imteractive

Declaração rendimentos online/estrangeiro

7 publicações neste tópico

Boa noite,

O meu caso é o seguinte: trabalho à algum tempo para uma empresa sediada na Austrália. Resido em Portugal e todo o trabalho é realizado e entregue online. A empresa paga-me em dólares americanos através da sucursal em Nova Iorque para uma conta em dólares que tenho cá. Não passo recibos nem nada parecido porque tal nunca me foi pedido.

Assim sendo não faço descontos nem pago qualquer tipo de impostos porque basicamente não sei se o terei de fazer. Já expus o meu caso na repartição das Finanças mas na altura não me souberam responder. Segundo me pareceu acho que estou numa "área cinzenta" da lei e ninguém tem a certeza de como deverei proceder para estar legal, ou até mesmo se terei de fazer alguma coisa.

Desde agradeço qualquer ajuda informada que me possam dar pois gostava de ver esta situação acertada.

Cumprimentos.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nos pagamentos que te fazem é feito algum tipo de descontos? Ou tiveste de preencher alguma papelada no início que te isentasse desse tipo de descontos?

Asim de repente, diria que estás a trabalhar nos EUA e portanto não tendo rendimentos cá não tens nada a declarar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sinceramente não faço ideia se a empresa faz algum tipo de descontos... Nunca me foi pedido que preenchesse nada.

Atenção que eu não estou a trabalhar nos EUA, mas sim cá!

De qualquer forma, obrigado pela opinião.

Mais alguém?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Atenção que eu não estou a trabalhar nos EUA, mas sim cá!

Eu percebi. Mas uma coisa é onde tu estás fisicamente a trabalhar e outra que pode ser diferente é onde está a tua relação contratual.

Por exemplo, eu sempre trabalhei no Porto e já estive uma altura a descontar para a SS em Lisboa (e quando foi preciso corrigir uma coisa lá foi o cabo dos trabalhos porque na altura os sistemas ainda não estavam interligados). Ou também já estive a trabalhar no estrangeiro mas continuavam-me a pagar por cá (porque eu estava lá a mando da empresa de cá que era quem me pagava).

De igual forma podes estar a trabalhar cá fisicamente, e a tua relação laboral, sendo com uma empresa americana, estar sujeita à legislação americana.

Nunca recebeste recibos de vencimento, por exemplo? Ou declarações de rendimentos?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Meu caro:

Pretender declarar qualquer tipo decrendimento nessas circunstâncias é puro masoquismo.

Repare que não tem direito a nada, subsidio de desemprego, reforma, seguro de doença, baixa etc.

Tambem eu coloquei essa questão ás Finanças a seu tempo, e a resposta foi mais ou menos idêntica quanto á " cinzentude" do trabalho online.

Consegue Justificar a origem do dinheiro com que é pago?

Quanto lhe retêm de impostos?

São empresas legais? São pessoas particulares?

Etc etc.

O meu caro pode até não ter  meio de  saber isso.

Portanto o meu conselho é que não seja masoquista e esqueça isso de declarar impostos!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite,

Antes de mais muito obrigado pelas respostas!

A empresa para a qual trabalho é legítima e consigo provar a origem do dinheiro caso tal me seja exigido. No entanto não sei se a empresa fará os tais descontos no país em que está sediada.

@Pauloaguia Não sei o que entender por recibos de vencimento ou declarações de rendimentos, mas recibo comprovativos das transferências... Mas não sei até que ponto podem ser usados como prova legal.

Apesar das vossas respostas irem no sentido de não ter que declarar nada, continuo um pouco de pé atrás com esta situação. Sinceramente não sei mesmo o que fazer. Como é lógico também não me apetecia nada ir às Finanças ter uma atitude "masoquista" (como diz o nili) caso não o tenha que fazer.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde

venho aqui desenterrar este tópico, pois encontro-me numa situação semelhante.

Vou trabalhar para uma empresa estrangeira, com um contrato nesse país, mas resido em Portugal

e o trabalho é todo feito online.

A empresa faz os descontos nesse país, mas eu não terei de passar recibo algum.

Nesta situação terei de declarar em Portugal estes rendimentos?

agradeço desde já a vossa ajuda!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor