Visitante Salvador_

ETFs (Exchange-Traded Funds)

2.057 publicações neste tópico

Salvador, tenho a impressão que já disse em qualquer lado (aqui ou noutro fórum), que a carteira estava virada para bastantes cenários económicos.

O que eu gostava que me relembrasse era que tipos de activos estão virados para qual cenário.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Referia.me ao portfolio Permanent de Harry Browne

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Referia.me ao portfolio Permanent de Harry Browne

Essa resposta era dirigida a mim?

Se era, o que eu queria dizer era perguntar que tipos de activos estão adequados para que cenários, tipo:

- Ouro para inflacção

- Obrigações para ....

[EDIT] Por acaso acabei por encontrar o parágrafo onde diz isso, na 1ª página deste tópico:

Ouro para inflação ou hiperinflação. Obrigações para deflação.  Acções para boom económico e cash para recessões. É um portfólio virado para um perfil muito mais conservador derivado da sua pouca volatilidade.

Era isto que procurava. Penso que mesmo com a carteira dos 9 ETFs está mais ou menos tudo explicado, com excepção das commodities. Em que cenário é que estas se enquadram?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Deixo aqui um artigo que considero interessante e que especula um pouco o eventual comportamento das classes de activos, mediante os diferentes cenários que podem ocorrer nos proximos anos, consequentes das acções dos Bancos Centrais :

http://www.zerohedge.com/news/hyperdeflation-vs-hyperinflation-exercise-chaos-theory-dynamics?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+zerohedge%2Ffeed+%28zero+hedge+-+on+a+long+enough+timeline%2C+the+survival+rate+for+everyone+drops+to+zero%29&utm_content=Google+International

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Entretanto desde que foi exposto este portfolio o retorno é de 14,58%

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parabens pelo post e obg por partilharem.

Li os posts e compreendi a abordagem, que me parece razoável e realista.

Dito isto, gostaria de avançar para este tipo de investimento. No entanto, nao faço a minima ideia onde começar. Sou cliente do Banco Best e ActivoBank, nao sei como subscrever estes fundos indexantes. Em que secção do site é? Um tutorial com imagens era o ideal, para nós novatos =)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No banco BEST, vai ao separador "Investimentos" e depois no sub-separador "ETFs"

Mas alguns dos ETFs da carteira sugerida não aparecem por lá. Penso que o melhor nesse caso é contactar o seu Personal Financial Advisor (PFA).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

no ActivoBank nao encontrei os seguintes:

ITE - SPDR Barclays Capital Intermediate Term Treasury ETF

VPL - Vanguard MSCI Pacific ETF

VGK - Vanguard MSCI Europe ETF

VBR – Vanguard Small-Cap Value ETF (encontrei o VB, que tem uma descrição igual... é o mesmo?)

mas há outras da vanguard.

estou a pensar em começar com um montante que dê para 3 ou 4. Quando estiver mais à vontade com isto secalhar avanço para mais 3.

EDIT:

Nao gostei mto do site do Best... :(

Se usar o ActivoBank pago poucas comissões na mesma?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parabens pelo post e obg por partilharem.

Li os posts e compreendi a abordagem, que me parece razoável e realista.

Dito isto, gostaria de avançar para este tipo de investimento. No entanto, nao faço a minima ideia onde começar. Sou cliente do Banco Best e ActivoBank, nao sei como subscrever estes fundos indexantes. Em que secção do site é? Um tutorial com imagens era o ideal, para nós novatos =)

As tuas preces foram ouvidas e até faço melhor.

Sou capaz de fazer um vídeo :)

E nao comprem pelo site ... isto porque utilizando homebanking vao pagar comissões de guarda, comissoes sobre dividendos, bla bla...usem a plataforma PRO.

Como ja disse quem nao tem capital para diversificar por 9 ETF's, pode recorrer a apenas uns 2 ou 3 ... sempre é melhor q nada...

um ETF de acções totais a nivel mundial

um ETF de obrigações totais a nivel mundial

um de real estate

etc

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tb sou cliente BEST e de facto também não me parece ser muito fácil fazer isto lá.

Também me pareceu que tinham mínimos muito elevados, dado que na caixa para escolher a quantidade de ETFs quando colocava o mínimo dava-me tipo 80 mil dolares...

Será que é melhor abrir uma conta Best Trading Pro?

Eu também estava a pensar em distribuir o dinheiro por uns 4 ETFs dado que o capital a investir é relativamente baixo... Para 4 ETFs qual a recomendação?

Ah, e esse video era muito bem vindo! :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

mal posso esperar por mais informações!

isso da plataforma PRO que mencionas, é o programa "BEST trading Pro"? já me increvi no trading do best e esperimentei esse programa... confuso.

EDIT: O site do ActivoBank é  apelativo, mas estive a consultar as comissões, e eles fazem-se pagar de custos de guarda de titulos, 5€ por trimestre no caso dos EUA. Têm custos de transação (que acho que todos têm né). Ou seja, pelo que escreveste, nao interessa. Queremos apenas pagar as comissoes de negociação.

Sobre as mais valias obtidas do ETF também é cobrado o imposto sobre mais valias, tal como um DP normal. Ainda assim =)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho umas dúvidas relativamente à tributação de ETF... Tentei pedir ajuda noutro forum, sem sucesso. Vou-me permitir tentar aqui também, uma vez que as minhas questões tiveram origem precisamente na leitura dos posts do Salvador:

Se comprar unidades de participação em ETFs transaccionados na bolsa americana, vou sofrer dupla tributação (pela administração tributária americana e portuguesa)sobre eventuais dividendos ou juros distribuídos (ETF de acções / de obrigações)?

E sobre mais valias, aquando da venda das participações respectivas?

E no caso de ETFs transaccionados em bolsas dentro da União Europeia?

E se adquirir unidades de participação em fundos de investimento estrangeiros, através de banco português, serei tributado também em mais valias, no estado da entidade emissora, aquando da alienação das participações?

Obrigado desde já.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim vais.

Podes preencher o formulário W8BEN que minimiiza a dupla tributação mas haver´ra sempre um bcdinho.

Sobre mais valias, não não há dupla tributação.

Em ETFs em bolsaas europeias, também podes sofrer dupla tributação em dividendos etc depende dos acordos bilaterais. Mas para além disso os ETFs na união europeia, a oferta é muito reduzida e depois tens q ter em conta também os custos a nivel de spread (por a liquidez ser mt menor).

Sim a nivel de fundos também es tributado se houver distribuições. A nivel de mais valias, como disse não existe esse problema.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado, Salvador. Nesse caso vou tirar uma horita com o excel à frente para ver se os estragos da dupla tributação nos dividendos são muito significativos a longo prazo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Viva,

Salvador antes de mais deixe-me agradecer-lhe a excelente explicação que deu neste tópico.

Sendo eu um iniciado nestas andanças dos investimentos em Fundos, li e reli o seu tópico e fiz um registo no GoBulling, já estive a brincar com programa em modo simulação e parece-me intuitivo.

Dado que não vou fazer um investimento inicial muito elevado (será algures entre 5000 e 7500€) gostaria de saber a opinião (sua e de quem queira colaborar) sobre a seguinte diversificação de fundos (dos disponiveis no GoBulling e que permitem uma granularidade maior foram os que me pareceram mais indicados) :

Ações

Vanguard Total Stock Market ETF

Bonds

iShares 10+ Year Government Credit Bond Fund ETF

Commodities

iShares COMEX Gold Trust

Mercados

Vanguard Emerging Markets ETF

Um questão quanto a reforços, nos primeiros reforços (que presumo devem ser feito anualmente e não mensalmente derivado dos custos de ordem) nos primeiros anos aconselha a diversificação (p.ex. a subscrição de um novo fundo distinto dos actuais, por ano) ou o reforço/rebalanceamento dos atuais?

Obrigado desde já.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado, Salvador. Nesse caso vou tirar uma horita com o excel à frente para ver se os estragos da dupla tributação nos dividendos são muito significativos a longo prazo.

Não... em vez de pagares 20% pagas 30% no total.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sou capaz de fazer um vídeo :)

Venha ele.

E nao comprem pelo site ... isto porque utilizando homebanking vao pagar comissões de guarda, comissoes sobre dividendos, bla bla...usem a plataforma PRO.

Passei estes ultimos dias a investigar e ja sei mais umas coisitas...

Prefiro nao pagar comissoes de guarda nem dividendos. Essa plataforma PRO como se usa? Em que consiste? Qualquer um pode usar? Quando negociar nessa plataforma, o que comprei aparece no ecrã de ETF no homebanking? Quais as diferenças, alem de nao se pagar as comissoes, entre negociar no homebanking e na plataforma PRO?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como se usa? Epa é o normal ... faz um search do activo, dá-se a ordem e já está.

A difernerça é que não há o pagamento dessas comissões todas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas

Deixem-me esclarecer uma duvida.

Fiz investimento em ETF´s atraves do Best na sua pagina "normal".

Lendo aqui neste tópico percebo que se tivesse efectuado essas compras atraves da plataforma pro teria vantagens, uma vez que não teria de pagar tanto em comissões. Certo??

Nesse caso existe a possibilidade de aderir á plataforma pro (pelo que sei apenas exige que se tenha saldo de 500 euros) e transferir os meus investimentos para a mesma? Ou uma vez tedo sido comprados atraves do site não me será permitido a sua transferencia.

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Tarde,

posso responder pois já passei pela mesma situação: tinha umas acções - não eram ETF's mas para estes efeitos dá o mesmo - compradas via BEST "normal". Mais tarde aderi ao BEST Trading PRO e pedi para transferir as acções que tinha no BEST (fora do PRO) para dentro do PRO - porque nomeadamente deixava de suportar comissões de custódia que fora do PRO estava a suportar. Disseram-me que não era possível (e continuei a suportar as referidas comissões) até que vendi a posição.

A partir daí só voltei a fazer aquisições dentro do PRO.

Abraço,

L

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá a todos!

Abri recentemente uma conta na BTP para usufruir da promoção de oferta dos 200€.

Estou a pensar investir 2000€. Como o capital de investimento é baixo e para evitar custos elevados nas operações de compra estou a pensar comprar 3 ou 4 produtos com a seguinte distribuição:

35% TLT - barclays treasury gold fund

35% VWO - Vanguard emerging markets

30% VBR Vanguard small cap value

A outra opção seria:

25% TLT - Barclays treasury gold fund

25% ITE - barclays capital intermediate term ETF

25% VWO - vanguard emerging markets

25% VBR vanguard small cap value

O que acham deste portfolio?

Obrigações de longo/médio prazo, ações de empresas, etf mercados emergentes

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu não apostava em acções..tudo o resto parece fazer sentido!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou a ver mal o preçário ou vejo lá 5€ por trimestre + iva para custódia, e 2% + iva para dividendos (min 2.5€ + iva)?

link: https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/best_docs/PRE_PRF_titulos.pdf#btp-custodia&pagemode=bookmark&page=2

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou a ver mal o preçário ou vejo lá 5€ por trimestre + iva para custódia, e 2% + iva para dividendos (min 2.5€ + iva)?

link: https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/best_docs/PRE_PRF_titulos.pdf#btp-custodia&pagemode=bookmark&page=2

Isso é o preçário via homebanking. No Best Trading Pro custódia e distribuição de dividendos são sem custos, como se lê na penúltima página do mesmo documento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor