undertaker

Liquidação BPN?

6 publicações neste tópico

Caros,

Gostaria de saber o que acontece aos depósitos a prazo se a liquidação do BPN acontecer.

De acordo com as últimas noticias a probabilidade é grande e se isso acontecer os depósitos são transferido para a CGD, por exemplo, ou são devolvidos aos depositantes sem juros?

Obg

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Venda do BPN ao BIC estará "fechada nos próximos dias"

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=522399

O Governo e os angolanos do BIC vão "fechar o acordo de venda do Banco Português de Negócios nos próximos dias", garantiu fonte oficial do Ministério das Finanças ao Negócios.

Neste momento, e depois de ultrapassadas diversas divergências, "estão a ser ultimados os detalhes do negócio", esclareceu a porta-voz de Vítor Gaspar.

Os pormenores finais da operação deverão ser anunciados após a formalização do contrato de venda do BPN, pouco mais de três anos depois da nacionalização do banco decidida pelo anterior Governo no início de Novembro de 2008. Mas antes terão ainda de ser aprovados em Conselho de Ministros.

O entendimento entre o Governo e o BIC, que em Portugal é liderado por Luís Mira Amaral, surge depois de mais de três meses de um processo negocial recheado de braços-de-ferro. O presidente da operação portuguesa do banco angolano chegou mesmo a admitir a possibilidade de as negociações não chegarem a bom porto. "Não sei se [as negociações] estão a avançar ou a atrasar. Não chegámos ainda a acordo com o Governo, não sei se vamos chegar, não sei dizer mais que isto", afirmou Mira Amaral, há pouco mais de uma semana.

Os principais pontos de divergência entre o vendedor e o comprador do BPN estavam relacionados com as responsabilidades futuras que o BIC pretendia que o Estado assumisse, designadamente no que diz respeito aos processos judiciais de que o banco esteja ou possa vir a ser alvo e aos trabalhadores a dispensar. Outro dos assuntos que suscitou discussão foi o aumento de capital do BPN a assegurar pelo Tesouro.

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Hoje também já sairam mais noticias a dar conta da venda do banco.

No entanto gostava de saber o que aconteceria se eventualmente o banco fosse liquidado. Os depositantes teriam o seu dinheiro devolvido pelo fundo de garantia ou não?

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá Undertaker,

Olha se queres que te diga, muito sinceramente, não tenho qualquer "pena" das pessoas que possam ficar lesadas caso o BPN se liquide, ou mesmo aconteça o mesmo com o BCP, pela simples razão que todos sabem das notícias e factos e só continuam a ter lá conta quem quer. Se não houvesse outros bancos até entendia, assim...

Só se queima quem anda no fogo!

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como tenho contas em 4 bancos, não estou muito preocupado.

Nunca se devem pôr todos os ovos no mesmo cesto...

Em relação ao BPN, as pessoas 5 estrelas e o serviço 5 estrelas também...mas enfim não têm culpa do passado recente!

No entanto a dúvida mantém-se e é aplicável a todos os bancos não é verdade? Ainda por cima a CGD e o BPN são os únicos nacionalizados e por isso mais seguros n?

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pois tenho exactamente opinião contrária: Por serem do estado têm mais risco pois não têm accionistas para injectar dinheiro!

Mas o que acho que em Portugal não se dá muito valor é às condutas mais sérias e aos valores da credibilidade.

BPN e BCP têm um passado e presente negro no que refere a transparência e credibilidade!

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead