Pedro85

Pagamento de IVA com um volume de negócios abaixo dos 10000€ ??

6 publicações neste tópico

Bom dia,

Na passada 6ª feira recebi um e-mail a avisar do pagamento trimestral do IVA, no entanto quando dei início de actividade em Julho deste ano declarei um volume de 6000€/ano, bem abaixo dos 10000€/ano exigido para começar a pagar o IVA. O e-mail dizia qualquer coisa como:

" ... verificamos na nossa base de dados do IVA que está enquadrado no regime normal trimestral. Assim, alertamos para a obrigatoriedade de entrega, até ao dia 15 de Novembro, da declaração periódica de IVA, por transmissão electrónica de dados, acompanhada dos anexos que se mostrem devidos, relativa às operações efectuadas no 3º trimestre de 2011 ..."

Já tive actividade iniciada no passado, em 2008, mas o valor dos recibos não passou os 4000€ também...

Gostava de saber informações sobre esta situação por favor. Devo ignorar o e-mail? Ou tenho mesmo de pagar o IVA? Se sim porquê?

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nunca se deve ignorar uma mensagem das Finanças!

Quando reabriste atividade declaraste que ias ter um volume de negócios de 6000€ / ano ou de 6000€ até ao fim do ano? É que se foi a segunda, como começaste em Julho, isso dá mais de 12.000€ / ano e ficas no regime de IVA...

Teria sido isso?

É capaz de ser melhor ires às Finanças confirmar. No mínimo responde ao mail a colocar as questões que aqui colocaste... E eu acrescentaria uma: se não tens cobrado IVA aos teus clientes, como é agora calculado o IVA a pagar, se chegar a isso?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Supondo que estás a preencher recibos verdes eletrónicos, se as Finanças sabem que estás no regime de IVA, não deviam impedir a escolha da opção de isenção de IVA? ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá Paulo, obrigado pelas respostas.

Nunca se deve ignorar uma mensagem das Finanças!

Quando reabriste atividade declaraste que ias ter um volume de negócios de 6000€ / ano ou de 6000€ até ao fim do ano? É que se foi a segunda, como começaste em Julho, isso dá mais de 12.000€ / ano e ficas no regime de IVA...

Teria sido isso?

Eu declarei 6000€ a pensar no ano fiscal corrente, no entanto esse valor foi colocado um pouco "porque sim", pois não conto receber mais de 3000€ este ano. Mas à partida será esse o problema, ou seja, interpretação que os 6000€ eram até fim deste ano, o que dava 12000€ ano...

É capaz de ser melhor ires às Finanças confirmar. No mínimo responde ao mail a colocar as questões que aqui colocaste... E eu acrescentaria uma: se não tens cobrado IVA aos teus clientes, como é agora calculado o IVA a pagar, se chegar a isso?

Vou-me deslocar lá para resolver esse assunto.

Supondo que estás a preencher recibos verdes eletrónicos, se as Finanças sabem que estás no regime de IVA, não deviam impedir a escolha da opção de isenção de IVA? ???

Não impedem, verifiquei isso agora mesmo.

Penso que o erro foi ter declarado 6000€ em vez de 3000€ que chegavam perfeitamente para o meu caso. No entanto vou tentar remendar a situação, embora duvide que consiga corrigir algo...

Mais uma vez obrigado pelas respostas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

vamos lá ver se o funcionario te consegue esclarecer... LOL

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Conseguiu esclarecer, e muito bem... funcionária por sinal.  ;)

Mas como já previa, não posso fazer nada agora, e vou ter de pagar o IVA até ao final do ano. Para o mês de Janeiro do ano que vem é que posso passar pelas finanças e pedir a isenção se o volume de negócios não ultrapassar o máximo.

Entretanto tive de anular o recibo anterior e passá-lo de novo como deve ser, ou seja, cobrando o IVA à Empresa e retendo o IRS na fonte.

Espero que este tópico sirva de exemplo, se não tiverem a certeza vão ao serviço de finanças pessoalmente.

Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead