Visitante Luisgomes

Comprar casa com crédito para construção

6 publicações neste tópico

Tenho um crédito à habitação aprovado para a contrução de uma casa avaliada (depois de ponta) em 135 mil euros. O crédito é de 60 mil euros. Entretanto pensei melhor e desisti da construção, prefiro comprar uma casa noutro local mas mantive o crédito aprovado, posso retê-lo dois anos, acaba o prazo em Julho de 2012.

Agora encontrei uma casa com valor patrimonial de 180 mil euros à venda por 120 mil, entretanto já economizei, tenho algum dinheiro e pretendia usar os 60 mil euros para a compra da nova casa.

Será que posso usar o crédito? O banco nunca fica a perder porque se eu deixar de pagar ele fica com uma casa de muito maior valor. O meu interesse é manter as condições de spread de há dois anos, quando pedi os 60 mil euros.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

teoricamente, acho que sim, é muito mais seguro mais o banco um credito para compra, porque fica logo salvaguardado pelo valor da casa, do que um crédito para construção.

na prática depende do que foi assinado, certamente que assinaste um contrato qualquer para o banco te conceder o crédito e é necessário ler as linhas todas para ver se a situação é possível. Porque o banco tem neste momento muito mais interesse em não te conceder um crédito com um spread baixo, para emprestar esse dinheiro a outro com um spread bem maior.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
teoricamente, acho que sim, é muito mais seguro mais o banco um credito para compra, porque fica logo salvaguardado pelo valor da casa, do que um crédito para construção.

Não sei se concordo - o banco tipicamente só vai emprestando até ao valor que o imóvel tem no momento. Depois com esse dinheiro constroi-se mais um pouco, pede-se nova avaliação, o banco alarga o limite do empréstimo e empresta mais uma tranche e por aí adiante.

Ou seja, não me parece que fique muito mais seguro.

Pessoalmente não me admirava que o banco quisesse aproveitar para alterar as condições do contrato (já que o Luís também o fez). Mas a essa pergunta só o banco pode responder, nós apenas podemos especular ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não sei se concordo - o banco tipicamente só vai emprestando até ao valor que o imóvel tem no momento. Depois com esse dinheiro constroi-se mais um pouco, pede-se nova avaliação, o banco alarga o limite do empréstimo e empresta mais uma tranche e por aí adiante.

Ou seja, não me parece que fique muito mais seguro.

Pessoalmente não me admirava que o banco quisesse aproveitar para alterar as condições do contrato (já que o Luís também o fez). Mas a essa pergunta só o banco pode responder, nós apenas podemos especular ;)

O problema é que numa construção enquanto não tiveres a licença da habitabilidade legalmente não tens um imóvel para transaccionar . Enquanto que numa compra já é diferente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
O problema é que numa construção enquanto não tiveres a licença da habitabilidade legalmente não tens um imóvel para transaccionar . Enquanto que numa compra já é diferente.

Não tens uma casa para vender, agora um imóvel tens - senão ninguém vendia terrenos ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim refiro me a uma casa! ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead