DeboraF

IVA nos Recibos Verdes

4 publicações neste tópico

Boa noite, sempre trabalhei com contracto de trabalho, mas no serviço que vou agora fazer, á comissão, a clinica só aceita recibos verdes, porque realmente só lá vou umas horas por dia e consoante marcação!

Assim o que o dr lá na clinica me disse foi:

A minha comissão é de 60% e da clinica 40%.

E que por exemplo um serviço imaginemos de 40€ pagos pelo cliente tínhamos de tirar 23% de IVA aos 40 euros e só depois aplicávamos a divisão dos 60/40 nas comissões, é realmente assim que funciona?

A minha parte dos 60% já sem o IVA tirado pela clinica não vou ter de voltar a apresentar contas desse valor e pagar novo IVA ao estado? Ou estarei enganada? Durante o primeiro ano sei que estou isenta de IVA e depois ai sim já vou ter de pagar? Ou estou a confundir as coisas?

Peço desculpa e ajuda pois nesta área sou mesmo leiga. E preciso mesmo de ajuda...

Obrigada

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
E que por exemplo um serviço imaginemos de 40€ pagos pelo cliente tínhamos de tirar 23% de IVA aos 40 euros e só depois aplicávamos a divisão dos 60/40 nas comissões, é realmente assim que funciona?

Sim, parece-me bem - os 23% de IVA são para entregar ao Estado, o custo do serviço propriamente dito seriam os 32,52€ neste exemplo.

A minha parte dos 60% já sem o IVA tirado pela clinica não vou ter de voltar a apresentar contas desse valor e pagar novo IVA ao estado? Ou estarei enganada? Durante o primeiro ano sei que estou isenta de IVA e depois ai sim já vou ter de pagar? Ou estou a confundir as coisas?

Há aí alguma confusão sim. Durante o primeiro ano estás isenta é das contribuições para a Segurança Social.