Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Txuky

Compra de habitação/credito

14 publicações neste tópico

Boas, se esta questão for repetida peço desculpa mas procurei e nao encontrei nada por aqui.

A minha questão é a seguinte:

Em breve irei pedir um credito para compra de habitação, como tenho algum dinheiro de parte penso em dar à partida uma entrada, será mais vantajoso eu investir esse dinheiro logo na compra da casa e nao pedir um emprestimo tao grande ou será melhor eu aguardar e depois fazer uma amortização? Terá essa amortização custos para mim?

Desde já muito obrigado pela atenção!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem, visto que dizeres que não encontraste nada deixo aqui uns links que poderão ser-te uteis.

Amortizar Crédito Habitação já não compensa: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,402.0.html

Duvida em amortização antecipada: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,542.0.html

Amortização devo manter os mesmos anos ou baixar: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,308.0.html

Amortização antecipada de empréstimo habitação com redução simultania do prazo http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,396.0.html

Amortização de Credito Habitação Algumas Duvidas : http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,175.0.html

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A pesquisa aqui é um pouco sensível. Se se procurar na página principal ela é feita sobre todos os tópicos. Mas se estiveres na secção de créditos, por exemplo, só vai procurar nos tópicos dos créditos. Se estiveres num tópico, só pesquisa sobre as mensagens desse tópico, etc.

Por isso às vezes obtêm-se menos resultados que os pretendidos ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Muito Obrigado pelas dicas, realmente encontrei alguns topicos a falar sobre o assunto mas nao me esclarecia a 100%. Obrigado pelos links!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem, dando agora algum dinheiro de entrada pode fazer com que obtenhas um spread mais baixo devido á relação financiamento/garantia. Tens também a hipótese de um dia mais tarde, visto que pediste menos dinheiro, se por acaso o crédito for transferido conseguires ir buscar dinheiro para um carro ou qualquer coisa por teres margem de manobra para isso, visto que deste uma entrada. (não sei o montante mas também não necessito de saber :P).

Não sei se investir será bom a não ser que invistas a longo prazo, uns 5 anos talvez. Sobre esse assunto ha gente bem mais entendida que eu por aqui. 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Depende  ;)

Vais necessitar desse dinheiro para comprar carro (ou outra coisa qualquer) dentro de pouco tempo? É que se preveres ser o caso é melhor guardares o $ porque as taxas de juro para um crédito pessoal ou automóvel são mais elevadas. Se não for o caso, eu diria que é melhor por 6 meses de salário à parte (para qualquer eventualidade) e, pedir ao banco o menos possível. Nas amortizações antecipadas pagas uma taxa de 0,5%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O.5% sobre que valor? se calhar é uma pergunta infantil mas pelo que já li depende do valor da amortização certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O.5% sobre que valor? se calhar é uma pergunta infantil mas pelo que já li depende do valor da amortização certo?

Sobre o valor que amortizas. Mas existem patamares até onde não se paga essa penalização Por exemplo eu só se amortizar mais de 1/3 do valor em divida é que tenho essa penalização. Questiona o banco sobre a partir de que valor é que tens essa penalização.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Dec-Lei 51/2007.

Artigo 6.º

Comissão por reembolso antecipado

1 - O valor da comissão a pagar pelo cliente nos casos de reembolso antecipado, parcial ou total, ou de transferência de crédito para outra instituição consta clara e expressamente do contrato e não pode ser superior a:

a) 0,5% a aplicar sobre o capital que é reembolsado no caso de contratos celebrados no regime de taxa variável;

B)2% a aplicar sobre o capital que é reembolsado no caso de contratos celebrados no regime de taxa fixa.

2 - O disposto no número anterior não se aplica aos contratos em execução em que tenha sido convencionada entre as partes a isenção de pagamento de comissão.

3 - Em caso de reembolso por motivos de morte, desemprego ou deslocação profissional, não podem ser aplicadas comissões.

4 - Sem prejuízo do disposto no n.º 1, as partes podem convencionar entre si a isenção do pagamento da comissão de reembolso antecipado.

Para além disso, acresce o Imposto de Selo sobre a comissão.

Exemplo:

Quero amortizar 5.000eur.

Valor da comissão: 0,5% de 5.000eur      = 25eur

Imposto Selo da comissão: 4% de 25eur  =  1eur

Total - 26eur

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Explicando me como se eu fosse muito burro é mais facil...:))) Estou a brincar, fiquei esclarecido e muito Obrigado Pipoca!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Txuky  :)

Vou responder agora à questão que colocaste.

Comprei casa à pouco tempo, tal como tu e muito bem, tb tinha algum dinheiro de parte. Resolvi não dá-lo todo como entrada porque:

- temos encargos com a compra da casa.(Escritura, Imposto de Selo, etc.)

- temos outros custos com a casa. (ligação e contratos de água, luz, gás etc.)

- Há sempre objectos a comprar (lâmpadas, toalheiros, tapete de entrada, copos, talheres, pratos, etc.)

Depois de assegurado um pé de meia para alguma eventualidade, se sobrar algum, aí sim, convém amortizar. Esta é a minha ideia, pode estar errada. ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pipocas,

Estás certíssima!!! ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, e se por acaso surgir um negócio de compra de uma casa em detrimento de um apartamento T3, mas onde o valor do empréstimo seja superior ? Valerá a pena investir agora que o preço das casas está mais baixo, ou esperar que as taxas do crédito estejam mais baixas ?

Estamos a falar de um aumento do capital em divida de 75000€ aproximadamente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pipoca, leste os meus planos...:):)

A ideia é na compra da casa abater o valor com parte das economias, depois de tudo mais ou menos estabilizado é uma questão de fazer contas e ai sim amortizar!

Sinceramente julgava que para fazer algum tipo de amortização era necessario prencher um numero interminavel de folhas e pagar uma taxa elevadissima onde no final das contas o valor da renda iria baixar muito ligeiramente.

Muito obrigado pelas dicas!! 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0