terminal

Dívida IVA/ IRC - Penhora salário

1 publicação neste tópico

Bom dia,

Tenho várias dúvidas pelo que gostaria que me ajudassem.

1º) O pai de um amigo meu tem uma sociedade por quotas com outro sócio, e têm um processo em tribunal à 6 anos referente ao não pagamento devido de IVA/IRC.

No mês passado ficaram os dois com o vencimento penhorado em 1/6.

Isto é possível mesmo que ainda não tenha saído a sentença do tribunal?

Uma vez que já não têm nada em nome um do outro só poderiam penhorar o ordenado, mas parece-me injusto uma vez que o tribunal ainda não disse se eram culpados ou não...

2º) Agora o principal problema entre eles é o seguinte:

O pai do meu amigo quer pagar a parte dele mas o sócio não quer...

Terá o pai do meu amigo ficar responsável depois pela parte do sócio uma vez que o mesmo se recusa a pagar (pelo que sei os sócios são solidários entre si...)?

Quando o tribunal decidir efectivamente a setença poderão eles os dois dividir a divida e cada um ficar com a sua parte da divida e liquidarem como pretenderem? pelos visto um quer logo pagar tudo e ou outro quer ficar com o ordenado penhorado pelo resto da vida...

A principal preocupação do meu amigo é depois de o pai pagar a parte dele as finanças virem novamente atras dele pois o outro sócio não paga e que apesar de tudo a divida é da empresa ou seja dos dois...

Como não tenho conhecimentos para esta questão agradecia a vossa ajuda...

Mas parece-me no minimo injusto que o pai do meu amigo nunca mais fique livre disto tudo...

Outra questão: Se um dos sócios falecer o que ficar "cá" terá de pagar a divida no total ou os herdeiros directos (neste caso os filhos uma vez que é divorciado) herdam a divida do socio falecido?

Esta é outra preocupação do meu amigo...

cumps

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead