Absolom

Ajuda calculo de juros.

7 publicações neste tópico

Boa noite,

Vou pedir emprestado 15.000 € a um familiar, e o acordo que fizemos foi de que a taxa de juro seria de 5% a pagar em 24 meses (compensa-me, no sentido de não pagar os encargos associados a abertura de crédito no banco).

Para saber qual o valor da prestação mensal que terei de pagar, utilizei o simulador "Mapa de prestações avançado", e dá-me um juro final total de 793,70 €. Porém ao utilizar o simulador "Calcular juros dos depósitos a prazo" dá-me um juro total de 1.500 €.

Onde errei? Qual a diferença entre os simuladores, no caso de eu colocar exatamente os mesmos pressupostos? Eu a única diferença que vejo, é que um é na ótica do investidor e o outro do credor...

Que simulador uso, para ser justo com o familiar que tem os 15.000 € no BES a render 4%, e quero-lhe pagar com rendimento de 5%?

Eu na minha ignorância, acredito que esta minha questão pode ser um verdadeiro absurdo, mas não chego à resposta.

Muito obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Depende do que vocês combinaram. Qual vai ser o teu plano de pagamentos? E o objetivo é dar-lhe um rendimento de 5% ou estares a pagar juros de 5% sobre o capital em dívida?

Por exemplo, se pagares uma prestação fixa todos os meses, a uma taxa de juro de 5% ao ano sobre o capital em dívida, então usas o simulador de prestações. Repara que como o capital em dívida vai diminuindo todos os meses, vais pagando cada vez menos de juros...

Já agora, se as prestações não forem constantes ou a periodicidade não for mensal podes usar o mapa de juros avançado.

Se o teu objetivo é dar ao teu familiar um rendimento de 5% ao ano então tens efetivamente de lhe pagar os 1500€. Se fores fazer pagamentos mensais podes dividir os 16.500€ pelos 24 meses e pagar isso em cada mês.

Já agora, se for um empréstimo com uma taxa de juro a 5% mas só fizeres um único pagamento no final, então o cenário é exatamente o mesmo que neste caso...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E o objetivo é dar-lhe um rendimento de 5% ou estares a pagar juros de 5% sobre o capital em dívida?

Apenas li isto, percebi de imediato onde esta o meu erro de raciocínio.

Muito agradecido pela ajuda Sr. Paulo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

:)

Já agora aproveito este exemplo para ilustrar algo que faz muita confusão a muita gente: muitas vezes as pessoas queixam-se de que os bancos cobram taxas muito altas nos créditos e depois pagam taxas muito mais baixas nos depósitos, dando quase a entender que basta calcular a diferença entre as duas para saber qual é o lucro do banco.

Só que a verdade é que os empréstimos vão sendo reembolsados, e portanto paga-se juros sobre montantes sucessivamente inferiores; enquanto que nos depósitos o banco nos paga juros sobre a totalidade do montante para o prazo inteiro.

Neste caso concreto o familiar vai ter um rendimento final anualizado de 5%. No entanto, a mesma operação, do ponto de vista do crédito, assumindo o regime habitual de prestações constantes, corresponde a uma taxa de juro anual de 9.324%

Claro que no caso dos bancos, como têm sempre várias operações em curso e o dinheiro que vai sendo reembolsado é novamente emprestado a outros, esta diferença esbate-se bastante (se o familiar for investindo o dinheiro à medida que o vai recebendo de volta, obviamente o seu lucro vai ser superior aos 5%). Mas dá para perceber que as duas taxas não são diretamente comparáveis... pelo menos não da forma que muita gente as procura comparar...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A ter em conta que no banco é descontado o IRS.

NO caso desse emprestimo de 5% se não retira IRS, digo eu.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead