pirolito

Gerir dinheiros do meu pai. Em que sarilhos me estou a meter?

3 publicações neste tópico

Estou prestes a assumir a gestão de uma conta com dinheiros do meu pai.

Eu e mais uma irmã minha ficaremos titulares da conta mas eu ficarei com a responsabilidade maior de gerir, prestar contas, etc.

A ideia é investir parte dos dinheiros em investimentos de baixo risco e curto prazo. Os lucros serão depois transferidos para a conta do meu pai.

A minha questão principal:

em que sarilhos me estou a meter? e qual a melhor maneira de me prevenir de eventuais problemas?

Estava a pensar fazer uma declaração a dizer qualquer coisa como me responsabilizo pela gestão dos fundos da melhor maneira e a favor do meu pai. Mas sinto que me devia proteger de qualquer maneira (como??) para o caso de as coisas darem para o torto (por exemplo, no caso de os investimentos não darem lucros ou no caso de eu ter que retirar dessa conta algum pagamento extra para o meu pai (ex. operação no hospital, férias, ...).

Devo ainda acrescentar que existem mais dois irmãos que vão ficar fora desta conta.

E também me gostaria de precaver sobre o que acontece a este dinheiro se o meu pai entretanto falecer (eu tenho consciência que este dinheiro não é meu e que deverá ser dividido pelos 4 irmãos, mas quero por isso por escrito para todos, irmãos e pai, ficarem descansados).

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para mim há um problema fundamental: é os teus irmão ficarem fora da conta... Os teus irmão concordam com essa situação?

Eles podem assumir que esse dinheiro já faz parte da potencial herança e, como tal, em caso de investimento menos bem sucedido é possível que tenhas de prestar esclarecimentos sobre o motivo pelo qual andas a delapidar, ainda que de forma não intencional, a herança.

Eu estou numa situação parecida com a tua, pois faço a "gestão" de algum dinheiro do meu avô e da minha tia. Contudo, não preciso de papeis nenhuns, nem de declarações... E isto porquê?

Porque eu não tenho nenhum dinheiro numa conta em meu nome. As contas são dos meus familiares, são eles que possuem os cartões, os códigos de acesso ao netbaking, etc. A minha acção é de conselheiro, isto é, eu proponho-lhes investimentos, eu vou com eles ao banco para esclarecer dúvidas sobre os investimentos, eu faço o planeamento do investimento, eu ajudo à constituição dos vários depósitos a prazo quando são realizados via netbanking. Contudo, o meu avô e a minha tia estão envolvidos no processo de decisão, em todos os níveis. Assim, eles sabem que o dinheiro que eles têm será sempre deles enquanto estiverem vivos (as contas bancárias são exclusivamente deles), sabem onde está o seu dinheiro e sabem que o dinheiro está a ser bem gerido.

Penso que deverias ter uma acção menos activa na gestão do dinheiro do teu pai. O dinheiro poderia manter-se numa conta do teu pai e tu terias uma acção de conselheiro, ajudando-o a fazer a gestão, mas o dinheiro estaria sempre em nome do teu pai. Assim, terias que dar menos satisfações aos teus irmãos, afinal não estás a gerir nada que um dia poderá vir a constituir a herança deles, estás sim a ajudar o teu pai. Além disso, ao envolveres o teu pai na realização dos investimentos, tu não tens de prestar contas de nada pelo menos directamente, pois o teu pai saberá sempre o que se passa e terá uma palavra a dizer sobre aquilo que é dele.

Resumindo, não precisas de papeis ou de declarações para aconselhar o teu pai.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado pelo comentário HMac.

Os teus irmão concordam com essa situação?

Sim, e têm mesmo que ficar de fora.

Penso que deverias ter uma acção menos activa na gestão do dinheiro do teu pai. O dinheiro poderia manter-se numa conta do teu pai e tu terias uma acção de conselheiro, ajudando-o a fazer a gestão, mas o dinheiro estaria sempre em nome do teu pai.

Pois, seria a situação ideal. Mas não pode ser pois, por razões que não vou aqui pormenorizar, o meu pai não poderá ter acesso a esta conta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor