sgameirolx

Quando conta um ano de descontos para a reforma

1 publicação neste tópico

ola

Boa tarde

Parabéns a todos os que enriquecem este forum com as suas opiniões sobre os mais diversos temas.

Leio bastantes tópicos colocados aqui no forum, mas como não achei resposta à minha questão decidi colocar um tópico novo.

A minha questão é a seguinte. A minha mãe trabalha como empregada doméstica e informaram-na que tem neste momento 14 anos de desconto não podendo por isso solicitar a reforma por velhice. ela até este ano tem trabalhado apenas 13 dias por mês perfazendo o mínimo de dias anuais para lhe ser contado como um ano civil inteiro de descontos.

Se ela a partir deste mês trabalhar o mês inteiro (30 dias ) poderá solicitar a reforma depois de Abril (uma mês que perfaz os 120 dias mínimos?) ou tem que aguardar até ao final do ano para pedir a reforma independentemente dos dias que desconta por mês?

Após varias tentativas de contacto pela segurança social directa no site e por telefone nada de concreto me foi informado... ao balcão da residência da minha mãe dizem que ela tem sempre que obrigatoriamente esperar por Setembro de 2012 para solicitar a reforma, na linha da segurança social já nos foi dada ambas as respostas...

Alguém me consegue esclarecer como são feitos estas contagem de tempo? (ela já tem 66 anos por isso já tem a idade requerida)

E uma outra questão, a minha irmã esta a pensar contratar uma empregada domestica externa a tempo inteiro e assim juntava o útil ao agradável e "contratava" a minha mãe, isso é possível de fazer, ou existe algum impedimento neste tipo de contratação?

Obrigada

Sara

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead