Visitante kapadonnazz

A empresa nao quer pagar o Iva

7 publicações neste tópico

Boas, trabalho numa empresa (serviços prestados) e o ano passado ultrapassei os 10 000 euros nesse ano, logo este ano terei de cobrar iva, o problema é que a empresa nao quer pagar o Iva! alem de pressionar a empresa como posso enfrentar esta situaçao?? é que a empresa é obrigada a pagar o Iva pela lei... mto obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se ultrapassou os 10 000€ terá obrigatoriamente de cobrar IVA. Se não estou em erro, julgo que terá de ir até amanhã às Finanças declarar que recebeu 10000€ em 2011 para lá poderem mudar o seu regime (passar a cobrar/pagar IVA).

Qualquer recibo que passar (agora estou na dúvida se será a partir de 1 de Fevereiro ou 1 de Janeiro), terá de cobrar o IVA. Aconselho-o a fazer também retenção na fonte ou pode ter uma surpresa desagradável como já me aconteceu.

Se a empresa não lhe quer pagar o IVA a sua situação poderá complicar-se.... Aguarde mais opiniões.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Essa empresa vende coisas certo? E cobra IVA por elas, certo? Então qual é o problema?

Se a empresa vende 1000€ em produtos/serviços, então tem de cobrar aos cliente mais 230€ de IVA. Ou seja, cobra 1230€, entrega 230€ ao estado e fica com 1000€ para ela.

Suponhamos que por cada 1000€ que eles vendem tu lhes prestas 100€ de serviços. Isso quer dizer que tinham um lucro de 900€.

Mas agora tu começas a ter de cobrar IVA. O que é que isso muda?

Assumindo que eles não mudam o preço, a primeira parte é igual - cobram 1230€ aos seus clientes.

Tu agora cobras 123€ - 100€ pelos teus serviços e mais 23€ para entregar ao Fisco. Só que esses 23€ que eles te pagam a mais podem deduzi-los ao IVA que cobram e apenas entregam 207€ ao Fisco (230€ - 23€). É por isso que no teu recibo discriminas a parte correspondente ao IVA, que é para a empresa o poder deduzir.

Portanto para a empresa, pagar-te IVA ou não, não devia fazer a mínima diferença. Pelo menos enquanto eles cobrarem mais IVA aos seus clientes do que o que lhes cobram os seus fornecedores (o que, em boa verdade, nem sempre acontece - mas quase sempre).

Se eles não perceberem essa explicação diz que vais no dia seguinte às Finanças pedir ajuda para explicar melhor. E, quem sabe? Pode ser que estejam interessados em saber que há uma empresa que não quer pagar o IVA... rolleyes.gif

Mas, já agora, tu avisaste a empresa que ias passar a ter de cobrar IVA, certo? Ou limitaste-te a apresentares-lhe um recibo com um valor diferente do habitual?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O problema é que muitas das empresas que estão nessa situação já têm a questão do iva toda controlada, leia-se que trabalham à margem, e por isso ao contrário do que seria de esperar irá na prática aumentar o custo da mesma. Numa empresa decente e que tenha a noção do que o Paulo comentou em cima sabe perfeitamente que se não te pagar o iva a ti, irá pagá-lo ao fisco e por isso pode, na minha opinião, estar ainda a tentar beneficiar com a ingenuidade do trabalhador.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora uma questão. Em 2011 tive um reinicio e fui posta no regime anterior: Iva e retenção. Os rendimentos de 2011 não ultrapassaram os 10000. Será que teria de entregar até hoje uma declaração nas finanças com esses rendimentos? Para deixar de estar sujeita a IVA?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A empresa pode deduzir o IVA dos teus honorarios. Isso é desculpa de mau pagador por parte da empresa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

numa empresa com uma boa saúde financeira (leia-se que venda) pode sempre deduzir a curto prazo esse IVA, em vez de todos os meses ou todos os trimestres pagar X de IVA ao estado paga um pouco menos

agora dada a situação actual em que as empresas passam por um mau momento e as vendas ressentem-se a empresa poderá não conseguir deduzir a curto prazo o valor desse IVA e esses 23% são na prática mais dinheiro que a empresa terá que despender.

claro que a empresa pode sempre pedir o reembolso do IVA, mas sempre são uns meses que o dinheiro anda por fora.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead