Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante Miguel Leitão

Recibos verder: preciso de saber tudo e mais alguma coisa...

4 publicações neste tópico

Olá! Já vi que por aqui já foram abordados por várias vezes o tema dos recibos verdes... por isso peço desculpa se me estiver a repetir.., mas preciso mesmo de saber tudo.

Muito provavelmente em Dezembro serei "forçado" a iniciar a minha aventura nos recibos verdes. Será a minha primeira vez e por isso tanta dúvida me tem surgido.

Gostava de saber se é possível fazer as contas para de modo a saber o valor que vou querer ganhar liquido ao fim do mês... ou seja o valor que recebo já com todos os descontos que tenho de fazer (IRS, IVA, SS, e outros se houver).

Se existe simuladores que me possam ajudar, que descontos terei de fazer, como fazer onde fazer... tudo tudo... peço desculpa mas estou mesmo muito verde neste assunto.. e tenho alguma urgência em saber o mais que puder sobre o assunto...

Muito obrigado a todos que me poderem ajudar a esclarecer sobre este assunto.

Cumprimentos.

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite,

Ninguém me consegue elucidar? Ou que me possa indicar onde posso obter essa informação?

Obrigado.

Cumprimentos

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se não disseres nada e optares pelo regime simplificado, tipicamente terás de fazer retenção na fonte de IRS à taxa de 21,5% e cobrar IVA sobre os teus serviços. No entanto, se o volume de negócios for inferior a 10.000€ / ano, podes ficar no regime de isenção de IVA e optar por não te fazerem retenção na fonte. Quando chegar a altura de meter a declaração de IRS o fisco vai assumir que o teu rendimento coletável corresponde a 70% dos teus rendimentos brutos (20% se se tratar de vendas).

Em vez do regime simplificado podes optar pelo regime de contabilidade organizada - aqui terás de pagar a um contabilista ou a um TOC mas, em compensação, poderás deduzir as despesas que efetivamente tens com a tua atividade. Se estas forem bastante superiores aos tais 30% do volume de negócios é bem provável que compense optar por esta via. Tem em conta que só podes mudar do regime simplificado para a contabilidade organizada ao fim de 3 anos (a menos que tenhas um volume de negócios superior a, salvo erro, 100.000€, altura em que se torna obrigatório optar pela contabilidade organizada de qualquer forma).

Quanto à SS estás isento durante o primeiro ano. A partir do primeiro ano começas a ter de descontar para a SS (a menos que te enquadres num regime de isenção - por exemplo, por acumulares com trabalho por conta de outrem sobre o qual já faças descontos para a SS). O valor dos descontos vai depender do escalão em que te encontres.

No entretanto não esquecer que, como em qualquer outra profissão, é obrigatório um seguro contra acidentes de trabalho.

Mas se queres saber o mais possível, o melhor mesmo é consultar o Portal das Finanças e o site da Segurança Social - estão lá as explicações todas, com números e até mesmo alguns guias úteis. E claro, se queres saber mesmo tudo, então é ler a legislação de fio a pavio :)

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/

http://www2.seg-social.pt/left.asp?02.03

http://www2.seg-social.pt/left.asp?05.18.08.06#etiqueta Pag

http://www2.seg-social.pt/left.asp?05.18.08.06#etiqueta PS

E se quiseres saber mais alguma coisa, há também alguns sites dedicados especialmente a esta área. O mais conhecido é provavelmente o FERVE (prestar atenção à data da informação prestada, alguma pode estar já desatualizada)

http://fartosdestesrecibosverdes.blogspot.com/2009/05/questoes-frequentes-sobre-recibos.html

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado Paulo.

Já tenho muito por onde me entreter e ficar a perceber mais um pouco sobre o assunto.

cumprimentos

0

Partilhar esta publicação


Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0