Como posso calcular a taxa efetiva de IRS

4 posts in this topic

Posted · Report post

Olá a todos! Preciso imenso da vossa ajuda, pois estou a fazer um trabalho para a faculdade e necessito de saber como se calcula a taxa efetiva de IRS dado o rendimento coletável. Obrigado.

0

Posted · Report post

Olá a todos! Preciso imenso da vossa ajuda, pois estou a fazer um trabalho para a faculdade e necessito de saber como se calcula a taxa efetiva de IRS dado o rendimento coletável. Obrigado.

Rendimento Colectável = Rendimento Bruto - Deduções específicas

Ex. 50.000€

Coeficiente = 1 ou 2 (número de titulares - solteiro/casado)

Ex. 2

Imposto Apurado = ((Taxa escalão IRS% * (Rendimento Colectável / Coeficiente) - Parcela a abater) * Coeficiente

Ex: Imposto apurado = (33,38% * (50.000 / 2) - 2.959,11€) * 2 = 10.771,78

Finalmente,

Taxa efectiva = Imposto Apurado / Rendimento Colectável

Ex. 21,54356%

Para o escalão de IRS deve-se considerar o valor após divisão do rendimento colectável sobre o coeficiente, ou seja, se o rendimento colectável for 50.000€ para um casal, deve-se considerar o escalão que incide sobre 25.000€, e respectiva parcela a abater.

Espero que ajude.

0

Posted · Report post

gostaria que me dissessem como se calcula a parcela a abater no irs.

0

Posted · Report post

gostaria que me dissessem como se calcula a parcela a abater no irs.

Vivas João

A parcela a abater corresponde à importância mínima desse escalão multiplicada pela diferença das taxas entre esse mesmo escalão e o imediatamente inferior, acrescendo a parcela desse mesmo escalão anterior (quando existe, claro).

Ou seja, nas taxas de IRS do art. 68 do código de IRS (neste exemplo vou utilizar as taxas do Continente para o Exercício 2013), temos:

1º escalão - De 0 a 7000€, Taxa 14,5%

2º escalão - de 7.000€ a 20.000€, Taxa 28,5%

3º escalão - de 20.000€ a 40.000€, Taxa 37%

[etc]

No primeiro escalão não existe parcela a abater (não existe escalão inferior), ou seja, será 0,00€.

No segundo escalão, a parcela abater corresponde à diferença das taxas multiplicada pelo limite minimo desse escalão, ou seja, (28,5%-14,5%) * 7.000€ = 980,00€

No terceiro escalão (e seguintes), a parcela abater corresponde à diferença das taxas multiplicada pelo limite mínimo desse escalão, escrescida da parcela a abater do escalão anterior, ou seja, (37%-28,5%)*20.000€ + 980,00€ = 2.680€

Na prática existem outras formas de obter esta parcela a abater, mas esta forma é - a meu ver - das mais fáceis.

Cumps

// FCLage

0

Your content will need to be approved by a moderator

You are commenting as a guest. If you have an account, please sign in.