carlosedumsilva

IRS - Trabalhadores Independentes

4 publicações neste tópico

Caros,

Sou trabalhador a recibos verdes e tenho um dúvida quanto à devolução de IRS.

Eu desconto em cada recibo 21.5% do valor auferido.

Esse valor ultrapassa largamente o que está numa tabela normal face ao valor que ganho.

Posso vir a receber o excedente ou só o que tiver de despesas?

A pergunta pode ser estúpida mas não encontrei resposta em lado nenhum.

Obrigado,

Carlos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A retenção na fonte é um adiantamento por conta de imposto. O imposto efetivo a pagar só é apurado no ano seguinte, quando meteres a declaração de IRS.

Nessa altura, se o que foste retendo ao longo do ano tiver ultrapassado o imposto devido, reembolsam-te da diferença; se não for suficiente ainda tens que pagar o que estiver em falta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito obrigado pela resposta.

Podem dizer-me onde encontro essa tabela com a "percentagem" anual?

Obrigado,

Carlos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Basta fazer uma pesquisa na net por "escalões de IRS" e aparecem logo vários sítios. Exemplo para os rendimentos deste ano (declaração a entregar no próximo): http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6035/603530/article.jhtml?articleID=6771

De ter em conta que o IRS é um imposto progressivo (isto é, cada parte do rendimento é tributada de acordo com o escalão respetivo e não apenas por uma taxa fixa do último escalão).

Notar também que a fórmula ainda é um pouco complexa - por exemplo, para quem está no regime simplificado, o fisco só aplica aquelas taxas sobre 70% dos rendimentos obtidos pela prestação de serviços; quem tem contabilidade organizada provavelmente terá uma base tributável diferente; se houver rendimentos de outras categorias são tributados de outras formas também...

O melhor mesmo é usar um simulador para calcular o IRS - neles costuma haver um campo para indicar também qual foi a retenção na fonte o que permite calcular logo quanto se tem a receber / pagar...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor