joaquim l

Insolvencia Singular versus Recibos Verdes

17 publicações neste tópico

Boa noite a todos,

Em primeiro lugar quero dar os meus parabéns pelo excelente trabalho que tem feito neste site. Estou a pensar avançar com um processo de insolvencia singular devido ao montante de dividas que tenho neste momento. Só que tenho uma dúvida: Estou desempregado e necessito de trabalhar, posso abrir actividade e passar recibos verdes? Posso avançar com um processo de insolvencia pessoal estando a passar recibos verdes? Conforme li "o insolvente não pode ter sido titular da exploração de qualquer empresa, nos três anos anteriores ao início do processo". Será que alguém me pode ajudar?

Com cumprimentos

Joaquim Lopes

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se o que te aflige é a questão de não poder ter sido titular da exploração de uma empresa, ser trabalhador independente não é ser dono de uma empresa...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pela ajuda

Cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Uma das condiçoes para se apresentar á Insolvência, é OBRIGATORIAMENTE trabalhar. Se passar recibos verdes, trabalha por conta propria,ou seja, cumpre um dos requisitos.

Para apresentar a insolvência não é obrigatório estar empregado, o que é obrigatório é durante o período insolvente ( 5 anos ) estar a trabalhar ou provar que está a procurar trabalho. Agora para o pedido da insolvência até pode estar desempregado que aliás é uma das grandes causas para chegar a este ponto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa noite,

obrigado pela ajuda

cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho um filho que é trabalhador independente, tem um divida para pagar ao fundo de garantia automóvel, tem um empréstimo habitação que tem as prestações em dia não tem rendimentos capazes de poder pagar essa divida pelo que a minha preocupação é saber se pedir a insolvência será a melhor maneira de ele poder continuar com a casa onde vive .

Obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho um filho que é trabalhador independente, tem um divida para pagar ao fundo de garantia automóvel, tem um empréstimo habitação que tem as prestações em dia não tem rendimentos capazes de poder pagar essa divida pelo que a minha preocupação é saber se pedir a insolvência será a melhor maneira de ele poder continuar com a casa onde vive .

Só com esses dados é muito difícil dizer se vale a pena dar um passo tão sério como o de pedir a insolvência. Sobretudo se as contas estão todas em dia, como diz.

Pessoalmente eu diria que o administrador da insolvência (ou lá como se chama) o vai fazer vender a casa para ter liquidez para pagar a dívida. Ou um qualquer outro bem, se ela não for assim tão grande. Mas lá está, sem números é difícil dizer.

Ele não conseguiria pedir um aumento do empréstimo para pagar essa dívida, por exemplo? Talvez começar por falar com o banco, para saber se tem alguma opção disponível... Ou talvez os rendimentos dele lhe permitam pagar a dívida em prestações? Já questionaram o FGA nesse sentido?

É caso para dizer que o barato sai caro - mais valia ter pago o seguro... :-/

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sou insolvente desde fevereiro de 2013, o ano passado o reembolso do irs foi-me penhorado. Vai continuar a ser penhorado mesmo sendo insolvente?

Com cumprimentos

Alice Rodrigues

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sou insolvente desde fevereiro de 2013, o ano passado o reembolso do irs foi-me penhorado. Vai continuar a ser penhorado mesmo sendo insolvente?

Eu imagino que te tenham explicado as consequências da insolvência.

Uma delas é que durante 5 anos (ainda estás dentro desse prazo, portanto), os teus rendimentos são todos escrutinados e, tirando uma parcela que é deixada para a tua sobrevivência, vai tudo para pagar as tuas dívidas.

Portanto, eu diria que sim - se não for penhorado é por uma questão semântica, mas deve ir para pagamento das dívidas também...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Durante os 5 anos tenta-se pagar o máximo possível das dívidas, mas no final dos 5 anos "limpa a folha"/começa do zero?

Acho que é assim :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Com cumprimentos

Alice Rodrigues

tudo depende do que ficou estabelecido na reunião de credores. Mas se estas insolvente não podem penhorar nada, pois essas penhoras devem ser eliminadas. pois se querem receber algum dinheiro têm que ir buscar ao processo da insolvência. Fala com o teu advogado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde, preciso da vossa ajuda.

Tenho um empréstimo habitação que esta em incumprimento e um credito automóvel de um veiculo que entreguei. Sou formadora, trabalho a recibos verdes. A minha questão é posso pedir insolvência e continuar a ser formadora?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho um empréstimo habitação que esta em incumprimento e um credito automóvel de um veiculo que entreguei. Sou formadora, trabalho a recibos verdes. A minha questão é posso pedir insolvência e continuar a ser formadora?

Naturalmente que sim - uma pessoa, mesmo depois de meter o pedido de insolvência, continua a ter dívida para pagar e a melhor forma de o fazer é trabalhando para ter dinheiro para as pagar.
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá bom dia.Sou insolvente, pessoa singular, já fez dois anos em julho. Tenho vivido do fundo de desemprego, querida criar o meu próprio trabalho, como terapeuta motivacional . Será que posso passar recibos verdes, e ter uma conta pessoal no banco, visto as minhas contas estarem bloqueadas. Grata pela ajuda

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá bom dia.Sou insolvente, pessoa singular, já fez dois anos em julho. Tenho vivido do fundo de desemprego, querida criar o meu próprio trabalho, como terapeuta motivacional . Será que posso passar recibos verdes, e ter uma conta pessoal no banco, visto as minhas contas estarem bloqueadas. Grata pela ajuda

Podes passar recibos verdes. Creio que as contas vão ficar bloqueadas, no entanto.

Fala com o administrador de insolvência (ou lá como se chama) sobre o assunto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde também eu estou insolvente singular,acontece que eu estive desempregado os primeiros 6meses do ano agora que estou a fazer os outros 6meses como fica em relação às férias e ao natal posso ficar com o dinheiro uma vez que vivi de ajudas de familiares o valor nem chega perto do que o juiz decidiu para sobreviver. Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde também eu estou insolvente singular,acontece que eu estive desempregado os primeiros 6meses do ano agora que estou a fazer os outros 6meses como fica em relação às férias e ao natal posso ficar com o dinheiro uma vez que vivi de ajudas de familiares o valor nem chega perto do que o juiz decidiu para sobreviver.

É uma questão a colocar ao administrador de insolvência.

Mas se o salário não chega ao mínimo de sobrevivência que tinha sido definido, diria que não será tocado...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead