anidras

Duvida sobre a data de fim de emissão de moeda pelo Banco de Portugal

5 publicações neste tópico

Numa discussão com um colega surgiu a duvida sobre quando é que o Banco de Portugal deixou de poder emitir moeda.

Um dizia que foi desde 1970 outro desde a adesão ao Euro.

Seria possível esclarecer esta dúvida sobre quando deixou de ser possível, ao Banco de Portugal, emitir moeda.

Se souberem de algum documento que possa comprovar a data, melhor

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda é o BdP que emite moeda. Atualmente só o pode fazer com autorização do BCE mas a emissão é feita pelos bancos centrais de cada país.

A data de 1970 não faz o mínimo sentido - eu nasci depois disso e lembro-me de várias emissões de diferentes notas e moedas desde então... e todas as notas de escudos  faziam referência ao Banco de Portugal ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A data de 1970 acho que estava relacionada com acordos pos-guerra...

Eu tambem acho que houve varias emissoes depois dessa data, mas pode ter sido so para substituir dinheiro destruido sem aumentar o valor total de dinheiro. Nao sei se me explico...

Tb li em qualquer lado que pelo menos depois da adesao a uniao europeia houve acordos de nao permitir que o valor das taxas de conversao entre as diferentes moedas fosse muito alterado...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tambem acho que houve varias emissoes depois dessa data, mas pode ter sido so para substituir dinheiro destruido sem aumentar o valor total de dinheiro. Nao sei se me explico...

Em 1970 havia notas de 20$00 e 50$00, que já não existiam em 2000. Não havia de 2000$00, 5000$00 nem 10.000$00 que foram aparecendo entretanto. Em 1970 havia salários de 1000$00 ou 2000$00, provavelmente menos. Em 2000 esse dinheiro praticamente já nem dava para pagar uma refeição num restaurante.

Garantidamente, só para substituir dinheiro não foi... e desvalorização houve bastante...

Quanto aos acordos para que a moeda não flutue muito para longe do euro, sim existiram e ainda hoje existem e se aplicam à maior parte dos países da União Europeia que ainda não estao na moeda única. E sinceramente, acho que seria muito difícil de se manter essa ligação se não houvesse capacidade de imprimir moeda, em caso de valorização excessiva da outra divisa...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por exemplo, no minuto  3.35 deste video

refere que depois dos anos 70 os estados interditaram o recurso a um banco central

Tambem fala do art 123 do tratado de Lisboa (2007)

Era isto que eu queria compreender...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor