f11informatica

Abrir uma Loja de Informática

9 publicações neste tópico

Boa tarde...

Estou a pensar em abrir uma loja de informática, mas não tenho ideia de como funciona perante a legislação, custo que representa etc..

Ainda não estou colectado e também gostaria de saber como o fazer. Para tudo e se possível, gostaria também de saber os custos de todo este processo!

Alguém me pode ajudar?

Cordiais cumprimentos,

Rui Ferreira.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

bem.. 2 questões:

tens mercado? na zona onde vais abrir a loja? (muito importante neste ramo)

será que não preferes uma parceria?  a chip7 tem algumas vantagens(não me perguntes quais, mas pela quantidade de lojas que têm aberto, deve haver algumas...)

quanto as burocracias, deixo para os entendidos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

falando por experiencia e objectivamente :

queres-te enforcar? se sim avança.

Se nao, pensa em outro negocio

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na zona onde pretendo abrir a loja não existe comércio do género. Fica em uma zona urbana onde moram centenas de estudantes universitários. O espaço destinado à loja situa-se mesmo ao lado do café mais movimentado da zona.

Mercado não falta até porque estou a planear várias frentes como por exemplo a conciliação da informática com a reparação de equipamentos electrónicos o que já traria outros horizontes à empresa. Mas para começar gostava de algo simples, algo de reparação, manutenção, ponto de venda de equipamentos informáticos, criação de web-sites profissionais, assistências técnicas ao domicilio e modding em geral.

O problema é que a legislação parece um bicho de 7 cabeças e eu não sei para qual delas me "atirar"!

Cumprimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bem, uma das primeiras coisas a fazer é inteirasres-te da legislação aplicável.

Alguns sites óbvios como o das Finanças ou o da Segurança Social onde podes encontrar legislação e respostas a perguntas relacionadas com o fisco e o mercado de trabalho (mesmo que não contrates funcionários, há coisas sobre a SS que provavelmente vais querer saber). Não esquecer também de consultar o site da ASAE - afinal de contas são eles que te vão fiscalizar ;)

Obviamente nem toda a legislação se aplicará ao teu caso concreto, e provavelmente nem vais ter paciência para a ler toda, mas ajuda a saber quais são as principais questões com que te deves preocupar. Por exemplo, como te coletar é capaz de depender do modelo de negócio que pretenderes seguir. Vais abrir uma empresa? Ser empresário em nome individual?

Obviamente também te deves preocupar com o acesso aos fornecedores, ir fazendo desde já contactos, perceber de quem precisas e o que precisas de fazer para ter negócio com eles. Por exemplo, pretendes acumular stock na loja? Ir encomendando à medida que tiveres encomendas (o que implica que os fornecedores tenham stock para te vender), etc. Aliás, diria mesmo que é por aqui que deves começar - estudar os custos do negócio propriamente dito - isso pode ajudar a optar pelo enquadramento com que te deves apresentar perante o fisco... Mas isso ninguém te vai saber responder - tu é que sabes por quanto consegues negociar o aluguer do espaço, quanto custa a instalação (expositores, arranjo das montras, rever a instalação elétrica, etc), despesas de funcionamento (água, luz, salários, etc - por falar nisso, será preciso rever a instalação elétrica?), quais os contactos que tens (ou precisas de arranjar) com fornecedores, a estimativa que tens de mercado e de vendas (faz vários cenários, desde um mais optimista a um mais pessimista), quanto custa cumprir as imposições legais (um livro de reclamações é barato; uma eventual licença camarária, se aplicável, talvez nem tanto).

Depois para dar início ao negócio propriamente dito, tens alguns pontos de contacto que te podem ajudar a arrancar:

http://www.empresanahora.pt

http://www.portaldolicenciamento.com/

Para além de te apoiarem na parte burocrática, provavelmente ajudam-te também a esclarecer parte das tuas dúvidas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desde já um muito obrigado pelos esclarecimentos mas ainda tenho dúvidas em relação aos custos de licenciamentos e registos como:

- Colecta pessoa singular  (não sociedade) na prestação de serviços informáticos;

- Registo do nome da empresa (por ex: f11informática)

- Licenciamento do espaço comercial (o que necessito e quais os custos ex:montra, reclames luminosos);

- Todos estes licenciamentos têm de ser pagos anualmente ou têm valores fixo e são pagos apenas uma vez?

Cumprimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nessa loja de informática pensa num serviço de fotocópias. Eu por mês tiro mais de 1.000 paginas em fotocópias e como eu, muitos colegas... Oferece um preço competitivo por volta dos 0,015€ e os 0,02€ por pagina, para impressões a partir de um mesmo ficheiro ou cópias de folhas soltas, que de certeza que vais ter muitos clientes.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

- Licenciamento do espaço comercial (o que necessito e quais os custos ex:montra, reclames luminosos);

- Todos estes licenciamentos têm de ser pagos anualmente ou têm valores fixo e são pagos apenas uma vez?

Cumprimentos.

aqui no funchal, paga-se 6€ m2 mês pela publicidade luminosa, e 5€m2 mes pela não luminosa, sujeita a aprovação... por aí deve ser parecido. pago anualmente..

o registo do nome da empresa será feito no acto de abrir a mesma..

mas penso que deves ler bem o post do pauloaguia e fazer uma lista do que tens e do que precisas relativamente aos contactos fornecedores, condições do aluguer etc e tal e ver os custos e ver se o retorno será mesmo bom...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E como e onde se contacta os fornecedores?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor