miguel

calcular euribor

4 publicações neste tópico

Boas tardes

Alguém me sabe dizer a formula que os bancos utilizam para calcular a taxa euribor?

vou fazer o credito habitação e ao contrario de toda a gente a minha euribor que vai ser a 6 meses vai ser calculada pela media dos 6 meses e não pelo ultimo mês.

ja foi ao www.euribor.org buscar a tabela da euribor.

tentei fazer o calculo no excel, pela formula da média, pelo ultimo mês, e dá diferente dos 4,657%.

já agora outra questão, porque é que dividem por 360 ou 365 dias, se a taxa é por 6 meses não é por um ano?

não deveria ser 180 dias, visto que passados 6 meses a taxa é alterada!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu já disse no blog e volto a dizer aqui...

Acho que o Grande Pedro Pais nos podia divulgar a formula que ele usou para chegar aos valores da tabela que tá no blog...

Assim escusavamos de estar sempre a pedinchar por novos valores :)

Eu até já pensei em fazer uma aplicação, ou quem sabe um Web Service, em que a pessoa introduzia os dados necessários e dp era apresentado um resultado... Mas para isso é preciso conhecimentos sobre estas matérias de finanças que eu não tenho :(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alguém me sabe dizer a formula que os bancos utilizam para calcular a taxa euribor?

vou fazer o credito habitação e ao contrario de toda a gente a minha euribor que vai ser a 6 meses vai ser calculada pela media dos 6 meses e não pelo ultimo mês.

ja foi ao www.euribor.org buscar a tabela da euribor.

tentei fazer o calculo no excel, pela formula da média, pelo ultimo mês, e dá diferente dos 4,657%.

Isso é porque os 4,657 são referentes à Euribor base 365 dias e não 360 (que é a que encontra no site da Euribor e todo o resto da Europa usa). No blog, em http://www.pedropais.com/media-mensal-da-euribor/ pode ver as médias mensais da Euribor. Aposto que a média dos valores de Março que calculou lhe deu 4,593%, não foi? ;) (desça um pouco nessa página, vai ver as médias para a Euribor 360).

A média dos últimos 6 meses é calculada da mesma forma. Só que em vez de somar os cerca de 20 dias de um mês, tem que usar os 180 (o que dá muito mais trabalho de verificar). Se o seu banco usar a Euribor base 365 tem depois que dividir por 360 e multiplicar por 365 (acho que há bancos que fazem esta operação antes, para cada uma das cerca de 180 parcelas e depois é que fazem a média - é só para complicar).

Já agora, há um outro Decreto-Lei que diz que a taxa deve ser calculada com base na média do último mês:

Decreto-Lei n.º 240/2006

Artigo 3º

Quando a taxa de juro aplicada aos contratos de crédito abrangidos pelo disposto no presente decreto-lei for indexada a um determinado índice de referência, deve a mesma resultar da média aritmética simples das cotações diárias do mês anterior ao período de contagem de juros.

Se lhe fizer impressão ter a média calculada ao longo dos 6 meses (pode ter vantagens ou desvantagens) pode sempre argumentar com este artigo.

já agora outra questão, porque é que dividem por 360 ou 365 dias, se a taxa é por 6 meses não é por um ano?

não deveria ser 180 dias, visto que passados 6 meses a taxa é alterada!

Pois, mas cada uma daquelas taxas é anual. Senão toda a gente fazia contratos com base na Euribor a 1 ano, ficava muito mais em conta (vão-lhe cobrar os quase 5% por ano, não é 5% de 6 em 6 meses... Senão ficava no dobro, ou então a taxa teria que ser cerca de metade). As taxas indicadas são sempre taxas anualizadas. Caso se apliquem a 90 dias, por exemplo, é só dividir por 4.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

caro sr Paulo

Realmente o meu banco usa o cálculo da euribor 365, senão fazia referência ao calculo a 360 dias.

Quanto ao trabalho, isso é relativo porque quem souber utilizar as folhas de cálculo, consegue ter os cálculos sem ter muito trabalho. basta utilizar o que já tá feito.

Já agora, há um outro Decreto-Lei que diz que a taxa deve ser calculada com base na média do último mês:

sim, eu sei do decreto de lei, mas pela analise que fiz da tabela anual da euribor relativo a 2007, sai mais barato a media a 6 meses.

Por ter dito que os bancos complicam as contas isto de ter as taxas anualizadas, é mais uma maneira de complicar, para que muitas pessoas fiquem completamente baralhadas e não façam muitas perguntas, porque nem os próprios bancários sabem ou conseguem explicar as formulas que utilizam, não sabem matemática, por isso é mais fácil dizer que as coisas são assim.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor