DeboraF

IVA nos Recibos Verdes

4 publicações neste tópico

Boa noite, sempre trabalhei com contracto de trabalho, mas no serviço que vou agora fazer, á comissão, a clinica só aceita recibos verdes, porque realmente só lá vou umas horas por dia e consoante marcação!

Assim o que o dr lá na clinica me disse foi:

A minha comissão é de 60% e da clinica 40%.

E que por exemplo um serviço imaginemos de 40€ pagos pelo cliente tínhamos de tirar 23% de IVA aos 40 euros e só depois aplicávamos a divisão dos 60/40 nas comissões, é realmente assim que funciona?

A minha parte dos 60% já sem o IVA tirado pela clinica não vou ter de voltar a apresentar contas desse valor e pagar novo IVA ao estado? Ou estarei enganada? Durante o primeiro ano sei que estou isenta de IVA e depois ai sim já vou ter de pagar? Ou estou a confundir as coisas?

Peço desculpa e ajuda pois nesta área sou mesmo leiga. E preciso mesmo de ajuda...

Obrigada

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
E que por exemplo um serviço imaginemos de 40€ pagos pelo cliente tínhamos de tirar 23% de IVA aos 40 euros e só depois aplicávamos a divisão dos 60/40 nas comissões, é realmente assim que funciona?

Sim, parece-me bem - os 23% de IVA são para entregar ao Estado, o custo do serviço propriamente dito seriam os 32,52€ neste exemplo.

A minha parte dos 60% já sem o IVA tirado pela clinica não vou ter de voltar a apresentar contas desse valor e pagar novo IVA ao estado? Ou estarei enganada? Durante o primeiro ano sei que estou isenta de IVA e depois ai sim já vou ter de pagar? Ou estou a confundir as coisas?

Há aí alguma confusão sim. Durante o primeiro ano estás isenta é das contribuições para a Segurança Social.

Quanto ao IVA estarás isenta se fizeres menos de 10.000€ / ano. Se fizeres mais tens de cobrar IVA. Quando isso acontecer, mesmo assim não deverá haver problema - obviamente tens de avisar a clínica que vais passar a ter de cobrar IVA, mas os 23% que acrescentas à tua parte a clínica pode deduzi-los ao que entrega ao Estado (pois vais entregá-los tu).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ah, muito obrigada!

Foi muito esclarecedor quanto ao IVA e percentagens!

Quanto ao pagar segurança social, pronto já sei que estou isenta o primeiro ano então, e depois esse pagamento é feito como, onde e com base em que?  ::)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Quanto ao pagar segurança social, pronto já sei que estou isenta o primeiro ano então, e depois esse pagamento é feito como, onde e com base em que?  ::)

Sugiro que procures a informação no site da Seg Social - é bastante informativo e é mais útil do que estarmos a tentar adivinhar qual é o teu enquadramento em particular: http://www2.seg-social.pt/left.asp?03.03.03.02

Mas, por exemplo, se já desempenhas atividade por conta de outrem, sobre a qual já fazes descontos para a SS, é bem provável que possas ficar isenta de descontar pela atividade a recibos verdes... Mais uma vez, procura essa informação por ti própria - se depois houver dúvidas para o teu caso específico, é mais fácil esclarecer ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead