PatDan

Herdeiro - caso eu morra

5 publicações neste tópico

Olá, sou nova no forum e tenho uma duvida:

Sou solteira, tenho um filho de 1 ano, o meu ex-companheiro contribui para a pensão de alimentos do meu filho. Mas a minha duvida é: tenho uma casa que é só minha, na qual estou a pagar um empréstimo ao banco, caso eu morra, o herdeiro é o meu filho certo? Mas ele é menor. Como fica a situação da casa? Meus pais ficam como titulares da casa enquanto o miudo é menor?

O meu interessa é o pai do meu filho não meter os pés na minha casa caso eu morra.

Será melhor fazer um Testamento ou algo do genero?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá, em caso de ocorrer o seu óbito, certamente o unico herdeiro legitimo será o seu filho, mesmo sendo menor, mas até que este tenha maior idade terá de ter um tutor, neste caso não sei quem é que atribuí o tutor, mas mesmo que o seu ex companheiro fosse nomeado tutor, nunca poderia se apoderar de nada, o papel do tutor é apenas para salvaguardar perante o tribunal, ou seja comprovar que todos os bens existentes são aqueles e que pertencem a partir desse momento ao unico herdeiro, mas como é menor só poderá usufruir deles quando tiver 18 anos, no entanto, deve colher uma opinião de um profissional, é que as leis estão sempre a mudar, e nestes casos nunca se sabe. A própósito porque acha que vai morrer? 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
A própósito porque acha que vai morrer?

Já lá dizia a outra: para morrer só é preciso estar-se vivo :D

Tomara toda a gente tivesse o bom senso de não se esquecer disso e ir pensando de vez em quando em não deixar cá problemas para os outros resolverem... :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá, sou nova no forum e tenho uma duvida:

Sou solteira, tenho um filho de 1 ano, o meu ex-companheiro contribui para a pensão de alimentos do meu filho. Mas a minha duvida é: tenho uma casa que é só minha, na qual estou a pagar um empréstimo ao banco, caso eu morra, o herdeiro é o meu filho certo? Mas ele é menor. Como fica a situação da casa? Meus pais ficam como titulares da casa enquanto o miudo é menor?

O meu interessa é o pai do meu filho não meter os pés na minha casa caso eu morra.

Será melhor fazer um Testamento ou algo do genero?

O empréstimo não está segurado?

Se está, em caso de falecimento (depende das condições do seguro) os descendentes ficam assegurados dentro das cláusulas do seguro que foi efetuado. Se o descendente é menor, a familia direta tomará conta dos bens e assegurará os compromissos (IMI,...). Se não assegurar, arrisca-se a ficar também sem a habitação. Mas era melhor não pensar a tão longo prazo. Tente fazer um "pé de meia" para eventualidades e despesas extras!...

Se não tem seguro, é melhor ir fazer o quanto antes!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Davide1, realmente, pra morrer basta tar vivo!! Não conto de morrer tão cedo, ainda sou demasiado nova...

Em relação ao emprestimo, está assegurado, claro....

Eu tb opino da mm maneira que voces, principalmente JRibeiro, que o pai nunca irá meter os pés em casa nem se apoderar de nada, pelo menos enquanto miudo for menor. Não estou eu a fazer sacrificios todos os meses a pagar a casa, pra um dia ficar sem ela e o vir outra pessoa que nem da minha familia é usufruir o que foi meu.

Obrigada pessoal!!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead