Visitante Joao R.

Obrigações

3.092 publicações neste tópico

Isso é um FTD, portanto é um estruturado, ainda menos liquidez deverá ter, e sobretudo a nível de cotação deve estar ainda muito mais abaixo que uma obrigação no mercado secundário, isso pode ser visto, penso eu, na sua área pessoal no site do seu banco.

Como sabe, esse estruturado, e como diz o nome ( First To Default ), se houver um evento de crédito numa dessas empresas o produto acaba e a perda pode ser até 100%.

Os principais eventos de crédito são o default, uma falha de pagamento, ou uma reestruturação de dívida, essa PT  era uma subsidiária da Portugal Telecom que ficou na esfera da Oi, e neste momento a mesma está em negociações com os credores para uma reestruturação de dívida.

Aqui é que começa a complexidade da questão, porque não se sabe como irão acabar essas negociações, se serão amigáveis ou não e isso pode ter consequências diferentes a nível de hierarquias de dívida.

Quando investimos em algo nunca estamos preparados para perder o investimento todo, ainda mais num produto que á partida seria "seguro", na verdade parece-me bastante seguro, não fosse a mudança que houve nestes últimos 2 anos a nível da PT, quem imaginaria que tal pudesse acontecer...

Como tive oportunidade de dizer, deverá ter estado a receber informações sobre a evolução da questão da Oi ( e só essas são válidas ), e deverá estar preparado neste caso para tudo, até para perder 100% do investimento, mas para já tudo o que se possa dizer é especulação.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

D@vid,

O evento diz respeito apenas à PT Finance ou à Oi?

Isto é assumindo que a PT Finance continua a manter o pagamento das obrigações poderá ser considerado um evento de crédito se a Oi falhar em qualquer das suas obrigações que não directamente relacionadas com a PT Finance?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 12 horas, fnunes disse:

D@vid,

O evento diz respeito apenas à PT Finance ou à Oi?

Isto é assumindo que a PT Finance continua a manter o pagamento das obrigações poderá ser considerado um evento de crédito se a Oi falhar em qualquer das suas obrigações que não directamente relacionadas com a PT Finance?

Obrigado

A PT Finance era uma subsidiária da PT, era o veiculo utilizado pela mesma na colocação de dívida, como é costume nas grandes empresas, a EDP também tem a EDP Finance, a dívida emitida através da PT Finance passou ela toda para  esfera da Oi, digamos que neste momento a dívida é uma, se a empresa mãe ( Oi ), falha num pagamento, se é decretado um default, ou se existe uma resstruturação da dívida, toda ela é afectada, no caso de um estruturado pode até acontecer haver alguma protecção com o CDS, estou-me a lembrar por exemplo deum caso falado em tempos da ESFP, quando a ESFG decretou insolvência, todos os obrigacionistas da ESFG e ESFP perderam o dinheiro, quem tinha estruturados da ESFP ainda recebeu uma pequena percentagem.

Atenção que isto é apenas a minha ideia das coisas, mas agora pergunto, que exposição têm as empresas em Portugal á PT Finance? e os bancos??

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá @D@vid, consegues-me dar uma opinião sobre estas obrigações em baixo, por favor? A ideia é uma carteira diversificada, com maturidade no curto prazo e pouco risco (algumas apenas mais arriscadas). Obrigado. 

Tesouro França OAT3,75%25APR17 (Ticker ETAHM) Cotação 103,73
Privado Holanda AAB BBR 6 1/2%17 (Ticker NL0000066025) Cotação 104,22
Privado Holanda CORIO 4.625%JA2018 (Ticker XS0550979842) Cotação 107,33
Privado Bélgica CECRMII7.75%3JUL19 (Ticker NL0010762084) Cotação 98.8
Privado Bélgica TRFIFUN5.25%8JAN18 (Ticker NL0011192919) Cotação 100
Privado Portugal SCP 6,25% 25MAY18 (Ticker BSCPF) Cotação 102,50
Privado Portugal FCP 5% 26MAY18 (Ticker BFCPH) Cotação 101,29

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 9 horas, scpuser disse:

Olá @D@vid, consegues-me dar uma opinião sobre estas obrigações em baixo, por favor? A ideia é uma carteira diversificada, com maturidade no curto prazo e pouco risco (algumas apenas mais arriscadas). Obrigado. 

Tesouro França OAT3,75%25APR17 (Ticker ETAHM) Cotação 103,73
Privado Holanda AAB BBR 6 1/2%17 (Ticker NL0000066025) Cotação 104,22
Privado Holanda CORIO 4.625%JA2018 (Ticker XS0550979842) Cotação 107,33
Privado Bélgica CECRMII7.75%3JUL19 (Ticker NL0010762084) Cotação 98.8
Privado Bélgica TRFIFUN5.25%8JAN18 (Ticker NL0011192919) Cotação 100
Privado Portugal SCP 6,25% 25MAY18 (Ticker BSCPF) Cotação 102,50
Privado Portugal FCP 5% 26MAY18 (Ticker BFCPH) Cotação 101,29

Para mim obrigações não tem muito de saber, sabemos o risco ( default, falha de pagamento, reestruturação de dívida ) , sabemos a taxa de cupão que é paga e a cotação, é uma análise simples de se fazer em termos de risco e retorno, se vale o risco para a taxa paga ou se o objectivo é vender com mais valia, e estar atento e saber o mínimo dos mínimos sobre a quem se empresta o dinheiro, para alem de se fazer simulações para calculo da yield.

Não sei que tipo de análise queres, até porque, o mal nas obrigações são as coisas mudarem a meio do jogo por alguma razão, e só sabermos das coisas tarde de mais, basta olhar actualmente para a questão da PT, por isso é que vou preferindo fundos de investimento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Podias saber alguma coisa sobre uma dessas empresas / países que eu não saiba. ;) Sinceramente não vou olhar para as balance sheets, isso só faz sentido perder tempo para stocks. 

Editado por scpuser
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
A ‎23‎/‎05‎/‎2016 at 21:22, mmp disse:

Nesse caso sugiro que leias um pouco sobre ambos, neste tópico e no dos fundos.

Qual o horizonte temporal do investimento? Qual a tua tolerância ao risco? Que outros produtos de poupança/investimento tens?

Tenho como horizonte temporal 4 a 5 anos. Não tenho um perfil nem muito agressivo nem muito conservador ( 3 de 0 a 5), mas pretendia uma rentabilidade de 5 a 6%.

Como produtos de poupança/investimento tenho DP e CTPM.

Pretendia agora efetuar um investimento um pouco mais agressivo, como é o caso dos fundos e de ações.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva,

Espero que este seja o local para esta pergunta. No passado já negociei acções e atualmente tenho apenas fundos e DPs e ando a pensar em experimentar obrigações.

No banco big aparecem-me disponível, com investimento minimo de €3000, por exemplo: "PORTUGAL (DÍVIDA SOBERANA) 5.65 02/2024"

Ao subscrever este produto, vou receber todos os anos 5,65% dos €3000 menos impostos, e os €3000 no mês 02/2014?

Se assim for, porque motivo é que alguem iria comprar obrigaçoes: "PORTUGAL (DÍVIDA SOBERANA) 4.1 02/2045" 

Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
A 15/06/2016 at 22:57, scpuser disse:

Podias saber alguma coisa sobre uma dessas empresas / países que eu não saiba. ;) Sinceramente não vou olhar para as balance sheets, isso só faz sentido perder tempo para stocks. 

Olha que não, também aqui faz todo o sentido ver a situação dessas empresas, pois basta um "problema" e reflecte-se na cotação da obrigação. É claro que para quem quiser levar até à maturidade pouco importa, no entanto, se a situação for má, a empresa pode não pagar na respectiva data.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alguma opinião sobre a obrigação BIAL-PORTELA FLOAT 07/10/2019?

Taxa do cupão : 3,686% // 2,82% (YTM) // 2019-07-10

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

" A FUTEBOL CLUBE DO PORTO - FUTEBOL, SAD procedeu a uma emissão de obrigações, denominadas "FC PORTO SAD 2017/2020", com valor nominal unitário de €5 e taxa de juro fixa de 4,25% ao ano (Taxa Anual Nominal Bruta), através do lançamento de uma Oferta Pública de Subscrição (OPS), destinada ao público em geral. O preço de subscrição por Obrigação é de €5, com um investimento mínimo de €100 (20 Obrigações). "

quais os custos bancários associados ?

A partir de quanto é que compensa comprar ?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
15 minutes ago, superkinas said:

" A FUTEBOL CLUBE DO PORTO - FUTEBOL, SAD procedeu a uma emissão de obrigações, denominadas "FC PORTO SAD 2017/2020", com valor nominal unitário de €5 e taxa de juro fixa de 4,25% ao ano (Taxa Anual Nominal Bruta), através do lançamento de uma Oferta Pública de Subscrição (OPS), destinada ao público em geral. O preço de subscrição por Obrigação é de €5, com um investimento mínimo de €100 (20 Obrigações). "

quais os custos bancários associados ?

A partir de quanto é que compensa comprar ?

Vê aqui: http://www.forumfinancas.pt/topic/5727-obrigações/?page=123#comment-126609

Editado por JRJordao
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde!

5k ou 10k, acham que não vale a pena as obrigações do FCP?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 5 horas, lúcia_né disse:

Boa tarde!

5k ou 10k, acham que não vale a pena as obrigações do FCP?

10k vale so que pode é ñ conseguir esse valor totalmente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor