Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Gaelic

Previsão da média da taxa Euribor (3 meses) de Outubro

30 publicações neste tópico

Se a média dos últimos 3 dias do mês se situar à volta dos 4,840%, segundo o cálculo que efectuei, a média mensal de Outubro, ficará pelos 5,062%, ligeiramente acima da média de Setembro, que foi de 5,019%. Na pior das hipóteses, ou seja a manter-se a taxa de hoje (4,860%), a média seria de 5,064%!

Sem ser ainda uma boa notícia, assistiu-se a uma correcção desta taxa indexante, bastante favorável, tendo em atenção que o pico máximo atingido, foi em 8 de Outubro - 5,393% -.

Esperemos que o anúncio da baixa da taxa de referência (BCE), se concretize nos próximos dias, conforme admitiu Jean Claude Trichet. Isso, teria um efeito catalizador e concerteza, puxaria ainda mais para baixo a Euribor, como já aconteceu hoje (com o simples anúncio)!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E eis, que a taxa Euribor (3 meses) baixou para 4,827%! Boas notícias...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Continuando a boa onda a Euribor (3 meses) desceu hoje para 4,794%!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se a média dos últimos 3 dias do mês se situar à volta dos 4,840%, segundo o cálculo que efectuei, a média mensal de Outubro, ficará pelos 5,062%, ligeiramente acima da média de Setembro, que foi de 5,019%. Na pior das hipóteses, ou seja a manter-se a taxa de hoje (4,860%), a média seria de 5,064%!

Sem ser ainda uma boa notícia, assistiu-se a uma correcção desta taxa indexante, bastante favorável, tendo em atenção que o pico máximo atingido, foi em 8 de Outubro - 5,393% -.

Esperemos que o anúncio da baixa da taxa de referência (BCE), se concretize nos próximos dias, conforme admitiu Jean Claude Trichet. Isso, teria um efeito catalizador e concerteza, puxaria ainda mais para baixo a Euribor, como já aconteceu hoje (com o simples anúncio)!

Viva Gaelic

a mim até á data a média de Outubro (29/10 inc), dá-me 5,216%, tendo o máximo ocorrido a 09/10 com 5,448%

retirei os dados de euribor.org

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva Gaelic

a mim até á data a média de Outubro (29/10 inc), dá-me 5,216%, tendo o máximo ocorrido a 09/10 com 5,448%

retirei os dados de euribor.org

Viva larekiku!

Penso que terás razão!

A média que fiz peca por defeito; só agora verifiquei, que os meus cálculos, para a média, começaram apenas a 7 de Outubro!

Peço desculpa a todo o pessoal por os ter induzido em erro!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desculpem lá, mas estão a falar da taxa a 3 meses ou a de 6 meses?? é que o post inicial é sobre a taxa de 3 meses, e essa a média deverá andar á volta dos 5,11%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desculpem lá, mas estão a falar da taxa a 3 meses ou a de 6 meses?? é que o post inicial é sobre a taxa de 3 meses, e essa a média deverá andar á volta dos 5,11%.

O meu raciocínio esteve sempre relacionado com a Euribor 3 meses! Julgo que o de larekiku também!

Agora uma coisa é certa: os meus cálculos estão errados, porque só comecei a fazer a média a partir de 7 de Outubro, descurando os dias anteriores; aliás, desconheço os valores de  2, 3 e 6 de Outubro, para além de o valor do dia 8, o ter anotado errado!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este máximo que o larekiku fala é relacionado com a de 6 meses, por isso a minha dúvida, já que o máximo da de 3 meses foi de facto de 5,393% no dia 08/10, em relação aos dias que te faltam são as seguintes:

Dia 2: 5,33%

Dia 3: 5,339%

Dia 6: 5,345%

E penso que ainda te faltará o dia 1 que foi de 5,291%

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva D@vid!

Obrigado pela informação dos dias 2, 3 e 6 de Outubro. A taxa do dia 1 já tinha, entretanto, conseguido.

Em suma e se não voltei a trocar-me, a taxa média, à data de hoje é de 5,135% (3 meses).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este máximo que o larekiku fala é relacionado com a de 6 meses, por isso a minha dúvida, já que o máximo da de 3 meses foi de facto de 5,393% no dia 08/10, em relação aos dias que te faltam são as seguintes:

Dia 2: 5,33%

Dia 3: 5,339%

Dia 6: 5,345%

E penso que ainda te faltará o dia 1 que foi de 5,291%

D@vid, podes confirmar-me se a taxa 3 meses, do dia 9, foi de facto 5,448% ? É que se foi, a média que calculei, agora está correcta! Se é a de 6 meses, volta a estar incorrecta!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O meu raciocínio esteve sempre relacionado com a Euribor 3 meses! Julgo que o de larekiku também!

:-[

Desculpem lá, no sentido de querer ajudar prestei uma informação errada.

Referia-me á taxa a 6m (que é o meu caso por sinal)

sorry

:-\ :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

aliás, desconheço os valores de  2, 3 e 6 de Outubro, para além de o valor do dia 8, o ter anotado errado!

http://www.euribor.org/html/content/euribor_data.html

Os dados vêm em formato Excel o que facilita fazer as contas. Para além disso é também disponibilizada a média mensal desde há alguns meses...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Gaelic a taxa a 3 meses no dia 09/10 segundo a euribor.org foi de 5.393%, embora tenha dúvidas já que a do dia 08/10 também foi a mesma, se bem me recordo foi no dia 08/10 que os bancos centrais baixaram a taxa de referência, e recordo-me que no mesmo dia a euribor tinha aumentado, já que ainda não tinha reflectido a taxa de referência, e também a o dia 09/10 terá aumentado, porque a euribor está em queda ha 16 dias, logo só comecou a 10/10, mas talvez esteja errado, talvez ela se tenha mantido igual  no dia 09/10 ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Gaelic a taxa a 3 meses no dia 09/10 segundo a euribor.org foi de 5.393%, embora tenha dúvidas já que a do dia 08/10 também foi a mesma, se bem me recordo foi no dia 08/10 que os bancos centrais baixaram a taxa de referência, e recordo-me que no mesmo dia a euribor tinha aumentado, já que ainda não tinha reflectido a taxa de referência, e também a o dia 09/10 terá aumentado, porque a euribor está em queda ha 16 dias, logo só comecou a 10/10, mas talvez esteja errado, talvez ela se tenha mantido igual  no dia 09/10 ;D

Pois de facto, o meu apontamento em relação a 9 de Outubro é também 5,393%, ou seja, manteve o valor do dia anterior, que efectivamente foi 5,393%!

Obrigado D@vid.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

http://www.euribor.org/html/content/euribor_data.html

Os dados vêm em formato Excel o que facilita fazer as contas. Para além disso é também disponibilizada a média mensal desde há alguns meses...

Viva pauloaguia!

Não duvido!

Pessoalmente, gosto de dia a dia (já que tenho tempo disponível e a mania dos registos contabilísticos), ir eu próprio, fazendo as minhas contas! Não é duvidar da média mensal, que aqui é facultada!

De qualquer forma, obrigado, por me facultares o endereço!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A média de Outubro dá-me: 5,113%

E a minha prestação vai alterar em Dezembro com base nesta média....infelizmente ainda vai subir mais...:(..

Digam-me qual é o ajuste dos bancos quando eles calculam a euribor a 365??

Será que é: (5,113 x 365) /360

Mas o decreto-lei 88/2008 repôs a verdade para ser calculada a 360.

No entanto reparei que a minha prestação mudou em setembro e eles calcularam na base dos 365, erradamente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só tens uma coisa a fazer: questionar o teu Banco, da razão do cálculo a 365 dias, quando a lei impõe os 360 dias (Decreto Lei nº 88/2008)! Mas questiona-os por escrito, para que fiquem vinculados à informação e tu fiques com a resposta também por escrito, para que te possas agarrar a isso!

Se a informação viesse a dar-te razão, exigiria de imediato a rectificação e o crédito do pago a mais! Em função da posição do Banco, face à situação, caso não resolvessem a contento, apresentaria qeixa no BdP (Banmco de Portugal! 

Quanto ao cálculo para a prestação a praticar em Dezembro, Janeiro e Fevereiro, o cálculo faz-se com a média de Novembro e não a de Outubro!Tendo em conta, que o BCE, vai descer a taxa directora, em 6 de Novembro, não me parece que venha a subir! A tendência é de descida!

P.S. - Já verificaste no documento particular, anexo à escritura de compra e venda, qual o número de dias, subjacente ao cálculo dos juros? No meu caso (BPI), referem explicitamente numa cláusula que é 360 dias!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em relação à actualização de desembro ser com base em novembro, teoricamente é assim: ou seja, é com base no mÊs anterior.

Mas se verificares na prática a taxa de novembro já está estabelecida e corresponde à média do mês de outubro.

Quanto ao cálculo baseado nos 360 dias, o decreto de fevereiro de 2007 alterou para 365 e houve essa alteração na minha prestação. ou seja subiu....e agora saiu novo decreto aprovado em junho de 2008, onde obriga ao calculo a 360 dias, e desta vez não me actualizaram a prestação....como ia descer eles esqueceram-se...pouco conveniente....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá a todos; sou novo neste fórum pelo que gostaria de ver esclarecidas algumas dúvidas:

- tenho um crédito cuja actualização é baseada na euribor a 3 meses; a taxa foi revista no dia 3 de Agosto ( passou então para 5.3100 o que se reflectiu nas mensalidades de Set, Out e Nov.); ontem, dia 3 Nov. voltou a ser revista para os próximos 3 meses ( Dez, Jan e Fev) estando agora em 5.50300.

Presumo q esta taxa, ontem revista, seja calculada de acordo com a média de Outubro, certo? Não sei se estou a calcular mal mas vendo a média de Outubro não obtenho o mesmo valor:(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois a mim também não!...

Como a minha prestação foi revista em Novembro com base na média aritmética de Outubro, dá-me uma taxa de 5,723% se se considerar que a média da Euribor de Outubro foi de 5,113%!

Para meu espanto, contactei o BPI Directo, que me informou que a minha taxa para Nov/Dez/Jan, é de 5,629%, baseada na média de Outubro, que segundo eles é de 5,019% (para mim é a média de Setembro)...

Mistérios insondáveis estes os da Banca, ou interpretação errada da minha parte?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

se em novembro vais já pagar um valor diferente então significa que foi revista em outubro com base nos dados de setembro e ai sim ficas abrangido pelos 5.019 de setembro.  :D

A mim esta a acontecer a mesma coisa agora em novembro dezembro e janeiro a prestação já é outra porque sofreu a revisão em outubro.

Não te esqueças que a revisão ocorre sensivelmente 1 mês antes de a prestação estar a pagamento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois a mim também não!...

Como a minha prestação foi revista em Novembro com base na média aritmética de Outubro, dá-me uma taxa de 5,723% se se considerar que a média da Euribor de Outubro foi de 5,113%!

Para meu espanto, contactei o BPI Directo, que me informou que a minha taxa para Nov/Dez/Jan, é de 5,629%, baseada na média de Outubro, que segundo eles é de 5,019% (para mim é a média de Setembro)...

Mistérios insondáveis estes os da Banca, ou interpretação errada da minha parte?

Presumo que tenhas um spread de 0.6?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quase acertaste! É de 0,61% mais concretamente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quase acertaste! é de 0,61% mais concretamente.

Pois; só depois de fazer as contas percebi q a taxa que o banco nos apresenta como revista é a média euribor + spread; mas ainda não sei como calcular a média mensal da euribor

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O meu caso é assim: Em Dezembro vou pagar a prestação de Novembro calculada com a média da taxa em Outubro  ;D.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0