nepper

Aquecimento de Apartamento

5 publicações neste tópico

Viva

Estou a pensar alterar o aquecimento do meu apartamento,

De momento é com radiadores e gás (propano), ou então com o aquecedor :)

Um dia destes um amigo falou-me numa solução usando uma Bomba de calor, segundo ele é um aparelho parecido com um ar condicionado mas que permite distribuir por todo o apartamento.

O meu apartamento é um T3 com 127m2.

Alguém conhece esta solução?

Alguém recomenda algum site para consulta de preços ou pedido de orçamento (zona norte)?

Alguém sugere outra solução?

Obrigado

NePPEr

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sobre a bomba de calor pode ler aqui:

http://altherma.daikin.pt/heat-pump-basics/default.jsp

Depois, e das soluções que procurei as melhoras ainda são os AC e porque?

Porque com a mesma peça pode:

Aquecer

Arrefecer

Desumificar

Depois as máquinas são, se forem inverter e bem dimensionadas, muito eficientes entre o consumo de energia e aprodução de calor.

Pode verificar isso pelo

Coeficiente de Eficiência Energética(E.E.R. e C.O.P.):

EER: Coeficiente de eficiência energética que indica a relação entre a energia produzida e a energia consumida para produzir a temperatura programada em modo refrigeração.

COP: Coeficiente de rendimento (COP) que indica a relação entre energia produzida e a energia consumida em modo aquecimento (Bomba de Calor)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

Sempre ouvi falar de bombas de calor como sendo ar condicionado, mas somente para aquecer.

Por isso também acho que um AC é melhor opção. Há marcas que oferecem 12 ou 24 meses sem juros, e há vários preços consoante a estética e tecnologia dos equipamentos.

Eu comprei os meus Samsung no ano passado, e foi a melhor coisa que fiz!!! Tanto ou mais importante do que a escolha da marca é que cada aparelho e as respectivas unidades exteriores, sejam bem dimensionadas face à área das divisões e à sua exposição solar (se são viradas a norte, sul...). Se não for bem dimensionado, não aquecem ou arrefecem bem.

Eu sou do Algarve comprei os meus numa loja de cá, mas também têm representação no norte, acho. Vejam em www.rolear.pt.

Boa sorte!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A experiência que tive á alguns anos em aquecimento diz-me que a bomba de calor é uma solução optima, mas com um custo muito caro.

A solução mais económica é sempre radiadores ligados a uma caldeira mural a Gás Natural.

Como o gás propano é mais caro que o natural... mesmo assim a electricidade é mais cara que estes dois... logo não deve compensar.

A fazer invesrtimento, o melhor será ver no mercado quais os radiadores que dissipam melhor o calor... depois é só fazer contas.

Por norma os AC são mais práticos, mas em termos de consumo o contador anda e bem depressa.

:D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O consumo de um AC quando é inverter é muito mais baixo do que um AC que não seja inverter...

Daí, é importante saber o tipo de equipamento para comparar com outros consumos.

E quanto ao preço do gás... embora possa não ser tao caro como o da eletricidade, o certo é que tem aumentado muito nos últimos tempos, e julgo que a explicação é por estar indexado ao preço do petróleo. Daí... as melhores opções são as energias naturais.

Quem pode que compre painéis fotovoltaicos, que permitem vender a energia que produzem, e assim baixar o preço da eletricidade...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead