adec

Vamos fazer futurologia?

13 publicações neste tópico

Boas, gostaria de saber a vossa opinião sobre a oscilação da euribor e taxa swap; manterá a tendencia de queda?´Será uma boa politica optar por taxa fixa a 20 anos( taxa swap)?

Já agora o valor limite de 157500 ainda está incluido na possibilidade de isenção de imi de 6 anos, não é assim?

Cumprimentos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda há pouco lia uma notícia sobre alguns rumores de que o BCE poderá voltar a descer as taxas em breve porque a inflação tem vindo a descer e para minimizar os efeitos da crise. Portanto a curto / médio prazo é provável que desçam mais um pedaço, julgo eu.

Já a 20 anos seguramente haverá várias subidas e descidas. Mas se puderes escolher a altura para fixar a taxa pode compensar esperar mais algum tempo...

Quanto ao IMI sim, até ao fim do ano o limite continua a ser de 157.500€. Provavelmente será revisto para o próximo ano...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok, obrigado; essa revisão será apenas no número de anos de isenção (3 para 4 e 6 para 8 ), segundo ouvi dizer, mas ainda é uma proposta a ser discutida.

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas

Pessoalmente neste momento ñ optaria(tambem estou a tratar do meu credito) por taxa fixa mas ñ deixa de ser uma segurança saber qt se vai pagar todos os meses :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se eu estivesse com perspectivas de comprar casa, penso que aguardaria mais algum tempo, até ver como param as modas!

Dizer neste momento que a taxa fixa é mais segura do que a variável, é do senso comum! Mas quem nos garante, que face a próximos desenvolvimentos, o inverso não seja mais atraente? Não no curto prazo, claro! Não me parece que um novo "Bretton Woods" surja, mas que há movimentações várias (e sérias), com vista a uma maior regulação mundial do sistema financeiro, disso não há dúvida!

Por uma questão de "cautela e caldos de galinha", alugaria neste momento. Aliás, o arrendamento disparou em Portugal, justamente pela incerteza do curto prazo!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu neste momento também estou a negociar com a CAIXA uma alteração de variável para fixa a 25 anos.

Mas neste momento vou aguardar os próximos desenvolvimentos para ver o que fazer.

As taxas estão a descer. Espero que as fixas também desçam....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em relação ás taxas fixas alguem sabe as taxas praticadas neste momento? nomeadamente no BPI?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em relação ás taxas fixas alguem sabe as taxas praticadas neste momento? nomeadamente no BPI?

Segundo informações que obtive do BPI Directo, agora mesmo, considerando um valor entre os 100 000 e os 150 000 Euros:

A 10 anos:

- entre 80% e 90% do capital solicitado - 5,92%

- menos de 80% - 5,27%

A 20 anos:

- entre 80% e 90% - 6,12%

- entre 60% e 70% - 5,87%

- inferior a 60% - 5,47%

Como não referes valores, solicitei a informação entre aqueles montantes!

No entanto, se passares por um balcão BPI, solicita a simulação, para ser mais exacto, do que a informação telefónica!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também estive a ver ha pouco, mas neste caso seria uma transferência da variavel para fixa, apenas por curiosidade neste momento, embora numa perspectiva de curto prazo não é de por essa hipotese de taxa fixa de parte, já que tenho alguma esperança numa euribor a 3 meses a rondar os 2,50 % 3,00 % até final do 1º semestre de 2009  :)

Outra duvida, nas taxas fixas ha spread na mesma??

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também estive a ver ha pouco, mas neste caso seria uma transferência da variavel para fixa, apenas por curiosidade neste momento, embora numa perspectiva de curto prazo não é de por essa hipotese de taxa fixa de parte, já que tenho alguma esperança numa euribor a 3 meses a rondar os 2,50 % 3,00 % até final do 1º semestre de 2009  :)

Outra duvida, nas taxas fixas ha spread na mesma??

Nas taxas fixas, os Bancos chamam-lhe factor risco, que tem a ver essencialmente com a evolução no tempo, da taxa indexante, prazo do empréstimo;como é óbvio, também se pode (e na minha opinião, deve) chamar também "spread" (ou lucro do Banco na operação), mas eles gostam de lhe chamar factor risco! Vamos lá nós entendê-los!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

D@vid :)

As simulações bancárias on-line valem o que valem. Estive a fazer uma para comparar as taxas fixa e variável, considerando as mesmas condições.

Para grande surpresa minha, com uma taxa fixa a prestação é inferior em 63eur :o

Ex:

Taxa fixa-TAE(com encargos): 5,794%

Taxa variável-TAE(com encargos): 6,643% (Euribor a 6 meses, Spread 0,67%, Prazo 30 anos)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nem mais Pipocas, isso foi logo o que me chamou a atenção na simulação, por isso a minha pergunta em relação ao spread, a taxa estava a dar inferior á taxa variável.

E mais, segundo a simulação, eu iria por exemplo pagar mais 10€ do que pago agora, mas ia reduzir o prazo em 10 anos e amortizar muito mais capital do que amortizo actualmente nas prestações mistas, vou ter que me informar bem sobre este assunto, porque numa perpectiva futura (espero eu) de taxas a rondar os 3% é preferivel fixar a taxa e pagar pouco mais do que viver com o coração nas mãos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Confirmo esse cenario.

As minhas simulações dão tb a taxa fixa como a que apresenta as melhores prestações.

Será que neste cenário de queda das taxas de juro (presume-se que eventualmente se prolongará por mais um ano) as taxas fixas acompanharão as quedas?

E até que ponto?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead