ana.portugal

Dúvidas Declaração do Valor da Actividade - SS

14 publicações neste tópico

Boa noite.

Vou agora preencher a Declaração de Actividade na SS.

O valor a inserir é o que consta no campo Total Importância, certo? Basta fazer a pesquisa no Portal das Finanças dos recibos verdes emitidos entre 1/1/2011 e 31/12/11 e consultar o Total Importância, certo? Se tivermos algum recibo em formato de papel teremos de adicionar esse valor.

Não pode ser o Valor Base pois a este acresce a retenção e o Iva.

Já agora, em Janeiro teriamos de entregar alguma declaração de rendimentos nas Finanças? Nunca entreguei mas com tanta declaração exigida já estou confusa...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os valores a declarar não são com IVA.

Penso que é de facto o Valor Base dos recibos verdes. A este valor base é depois retirada a retenção na fonte (não acresce, é retirada/retida) e acrescentado o IVA, mas para a SS só interessa o valor total da prestação de serviços.

Exemplo:

Valor Base - 2968,03

IVA - 682,65

IRS - 638,13 (21,5% do valor base)

Total - 3012,55 (Valor base - IRS + IVA)

Mais informações aqui:

http://www2.seg-social.pt/tpl_intro_destaque.asp?35630

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, peço desculpa pois coloquei "acresce a retenção" quando na verdade é retirado esse valor.

Será então o valor que consta no campo Total Importância, correcto?

Já agora, não é necessário pedir qualquer declaração na entidade onde prestámos serviço pois não? A não ser a que será enviada para efeitos de IRS.

Obrigada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não, será o primeiro valor (Total Valor Base). Total Importância é o tal com IVA e com a retenção já calculada.

Não encontro menção à necessidade de uma declaração da entidade. Aliás, nem percebo muito bem a necessidade desta declaração, visto que se encontra tudo informatizado. Bastava à SS fazer cruzamento de dados com as Finanças. Talvez por causa dos eventuais recibos manuais, mas mesmo assim...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Encontrei isto no site da Seg. Social.:

O primeiro ano em que os trabalhadores independentes têm que declarar o valor da atividade é em 2012, relativamente à atividade prestada em 2011, uma vez que o CRC entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2011. Os valores a declarar são sem IVA.

http://www2.seg-social.pt/tpl_intro_destaque.asp?35630

Ou seja, só conta mesmo o valor base? O valor da retenção não entra pois não o recebemos. Ou será que teremos de declarar o valor base e o valor da retenção? ::)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ou seja, só conta mesmo o valor base? O valor da retenção não entra pois não o recebemos. Ou será que teremos de declarar o valor base e o valor da retenção? ::)

É o valor base, ou seja, o valor antes de acrescentar o IVA e de retirar a retenção na fonte.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É o valor base, ou seja, o valor antes de acrescentar o IVA e de retirar a retenção na fonte.

Obrigada. :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só mais uma dúvida ::) ...

Se o valor base dor 100€ nunca chego a receber estes 100€ pois a eles acresce Iva e é preciso fazer a retenção na fonte. Ou seja, destes 100€, acabo por receber apenas 78.50€... O que conta para a declaração é mesmo só o valor base? Não deveria ser retirado o valor da retenção a este valor (dado que este é a entidade que entrega ao Estado)?

Já agora, o valor base (nos recibos verdes electrónicos) que aparece depois de uma pesquisa equivale aos recibos emitidos num determinado intervalo de tempo (definido por nós), certo? Ou será mais fiável fazer a soma à antiga (o que implica consultar todos os recibos o que é pior se no meio houver alguns anulados :o )?

Mais uma vez, obrigada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só mais uma dúvida ::) ...

Se o valor base dor 100€ nunca chego a receber estes 100€ pois a eles acresce Iva e é preciso fazer a retenção na fonte. Ou seja, destes 100€, acabo por receber apenas 78.50€... O que conta para a declaração é mesmo só o valor base? Não deveria ser retirado o valor da retenção a este valor (dado que este é a entidade que entrega ao Estado)?

Não: declara o valor base, ou seja, os 100 euros... A retenção na fonte tb conta para cálculo de rendimento, pois é  apenas um adiantamento do imposto ao Estado que poderá eventualmente receber na altura da declaração de IRS.

Já agora, o valor base (nos recibos verdes electrónicos) que aparece depois de uma pesquisa equivale aos recibos emitidos num determinado intervalo de tempo (definido por nós), certo? Ou será mais fiável fazer a soma à antiga (o que implica consultar todos os recibos o que é pior se no meio houver alguns anulados :o )?

Mais uma vez, obrigada.

Em princípio, o valor automaticamente calculado pelas finanças é fiável, sim. Para ter a certeza, filtre os recibos por data e por estado (emitido, anulado, etc...) Pode tb filtrar por NIF. Se tiver recibos anulados, será sempre mais certo filtrar tb por estado, mas nada como experimentar no site.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boas..

preenchi ontem a declaraçao e hoje vi que o prazo foi alargado até final do mês. mas a minha duvida está em que dizia na notícia que quem esteve isento (2011) não precisava de preencher, mas eu preenchi pois pensava que era para toda a gente...

tem algum problema??

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Peço desculpa por estar a ser repetitiva mas ontem enviei a minha declaração e coloquei o rendimento total do ano sem subtrair o total do imposto retido, fiz mal, não foi? E agora, que posso fazer?

Uma segunda pergunta, o meu marido é trabalhador dependente mas entre Setembro e Dezembro de 2011 passou recibos verdes. Tem que fazer a declaração?

Obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estive a ver e agora já nem sequer tenho esse menu..já não posso fazer nada...Espero que não me traga problemas..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O valor do Iva não deveria constar na declaração. Só o valor base.

Quanto à questão do seu marido, julgo que no link acima está lá a resposta À sua questão.

O melhor para esclarecer essas dúvidas seria deslocar-se a um serviço da Seg. Social.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Peço desculpa por estar a ser repetitiva mas ontem enviei a minha declaração e coloquei o rendimento total do ano sem subtrair o total do imposto retido, fiz mal, não foi? E agora, que posso fazer?

Uma segunda pergunta, o meu marido é trabalhador dependente mas entre Setembro e Dezembro de 2011 passou recibos verdes. Tem que fazer a declaração?

Obrigada

Andreia, se entre os meses de Setembro e Dezembro acumulava os recibos verdes com trabalho por conta de outrm não tem de entregar a declaração.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor