre mais de um lado... Tem o seu, o do senhorio, e dos outros membros lá de casa. Se fizer queixa quem irá ser prejudicado? imagine que era outro colega a fazer e tinham sido todos despejados?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, é... Eu já tive por duas vezes!

E que tipo de recibo tinha?

Era como de um contrato normal de arrendamento ou um recibo verde? Ah e se tinha contrato de arrendamento só para o quarto, ainda o tem? Será que pode partilhar uma minuta (tirando os dados que são confidenciais, claro).

Tinha interesse em ver...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho um quarto alugado a uma pessoa há oito meses, mas agora preciso dele. Avisei a pessoa com trinta dias de antecedência. Essa pessoa não quer sair. O que devo fazer?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho um quarto alugado a uma pessoa há oito meses, mas agora preciso dele. Avisei a pessoa com trinta dias de antecedência. Essa pessoa não quer sair. O que devo fazer?

abrir a porta, colocar tudo na rua, e mudar a fechadura!
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ou então ser mais razoável e ter o bom senso de dar mais uns dias à pessoa que não lhe estava a fazer propriamente um favor em estar em sua casa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parece-me que há aqui algumas pessoas a verem as coisas um pouco ao contrário. Em 1º o proprietário está a ceder algo que é seu e tem direito ao respetivo pagamento (parece-me que aquilo que alguns pseudo-universitários sem valores defendem é que se engane o senhorio).Ele fez um investimento com dinheiro, supostamente, do seu trabalho (pelos vistos há muitos que não sabem o que isto é).Se pensarmos nos valores do IMI, do condomínio, luz água, gás, gás, internet, material estragado pelos estudantes sem escrúpulos,vamos a ver que afinal o proprietário não ganha tanto quanto parece. E volto a dizer, se tiver algum lucro terá trabalhado para isso (provavelmente investiu as suas economias nisso, enquanto outros o "investem" em borgas, festas e outras irresponsabilidades.

Se o proprietário cumpre a sua parte, porque não há de o estudante cumprir a sua? Está acima de quê?

De certeza que se ambos cumprirem o que se comprometeram no início não haverá problemas, agora quando não se respeita o que é dos outros como se pode esperar que todos fiquem contentes?

É preciso ver de onde parte o incumprimento: acordou uma situação, não cumpriu, então a culpa é sua e não daquele que cumpriu. Não vale a pena por o mundo virado ao contrário. É preciso ter ética, valores e honra e há cada vez mais gente que não sabe o que isto é.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

mario lino creio que aqui não encontra os ditos pseudo-universitários, esses não estão para vir aqui perder tempo precioso de borgas, aqui provavelmente encontrará estudantes universitários responsáveis que são metidos no mesmo saco que os outros, isso sim. Como disse, há sempre mais que um ponto de vista e você veio aqui descarregar as suas frustrações, deixe lá, todos as temos. O meu conselho se é proprietário e se não lhe rende arrendar a estudantes, não o faça! Mas se arrendar esteja ciente do risco e deixe-se de conversa da treta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em relação a arrendar ou não com recibo, nem sempre é muito mais caro. Eu vou agora mudar de casa em Setembro e o meu futuro senhorio avisou logo que podia passar recibo mas ficaria 5€ mais caro. Pois acreditem que foi um achado o facto do senhor passar recibo, porque onde estudo é praticamente tudo às escuras no que toca a arrendar quartos.

Na minha antiga casa, uma moradia com 7 quartos (dois era uma sala dividida em 2 e outro o sótão), sem recibo, extremamente caro, uma casa com poucas condições. Tenho duas persianas por arranjar desde Dezembro do ano passado, 3 inundações no meu quarto com wc e outro inundação num outro wc.

As pessoas querem dinheiro, mas têm que dar boas condições senão nada feito.

Infelizmente há senhorios que cobram valores exorbitantes quando passam recibo, o que leva o estudante a preferir sem recibo. Se tivessem consciência e não cobrassem mutio mais quando passam recibo, era bom para todas as partes envolvidas....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas a pergunta é: como se denuncia este incumprimento da lei? Quer os senhorios queiram quer não estão a infringir a lei. Não são só os governantes que têm a culpa. A culpa é de todos.

Volto a perguntar como é que se denuncia a falta de recibo no aluguer de quartos?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estive a lêr um pouco este forum e outros para tentar perceber a situação e tirar alguma conclusão. Quanto a questão senhorio passar recibo ou inquilino passar recibo, penso que a situação, sem dúvida, senhorio passar recibo, sem ter de ser pedido, é um dever que lhe assiste  e um direito do inquilino e ponto final. Um outro ponto de vista é o da denuncia, ou seja, quem deve ou não fazêr,eu acho que quem deve mesmo fazer isto são as autoridades competentes, tal como a fiscalização de outro negócio qulaquer ou situação que possa ser ilegal, os anúncios e contatos saltam a vista de toda a gente, desde placas colocadas nas casas, a jornais entre outros, desta forma evitavam-se situações mais particulares.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este tópico acabou por me dissipar algumas dúvidas relativas ao arrendamento de quartos! Visto ter um apartamento neste momento vazio e pretender alugar...

Parece que vou ter que tratar de coisas que não pensei. Como não sou poderoso, nem rico e vivo em Portugal, vou ter que fazer tudo direitinho :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alguém sabe como se faz um contrato de arrendamento de um quarto?

para poder ajudar o meu senhorio que é um gajo fixe.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sou filha da senhoria de um apartamento com 4 estudantes. Vivi até ao ano passado com 2 das miudas que ainda lá vivem. No mês passado saiu uma das minhas colegas de casa. Entretanto essa ex-colega de casa ameaçou a minha integridade fisica e pedi às 2 miúdas que ainda lá estão para não deixarem entrar a ex-colega porque os comportamentos dela deixa a desejar e para além da minha integridade fisica, ainda tenho algum receio que estrague alguma coisa no apartamento. Como elas não respeitam o que pedi (ou seja, uma regra que criei), estou a pensar expulsa-las/pedir que saiam do apartamento. O meu problema prende-se com as ameaças deixada com a antiga residente e que se pode prender com uma denúncia às finanças porque afinal não estou a passar recibos (a maior parte do pessoal que lá passa é erasmus e ela foi a 2ª portuguesa que por sinal disse que não precisava de recibo). Ela não é considerada cúmplice por estar a viver/pagar algo que é ilegal? Sendo da área de direito, ela não pode ser prejudicada? E sendo as outras duas miúdas brasileiras, elas não poderão também ter problemas?

Já agora, sabem o tipo de multas aplicadas a quartos arrendados sem recibo? De notar que nunca houve pagamentos por transferência ou cheque e que foram sempre em dinheiro vivo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

estou a viver num quarto alugado á 10 meses sem recibos e quero sair quanto tempo tenho para avisar o senhorio?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por uma questão de ética tens o tempo que combinaste com ele mas podes sair quando quiseres, não tens contrato. Agora quanto á caução, podes ter dificuldade em reavê-la se não deres aviso de saída no tempo combinado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Tarde,

Sou novo neste fórum e tenho uma dúvida que tenho esperança que alguém me possa esclarecer.

Sou estudante do ensino superior e, tal como milhares de outros, estou num quarto alugado sem recibo. Durante ano e meio tudo correu bem, o senhorio parecia muito simpático e prestável . Em Janeiro deste ano, em plena época de exames, atrasei-me dois dias no pagamento. Ele teve uma reacção completamente desproporcionada, que incluiu chamar-me caloteiro. Não gostei da atitude dele e no dia 8 de Fevereiro comuniquei-lhe que iria deixar o quarto no final do mês. Ele mais uma vez reagiu muito mal, perguntando-me porque razão eu estava a sair naquela altura e a dizer-me que já devia ter saído era há mais tempo, entre outras coisas... Nesse dia trocamos algumas mensagens mais azedas e desde então ele tem-me feito a vida negra. Chegou inclusivamente a ameaçar que me iria invadir o quarto quando eu menos esperasse!

Eu tenho várias provas, incluído mensagens, comprovativos de transferência e anúncios na net e em jornais. A minha duvida é: tendo em conta que ele tem 11 rapazes a viver ilegalmente na casa dele, de que forma posso proceder para o denunciar? E se eu o denunciar agora, posso ser de alguma forma prejudicado pelo facto de ter sido conivente com esta situação durante todo este tempo?

Muito Obrigado pela vossa ajuda...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tem tudo do seu lado! Não deve preocupar-se e fazer queixa

imediata nas Finanças da àrea.O senhorio levará uma "talhada"

bem merecida.

Não hesite

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead