Colmarino

Processo de amortização total de um crédito habitação

20 publicações neste tópico

Bom dia,

Pode alguém, por favor, sintetizar o processo de amortização total de um crédito à habitação (a ser feito no próximo mês de Março)?

Além de um pedido de amortização genérico a fazer ao banco (incluindo que seguros pretendo cancelar) sei que é necessário uma Certidão de Teor a requisitar no Registo Predial mas não sei em que ponto no tempo é que é necessário requisitá-lo, antes ou após a liquidação do empréstimo?

Julgo que após a liquidação total o banco entrega-me um documento em como prescinde de direitos sobre a habitação, documento que terei de entregar no Registo Predial.

Que outros documentos ou procedimentos são necessários?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Dás indicação ao banco que pretendes amortizar o empréstimo (e aprovisionas a conta à ordem para esse efeito, naturalmente)

Depois da amortização pedes ao banco o distrate da hipoteca para levares ao Registo Predial e remover o averbamento da hipoteca sobre o imóvel.

E está feito.

Não sei para que queres a certidão de teor nesta fase do campeonato...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Precisas não de uma certidão de teor mas do código de uma certidão predial... é um código que compras online ou que "compras" numa qualquer conservatória do registo predial... serve para o banco saber em que estado (quanto a ònus, penhoras, arrestos, hipotecas, etc...) se encontra o imóvel...

Uma sugestão... já analisaste se é bom negócio amortizar? Isto é, sabes que podes conseguir uma solução de investimento com uma taxa de rendimento superior à taxa de juro do crédito? se precisares de ajuda neste cálculo, fala comigo: info@imoveislowcost.com

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas por acaso também estou neste processo o meu banco BCP ofereceu me 4% de desconto + 0.5% da penalização para amotizar o credito e é isso que vou fazer em principio.

A minha pergunta é a seguinte para eu ficar com uma ideia o que tenho que pagar:

Sei que tenho o distrate+registo predial e mais não sei,alguém entendido na matéria me poderia explicar o procedimento e que custos vou ter?

O valor do distrate do BCP alguém sabe??com amortização antecipada.

O no registo predial quanto vou pagar para retirar o nome do banco na escritura.

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Boas por acaso também estou neste processo o meu banco BCP ofereceu me 4% de desconto + 0.5% da penalização para amotizar o credito e é isso que vou fazer em principio.
4% de desconto sobre o quê? Sobre a dívida não deve ser de certeza... e 4% sobre as comissões também não dá assim nada de especial (além disso é um valor estranho - será que a ideia é deixar a impressão de que o cliente não vai pagar imposto de selo? ???)

O no registo predial quanto vou pagar para retirar o nome do banco na escritura.

http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=5151.0

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas sim é sobre o valor em divida claro é uma campanha.

18000€ pago só 17280€ e não pago os 0.5% de penalização.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tentem fazer subir a parada, no mercado fala-se que em crédito superiores (100,150 mil) chegam aos 10%!!!!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sei que tenho o distrate+registo predial e mais não sei,alguém entendido na matéria me poderia explicar o procedimento e que custos vou ter?

Logo após amortizares o crédito, solicitas ao banco o distrate da hipoteca (uma declaração passada pelo banco) por lei não pode ter qualquer custo nas amortizações antecipadas.

Grátis, no BCP e em qualquer banco.

Obrigado

50 Euros se fores nos primeios 30 dias da data do distrate passado pelo banco, 100 Euros apartir daí.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado Evooliveira...

Algumas informações já sabia porque já amortizei e pedi o distrate e é gratis como confirmas.

Sobre o registo predial não sabia que nos 1ºs 30 dias fica me mais barato.

Obrigado pela informação.

Cumps

Logo após amortizares o crédito, solicitas ao banco o distrate da hipoteca (uma declaração passada pelo banco) por lei não pode ter qualquer custo nas amortizações antecipadas.

Grátis, no BCP e em qualquer banco.

50 Euros se fores nos primeios 30 dias da data do distrate passado pelo banco, 100 Euros apartir daí.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sempre às ordens, tambem já tive a sorte de passar por esse processo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia

Sou novo no forum, e registei me porque me pareceu muito interessante em materias financeiras.

No entanto, fiquei curioso porque nao tenho conhecimento do termo " distrate" e gostaria que alguem me dissipasse esta duvida.

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Distrate... é no fundo uma declaração de anulação/cancelamento de dívida... isto é, quando contrata um financiamento em que existe uma garantia real, por exemplo a hipoteca de um imóvel, esta apenas pode ser extinta com a apresentação de um distrate de dívida do beneficiário dessa hipoteca. Exemplo... o distrate é no contexto de amortização de um crédito habitação, um documento em que o Banco declara que pelo recebimento de determinada quantia, a hipoteca pode ser cancelada... na prática, o distrate é o documento de quitação da hipoteca, tendo sido determinado crédito amortizado, pela apresentação da declaração de distrate, é possível então anular a hipoteca anteriormente realizada... e por já não haver hipoteca (na prática uma reserva de propriedade) pode então a propriedade do imóvel base do financiamento ser transferida para os proprietários ou outros, pois deixa de existir hipoteca (o que até aí impedia a transferência da propriedade). Fica assim este imóvel livre de ónus, ou seja pode ser vendido, doado, permutado, etc... apenas por vontade do seu proprietário.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas, e se no caso de não haver amortizações antecipadas ou seja o emprestimo correr normal até ao fim do prazo, findo este, tambem tem de se pedir a declaração ao banco e ir ao registo predial retirar a hipoteca?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Boas, e se no caso de não haver amortizações antecipadas ou seja o emprestimo correr normal até ao fim do prazo, findo este, tambem tem de se pedir a declaração ao banco e ir ao registo predial retirar a hipoteca?

Tanto como no caso da amortização antecipada. Ou seja, em rigor não TEM de se fazer. Mas devia - um dia que a casa seja transmitida (vendida, herdada, etc) a inscrição da hipoteca no registo predial pode dar problemas... por exemplo, não se pode dizer que a casa será transmitida livre de ónus e encargos, se o registo predial disser que não é essa a situação da casa...

Uma chamada de atenção: se é verdade que os bancos não podem cobrar acima de uma determinada percentagem do capital em dívida no caso de amortizações antecipadas, essa limitação não existe para as amortizações naturais. Por isso alguns bancos aproveitam para cobrar dezenas ou mesmo centenas de euros por um distrate (tem que estar previsto no preçário, naturalmente). Se o crédito for amortizado uma ou duas prestações antes do fim, o tal limite tem peso (e obriga a amortizar praticamente de borla pois o capital em dívida será mínimo).

De qualquer forma o custo da remoção do averbamento da hipoteca no registo predial é sempre o mesmo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha analise sobre a questão da opção de amortização ou investimento é que existe uma corrente de opinião que é favorável aos bancos em detrimento dos clientes, no sentido de que se a taxa de juro de um deposito é superior á taxa do crédito habitação, então compensa mais o deposito, o que está errado.

O que tenho tentado fazer é alertar as pessoas para este engano, basta fazer algumas contas:

No cenário em que exista um credito a habitação com um spread de 0.4 (prazo de 30 anos) com divida 63 000 euros e prazo restante de 22 anos, verificamos que a amortização 40 mil euros seria preferível do que investir num depósito, podem verificar as contas no ficheiro excel em anexo.

As taxas de juro nos depósitos até podem ser de 3% (liquidos) que mesmo assim não compensa o deposito, considerando que ao pagar menos de prestação após a amortização vai colocar essa poupança de lado para uma próxima amortização.

Foi o que fiz enquanto tive empréstimo e fui juntando á poupança habitual a poupança por pagar menos de prestação, sempre que pode fiz amortização, e logicamente fui poupando cada vez mais, paguei um empréstimo de 100.000 eur a 25 anos em 11 anos.

Se o autor do blog permitir posso disponiibilizar o excel (não consegui o upload).

O meu conselho é: façam as contas, aproveitem o excel anexo e não se iludam com as taxas de juro.

383_363ab8345fce8c9d48f472198980db47847c7048.pdf

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Concordo com o miguelg.

Já fiz umas contas parecidas e, no meu caso, num empréstimo com taxa 0,5%+eur 3m com cerca de 2 anos de duração e em que o peso do juro ainda é significativo na prestação, compensa-me neste momento a amortização em vez de um depósito a 4%, por exemplo. E assim, sempre se pode pedir a actualização do seguro de vida e poupa-se alguma coisa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não entendo como é que vocês estão a fazer essas contas.

Ano passado , comecei o ano a dever 139652 euros ao banco e acabei a 134286. Reduzi a minha dívida em 5366 euros.

Paguei um total de 7925 euros entre prestações e seguro de vida.

Significa que paguei 2559 em juros e seguro de vida.

Nesse mesmo ano , se tivesse investido os 139652 a 3% líquidos , teria ganho 4189,00.

Significa isto que estaria a lucrar 4189 - 2559 = 1630 euros.

Isso multiplicado pelo número de anos do empréstimo é um monte de dinheiro. Claro que cada ano pagamos menos de juros , mas no meu caso , por enquanto ainda vão ser uns aninhos até que a diferença se equipare e aí sim valha a pena liquidar ou fazer amortizações.

Estou a ver bem a coisa?

Speedbird

Correto??

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alguém confirma que para amortizações (mesmo que não total) acima de 100K€ os bancos estão a oferecer descontos na ordem dos 10% ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na minha opinião não está a ver bem a coisa, se tinha os 139.652 disponíveis:

ANO1

- ao investir ganharia 4.189 de juros do deposito que fez e continuaria a pagar os 7.925 relativos ás prestações, no total teria créditos/ativo cerca de 143650 (deposito+juro) e teria débitos/passivo cerca 142.0000 (134.000 ainda em divida + 7925 prestações)

- ao amortizar não ganharia juros e não pagaria prestações.

Dividindo os 7925 pelos 12 meses dá cerca de 660 eur/mês

ANO2

- ao investir irá ter um diferencial de créditos/ativo um pouco superior ao do ano passado (cerca de 1630)

- ao amortizar anteriormente pode poupar 660*12 ou seja poupar 7925 e fazer um deposito

Se somar as diferenças dos 2 anos verifica que a partir do 2º ano já está a ganhar com a amortização.

Conclusão a longo prazo compensa amortizar, considerando que o valor que poupa ao não pagar prestação irá ser investido.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead