Visitante ana.portugal

IVA - Deduções

9 publicações neste tópico

Boa tarde,

Em relação às despesas dedutíveis no IVA, devemos indicar o valor total ou apenas o valor do IVA. Por exemplo, se carregámos o telemóvel com 100€ teremos de deduzir os 100€ ou apenas os 23€ relativo ao IVA desses 100€?

Só são dedutíveis as despesas sujeitas a IVA a 23%, certo?

Obrigada.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A ideia das deduções do IVA é deduzir-se o IVA que já pagámos para se pagar imposto apenas sobre o valor que efetivamente foi acrescentado por nós.

Ou seja, o que se deduz são os 23€. (Já agora, se o que foi pago foram 100€, o IVA não é 23€ mas sim 18,70€).

São dedutíveis as despesas que são essenciais para a atividade. E mesmo assim, algumas delas têm mais uma série de regras. Está quase tudo descrito no Código do IVA, disponível no Portal das Finanças.

Mas às tantas é melhor contratar a ajuda de um TOC...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caro pauloaguia, agradeço a prontidão da sua resposta.

Só uma dúvida relativamente aos 18.70€... O Iva dos telemóveis é a 23% logo, este valor sobre os 100€ daria 23€. Como dá 18.70€? Estarei a calcular mal?

Em relação a despesas relacionadas com a actividade (Formadora), só posso incluir o telemóvel e despesas com material de escritório (resmas, material informático e pouco mais). Como possuo uma viatura a diesel que não está no meu nome, não posso deduzir o gasóleo. Adquiri um telemóvel uma vez que o que tinha avariou. Poderei incluir o valor do Iva desse equipamento no próximo Iva (só o comprei em Outubro)?

Agradeço a atenção prestada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas pagaste 100€ ou 123€?

Se o valor do serviço é de 100€ o IVA é 23€, pagas 123€ no total, concordo. Mas repara que 23€ não são 23% de 123€ ;)

(seja como for, nas faturas não vem o valor do IVA discriminado? É preciso estar a fazer contas?)

Quanto ao resto não sou TOC nem sequer percebo muito desses assuntos. Sei que a regra geral é a que disse, se quiseres uma resposta definitiva, ou espera por alguém mais esclarecido ou então pergunta nas Finanças ou a um TOC...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No total paguei 45€ (os 100 eram um exemplo mais fácil pois a matemática às vezes falha) ;).

Ou seja, terei de deduzir apenas 10.45€ que é o Iva referente aos 45€, certo? :)

Por incrivel que pareça, a tmn não emite facturas com o Iva discriminado... ::) temos de fazer as contas "à calculadora"...

Obrigada. :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Ou seja, terei de deduzir apenas 10.45€ que é o Iva referente aos 45€, certo? :)

Errado.

Tens um sistema de duas equações:

IVA + PreçoBase = 45€

IVA = PreçoBase * 23%

Ou seja,

PreçoBase + (PreçoBase * 23%) = 45 <=> PreçoBase = 45 / 1.23 = 36,59€ => IVA = 8,41€

E se não consegues distinguir entre a conta para adicionar o IVA a um preço e a conta para achar o IVA quando este já está incluído, mesmo depois da dica deixada acima, acho que não devias fazer a tua contabilidade sozinha...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada pelo esclarecimento. A matemática não é o meu forte. ::)

O telemóvel é mesmo o único documento onde não aparece discriminado o Iva.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

o que e o iva discriminado?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É o IVA que aparece nas facturas, o valor que pagaste dele. Penso eu

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead