JoaoFa

Acto Isolado ou Recibo Verde? Caso concreto.

7 publicações neste tópico

Boa tarde,

Venho pedir uma ajuda aos experts em finanças, visto esta não ser, definitivamente, uma área que domino.

Terminei contrato como estagiário profissional no início de Novembro. Vou ficar na empresa, mas só agora me fizeram a proposta, garantindo e dando a palavra que iria receber, pelo menos até perceberem se eu iria lá ficar, tal como tinha recebido até então.

Hoje voltaram-me a falar na questão e querem que eu assine contrato como se tivesse sido logo integrado na empresa. O que acontece é que eu estou há um ano sem férias, e preciso descansar a cabeça. Ando demasiado cansado, só a pensar em trabalho, preciso mesmo de uns 15 dias de descanso.

Ora, se assinar logo contrato como se tivesse ficado logo na empresa, não posso tirar férias! A não ser que me deixam (e deixariam...) mas ficaria logo condicionado para o resto do ano pois iria gozar férias antecipadas, iria dar ao mesmo, ao nível de dias de descanso por ano, pois no "Verão" não as iria puder gozar.

Ora, solução pensada? Assumir estes dias como trabalho a recibo verde ou a acto isolado, tirar 15 dias, e assinar contrato.

Estamos a falar de valores à volta de 1500€. O que me compensa mais, a nível de impostos? Abrir actividade e passar recibo ou apenas um acto isolado? Seria a segunda vez que abriria actividade, por isso já não estarei isento de nada, segundo sei, mesmo que na primeira vez não tenha completado um ano de actividade mas apenas 6 meses.

1) Em qualquer um dos casos, tendo como exemplo os 1500€, quanto pagaria de impostos?

2) Outra questão, talvez a mais importante e a que poderá definir a minha opção: Se eu optar por abrir actividade e passar recibos verdes respectivos a Novembro e a Dezembro, pagando segurança social (pois assumo que sendo a segunda vez que abro não estarei isento), estes dois meses contarão para efeitos de eventual futuro subsídio de desemprego?

Muito obrigado.

Cumprimentos.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O melhor é mesmo acto unico, dado que apenas pagas 23% referentes ao iva

desdobrando:

1500 * 2 = 3000

3000/1,23= 2.439€

Ou seja referente a esse 2 meses ficas com 2.439 e entregas 561 de Iva caso seja a RV a entidade terá de reter 21,5% de irs e 11% ss = ficas com menos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado, fiquei esclarecido! 

E quanto à questão dos RV, fazendo desconto para a segurança social... conta como 2 meses, para efeitos de possível futuro de Desemprego? Nunca sabemos o dia de amanhã... e como irei realizar um contrato a termo incerto =X

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado, fiquei esclarecido! 

E quanto à questão dos RV, fazendo desconto para a segurança social... conta como 2 meses, para efeitos de possível futuro de Desemprego? Nunca sabemos o dia de amanhã... e como irei realizar um contrato a termo incerto =X

Esquece nao conta para nada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois... bem, lá terei de ponderar bem. Obrigado pelos esclarecimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em tudo na vida, aconselho-o a pedir opiniões, mas pense por si também..

1)Se fizer acto isolado, paga IVA no mes imediatamente a seguir ao qual passou o recibo verde. Se recebe 3000 euros, então, 560,98 euros de IVA.

2) Se abrir actividade, e ainda que pague Seg Social, vai ser enquadrado no 1º escalão, ou seja, 124,09

Portanto, se tiver que pagar 2 meses de seg social, são 238,18 e dois meses mais para a sua carreira contributiva.

Ou seja: se optar por esta ultima opção, além de ter ainda os 2 meses mais para a sua carreira contributiva, poupa ainda 312,80 centimos.

Quanto ao valor a reter, o qual não sabemos, pois a taxa depende da acitividade exercida,  não a considero custo, pois pode-la-á recuperar no reembolso do IRS..

Conclusão: Entre pagar 560,98 e pagar 238,18... decida por si!

Percebo o seu argumento também!

Obrigado, será tido em conta certamente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

quais são os descontos num recibo unico para uma cobrança de 1 milhão de euros

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead