Gonçalo_Rodrigues

Acto Unico + Escalão de rendimento

7 publicações neste tópico

Bom dia, nao sabia bem que titulo usar pois para mim esta questão é algo complexa.

O que acontece é o seguinte, em 17 Julho 2011 iniciei um estagio numa empresa que durou 3 meses. Durante os 3 meses de estagio fiquei como temporario sendo o salario pago por uma empresa de trabalho temporario.

A minha questão é que no dim dos três meses seria suposto preencher o acto unico e tal nao aconteceu, foi sendo adiado e adiado até que em Dezembro me foi enviado o cheque referente ao valor do Iva para que pode-se liquidar o mesmo e preencher o acto unico, o grande problema é que a empresa depois pediu a devolução do cheque por algum motivo que não entendi bem e disseram-me que em Janeiro me enviavam a documentaçao para o acto unico e novo cheque para pagamento do Iva.

Tal ainda nao aconteceu e contactei-os hoje (ainda espero resposta). O grande problema (ou nao) é que no fim dos 3 meses a empresa onde estou quis manter-me e assinei contracto, tenho um salario de 1000€ brutos mais s.refeiçao e não sei se agora quando preencher o acto unico como só mo enviarão agora (2012 portanto) se esse valor (cerca de 1600€ + iva) vai afectar os rendimentos de 2011 ou 2012 pois foram serviços afectos a 2011 mas o acto unico será no meu entender datado de 2012 já que o ano à partida estará fechado.

Irá o valor de 1600€ do estagio dos 3 meses entrara na declaraçao de IRS referente a 2011 ou à de 2012? Irá esse valor afectar o meu escalao de rendimentos? Terei de pagar algum imposto que não o IVA referente ao mesmo?

O meu grande medo é que como este ano de 2012 tenho um rendimento bruto na ordem dos 14.000€ se o acto unico se ficar afecto a 2012 resulte em pagamento de imposto em sede de IRS.

Obrigado e espero ajuda se possivel eheh!

Gonçalo Rodrigues.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

bem a história começa logo mal, a empresa não devia ter enviado um cheque com apenas com o valor do IVA, mas sim um cheque com o valor total dos 3 meses com o IVA incluído.

Como as coisas estão, se não fizeste o recibo do acto isolado em 2011, já não o consegues fazê-lo com a data de 2011, logo este irá apenas contar no IRS de 2012 e sim poderá fazer pagar-te mais impostos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ola, secalhar nao me fiz entender correctamente, eu todos os meses recebia ordenado (sem iva) e o valor do Iva foi enviado em Dezembro por cheque para liquidaçao do imposto. O que acontece é que pediram a devoluçao do cheque e o acto isolado nao se concretizou.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Importante saber: já passaste o recibo ou não? É que se já o passaste então já devias ter entregue o IVA nas Finanças e provavelmente vais pagar multa pelo atraso...

Se não passaste o recibo, poderia ser esse o motivo para terem cancelado o cheque?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde, não, ainda nao passei o recibo.

O motivo do cancelamento nada tem a ver com o passar do recibo, a empresa enviou-me o cheque e depois ligou-me a dizer que o cheque iria ficar sem efeito e ser devolvido, disseram me ainda que depois em Janeiro me enviariam novo cheque para liquidar o Iva para passar o recibo mas tal nao aconteceu. Ou seja o mais provavel agora é que tenha de passar o recibo em 2012 com data de 2012 o que afectará os meus rendimentos deste ano e por sua vez é possivel que pague mais de IRS do que era suposto.

Só não percebo porque ficarei eu prejudicado em pagar mais IRS quando foi a empresa de trabalho temporario que se atrasou, que não enviou a documentaçao a tempo, que enviou cheque referente ao iva e que depois o cancelou, ou seja vou pagar mais IRS quando o erro foi deles, para nao falar da taxa de perto de 10€ que paguei pelo pedido deles de devoluçao do cheque...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vais pagar mais IRS este ano, pagas menos sobre o do ano passado.

Se em termos líquidos fica igual ou sais prejudicado depende do escalão que ficares nos dois anos - se for o mesmo então não faz diferença.

Já reclamaste à empresa o pagamento dos 10€?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A questao é que como disse em cima eu este ano de 2012 vou ter um rendimento na ordem dos 14.000€ enquanto no ano passado mesmo com o valor de cerca de 1600€ do acto unico só tive um rendimento na ordem dos 5000€...Daí que me dava muito mais jeito que tivessem resolvido no ano passado :P

Reclamei, disseram que me enviam à partida com o novo cheque referente ao iva a liquidar :)

Obrigado pela ajuda Paulo!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead