davidmleal

Divida Publica - Possivel Solução de redução

4 publicações neste tópico

Já pensei nisto algumas vezes, e não sei porque os estados europeus não implementaram esta medida.

Exemplo : A grecia deve 8.000.000.000 euros das obrigações que vencem em 2012, que estão cotadas no mercado a 40.25%, ou seja, o valor actual dessas obrigações são 3.220.000.000 euros.

Se fosse possivel a grecia comprar todas as essas obrigações, iria ter uma redução de 4.780.000.000 do valor a pagar na maturidade, ou seja, teria uma redução imediata na divida publica sem ter de pagar nada. Evitava em 2012 endividar-se mais 8 mil milhões de euros para pagar as suas obrigações que vencem. Permitia uma redução do valor da intervenção internacional, com as compras massivas do proprio estado o valor das obrigações começavam a valorizar e a confiança nos mercados voltava.

Somente quem vendesse iria ter prejuizo, mas ninguem obriga a vender, agora para os estados e para os contribuintes seria optimo, porque deixavam de dever tanto dinheiro.

Eu sei que pode parecer simplista, mas para que pedir ajuda internacional para pagar a sua divida na totalidade (maturidade), em vez de aproveitar a ajuda internacional para comprar divida antes da maturidade e aproveitar o seu actual preço reduzido.

Claro que um estado comprar divida a cotação começava a subir imediatamente, mas não é isso que pretendemos?????

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se a Grécia tivesse esse dinheiro provavelmente não o teria pedido emprestado em primeiro lugar... Precisava de pedir dinheiro emprestado outra vez - e a taxas mais altas do que as da emissão que estaria a comprar...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já pensei nisto algumas vezes, e não sei porque os estados europeus não implementaram esta medida.

Exemplo : A grecia deve 8.000.000.000 euros das obrigações que vencem em 2012, que estão cotadas no mercado a 40.25%, ou seja, o valor actual dessas obrigações são 3.220.000.000 euros.

Se fosse possivel a grecia comprar todas as essas obrigações, iria ter uma redução de 4.780.000.000 do valor a pagar na maturidade, ou seja, teria uma redução imediata na divida publica sem ter de pagar nada. Evitava em 2012 endividar-se mais 8 mil milhões de euros para pagar as suas obrigações que vencem. Permitia uma redução do valor da intervenção internacional, com as compras massivas do proprio estado o valor das obrigações começavam a valorizar e a confiança nos mercados voltava.

Somente quem vendesse iria ter prejuizo, mas ninguem obriga a vender, agora para os estados e para os contribuintes seria optimo, porque deixavam de dever tanto dinheiro.

Eu sei que pode parecer simplista, mas para que pedir ajuda internacional para pagar a sua divida na totalidade (maturidade), em vez de aproveitar a ajuda internacional para comprar divida antes da maturidade e aproveitar o seu actual preço reduzido.

Claro que um estado comprar divida a cotação começava a subir imediatamente, mas não é isso que pretendemos?????

Porque a divida no mercado secundário é quase inexistente comparada com a que existe. Sim dá para poupar uns trocos se forem comprar a propria divida ao mercaddo secundário... mas isso é uma ínfima parte da divida total existente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Juros a cinco anos atingem mínimos históricos

Os juros da dívida portuguesa com maturidade a cinco anos caem esta quarta-feira 10,2 pontos base para 2,51%. Este é o valor mais baixo desde, pelo menos, 1997, ano em que a Bloomberg começou a agregar os dados.

8) 

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead