Visitante Salvador_

ETFs (Exchange-Traded Funds)

2.066 publicações neste tópico

Imprimir dinheiro leva à desvalorização da moeda... Ou seja, leva a que tu percas dinheiro.

Esse não seria o argumento que eu usaria para investir numa determinada moeda ;)

Digamos que acredito que daqui a 5 anos ainda exista a moeda US Dollar, neste momento nao posso dizer o mesmo do Euro.

Sobre a inflacao/desvalorizacao/destruicao de moeda nao posso fazer mt :P estou e' interessado em saber informacoes de corretoras americanas para comprar/vender/manter ETFs :)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ola Salvador

Isto vai ja de rajada )

Que empresas similares á Vanguard existem na Europa?

Com planos similares?

A JP Morgan é dona ???

Sou leigo na materia mas eles têm tambem um plano interessante de poupança em que utilizam compound interest , apenas para americanos ? 

Francamente instituiçoes americanas nao me agradam

Obgdo

Não conheço nenhuma.

A Vanguard não faz planos de reforma (quer dizer tem alguns produtos para tal mas não é o core nem é disso que aqui se fala). A Vanguard oferece sim vários fundos de investimento que replicam benchmarks ou seja índices das mais variadas calsses de activos, e são por norma os fundos mais baratos a nivel de comissões de gestão que podem chegar aos 0,05% ao ano o que comparativamente com a norma da indústria (1,5-2% anuais) é muiiiiito pouco.

Que eu saiba a JPMorgan não é dona da Vanguard, a Vanguard funciona tipo mutualismo um pouco a semelhança do Montepio, mas não posso assegurar a 100%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom

Confesso que estou lentamente a aprender algo sobre esta area.

Li algo que me surpreendeu num blog de um trader

Historically, this has mostly been what happened when brokerages go bankrupt.  It’s painful for the US customers, but ultimately they get paid and usually fairly quickly.  The same can’t be said for non-US customers of US brokerages – they may not benefit from segregated funds (the law doesn’t require it) so they can end up as just another creditor in bankruptcy and get paid cents on the dollar years later when the lawyers are done.

Portanto existe este risco pra investidores externos qdo trab com

com corretoras americanas?

Obgdo

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Portanto existe este risco pra investidores externos qdo trab com corretoras americanas?

Foi o que aconteceu, por exemplo, na Islândia: muitos dos investidores alemães e ingleses ficaram a arder quando os bancos faliram pois o Fundo de Garantia de Depósitos apenas cobria os depósitos dos islandeses.

Para evitar o caos, os respetivos países de origem decidiram avançar com o dinheiro e depois cobrá-lo à Islândia. E quando eles se recusaram (senão os desgraçados iam pagar mais do que aos próprios nacionais), começou tudo o que era investimento estrangeiro a deixar o país.

O caso concreto norte americano não conheço. Mas não me admirava que houvesse mais proteção ao investimento nacional do que ao estrangeiro...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou a experimentar a versão demo da plataforma best trading pro, e não parece ser possível negociar os fundos sugeridos senão em múltiplos de 100 unidades... Isto é alguma limitação do mercado nyse arca, ou da própria plataforma? Alguma alternativa em portugal para adquirir aqueles títulos em quantidades mais granulares?

Edit: Reformulo... Alguns dos títulos (como o TLT, por exemplo) apenas podem ser transaccionados em múltiplos de 100, outros não parecem ter essa limitação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pelos vistos existe algo relativamente ao TLT.

Bom, existem alternativas como o BND ou o AGG ou o EDV ou BLV

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caro Salvador,

tenho lido ao longo deste ano alguns livros sobre gestão de Permanent Portfolios de autores que referiu(Swensen, Bogle, Bernstein, etc) e sigo à algum tempo o forum dos bogleheads (http://www.bogleheads.org) que tal como o Salvador, são acérrimos defensores dos Permanent Portfolios para uma estratégia de investimento de longo prazo e que rejeitam completamente  o Market Timing em favor do Dolar Cost Averaging e do Value Averaging(conceitos igualmente aqui defendidos pelo Salvador). Porém achei curioso referir que na gestão do seu portfolio, o Salvador inclui de certa forma algum Market Timing e fiquei curioso. Pode partilhar conosco algumas ideias acerca da forma como o faz?

Gostaria também de saber a sua opinião e a de outros leitores sobre como evitar a realização de mais valias aquando do rebalanceamento quando a sua carteira já tem um valor substancial tal, que os reforços que faz, por si só não são suficientes para o rebalanceamento da carteira, já que eu só encontro uma alternativa(conta no estrageiro), Creio que não está a ter em conta o factor dos impostos nas suas simulações(não entenda como um comentário negativo por favor) e os impostos têm um peso bastante grande na rentabilidade da carteira mesmo que a longo prazo.  

Quem for curioso e quiser ler mais alguma coisa sobre esta tematica deixo alguns dos livros que li e que se podem encontrar facilmente:

-The Bogleheads Guide for investing

-The investor's manifesto - Bernstein

-Unconventional Success - Swensen

-The litle book of common sense investing - John Bogle, Vanguard

-Value Averaging - Edleson (Teoria sobre DCA E VA)

-Fail Safe investing - Harry Browne

e para quem gosta de market timing:

-The ivy Portfolio

Obrigado desde já.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas questões as colocadas.

Tentarei responder da melhor forma ...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Qual o melhor site internacional (a nível de fees principalmente) para começar com uma quantia baixa?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Phones,

tens a tradeking, optionhouse ou a Zecco que são tidas como low cost que tem como fee 4 ou 5$ por operação

Tens ainda a interactive brokers que é mais conceituada e tem escritorio no UK .Tem a desvantagem de ter como fee minima mensal 10$ e minimo de abertura de 10.000$, mas ainda assim pode compensar face aos valores que se praticam cá.

http://www.interactivebrokers.com/en/p.php?f=minimumDeposits&ib_entity=uk

O salvador já as tinha referido aqui creio

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caro Salvador,

tenho lido ao longo deste ano alguns livros sobre gestão de Permanent Portfolios de autores que referiu(Swensen, Bogle, Bernstein, etc) e sigo à algum tempo o forum dos bogleheads (http://www.bogleheads.org) que tal como o Salvador, são acérrimos defensores dos Permanent Portfolios para uma estratégia de investimento de longo prazo e que rejeitam completamente  o Market Timing em favor do Dolar Cost Averaging e do Value Averaging(conceitos igualmente aqui defendidos pelo Salvador). Porém achei curioso referir que na gestão do seu portfolio, o Salvador inclui de certa forma algum Market Timing e fiquei curioso. Pode partilhar conosco algumas ideias acerca da forma como o faz?

Gostaria também de saber a sua opinião e a de outros leitores sobre como evitar a realização de mais valias aquando do rebalanceamento quando a sua carteira já tem um valor substancial tal, que os reforços que faz, por si só não são suficientes para o rebalanceamento da carteira, já que eu só encontro uma alternativa(conta no estrageiro), Creio que não está a ter em conta o factor dos impostos nas suas simulações(não entenda como um comentário negativo por favor) e os impostos têm um peso bastante grande na rentabilidade da carteira mesmo que a longo prazo.  

Quem for curioso e quiser ler mais alguma coisa sobre esta tematica deixo alguns dos livros que li e que se podem encontrar facilmente:

-The Bogleheads Guide for investing

-The investor's manifesto - Bernstein

-Unconventional Success - Swensen

-The litle book of common sense investing - John Bogle, Vanguard

-Value Averaging - Edleson (Teoria sobre DCA E VA)

-Fail Safe investing - Harry Browne

e para quem gosta de market timing:

-The ivy Portfolio

Obrigado desde já.

Bom, primeiro eu não sou um acérrimo defensor dos Permanent Portfolios nem do buy and hold. Eu por acaso na grande maioria dos meus investimentos sou market timer, ao contrário do que os "fans" de John Bogle que é impossivel bater o mercado, eu sou da opinião contrária.

No entanto, sei perfeitamente que o mercado é constituido por um agregado de pessoas, logo de certa forma é impossível bater o mercado. Isto porque o agregado não consegue bater-se a si próprio digamos assim.

Por isso, sou apologista de que o investimento para as "massas" tipo como o que quando escrevo num tópico como este onde "falo" para uma variedade enorme de pessoas, então concordo que o tipo de estratégia passiva, do estilo buy and hold é a melhor forma de o conseguir, onde qualquer "Zé Silva" (John Doe) consegue alcançar a sua independencia financeira através do invesitimento de longo prazo.

Bom, a forma como uso market timing tem muito a ver com a relativizaçção das classes de actios ajustadas a volatilidade, se estão ou não em tendência ascendente (sou um trend-follower de raíz), etc.

São ideias muito simples, mas que usadas em conjunto a meu ver fazem uma ferramenta bastante poderosa.

Relativamente às mais valias aquando do rebalanceamento acho que não vale a pena "matutar" muito nisso. Eu sei que tem influencia os impostos, mas mesmo quando a carteira chega a tal valor, os reajustes não deverão ser tantos qanto isso... e aqueles que houver serão mais valias parcias nunca o portfolio inteiro.

Em vez de fazer rebalancaemantos anuais, s ecalhar melhor ainda é rebalanceamnetos com "bandas de alcoação". Por exemplo, usar bandas de desvio de 15%. Se um activo é suposto ser 20% de uma carteira, sempre que se desviar 15% é rebalanceado ( abaixo dos 17% ou acima dos 23%). Isto fará com qeu o rebalanceamento não seja tão periódico e onde a´te existe benefícios.

Quanto aos impostos nas minhas simulações, sim estão em conta, visto que os dados são do próprio NAV dos fundos e não dos índices em questão. :)

E esperemos que daqui a 20 ou mais anos, as mais valias voltem aos 0% de imposto :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado Salvador, pelos seus valiosos inputs.

Bom, primeiro eu não sou um acérrimo defensor dos Permanent Portfolios nem do buy and hold. Eu por acaso na grande maioria dos meus investimentos sou market timer, ao contrário do que os "fans" de John Bogle que é impossivel bater o mercado, eu sou da opinião contrária.

Peço desculpa por tirar conclusões precipitadas  :P

Por isso, sou apologista de que o investimento para as "massas" tipo como o que quando escrevo num tópico como este onde "falo" para uma variedade enorme de pessoas, então concordo que o tipo de estratégia passiva, do estilo buy and hold é a melhor forma de o conseguir, onde qualquer "Zé Silva" (John Doe) consegue alcançar a sua independencia financeira através do invesitimento de longo prazo.

Concordo inteiramente consigo, sobretudo quando a tentação da maioria das pessoas é tentar obter lucro rapido, sendo normalmente o resultado desastroso. Para quem é disciplinado, as estrategias passivas com alocações diversificadas em fundos de baixo custo baseados em indices, historicamente têm-se revelado bastante rentaveis a longo prazo.

Bom, a forma como uso market timing tem muito a ver com a relativizaçção das classes de actios ajustadas a volatilidade, se estão ou não em tendência ascendente (sou um trend-follower de raíz), etc.

São ideias muito simples, mas que usadas em conjunto a meu ver fazem uma ferramenta bastante poderosa.

Isso significa que muda a alocação da sua carteira consoante a sua percepção da tendencia relativamente às diferentes classes que a constituem?

As questões de rebalanceamento foram completamente esclarecidas.

Ainda em relação às simulações, pode partilhar conosco a forma como as executa?

eu uso o seguinte site: http://www.assetplay.net/financial-tools/backtest.html mas as simulações são substacialmente mais pobres que as suas

Obrigado desde já

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A alocação varia consoante a volatilidade ajustada de cada activo. Tenho tudo "quantativizado" pelo que a minha percepção não tem qualquer input.

Não gosto de estar dependente da minha "opinião" uma vez que posso estar susceptível de sofrer influencias, enviezamentos, sejam eles subconscientes ou não. Assim cinjo-me a métodos quantitativos realmente palpáveis.

Quanto ao backtesting, estou a usar dados da Bloomberg ao qual tenho acesso a um terminal e estou a usar os dados de váriios fundos passivos (a maioria são da Vanguard).

Os meus dados estãoa ctualizados até 2011 ser´ra que popderá advir dai a diferença?

EDIT: Testei agora esse site e dá praticamente os mesmos resultados ... que carteira é que está a testar? Pode dizer a alocação e podemos comparar o período

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ola a todos. Definitivamente este forum é o maximo. Aprendi mais nas horas que tenho perdido a ler, que em muitos anos de vida que tenho. Lol

Apenas, dado me considerar um amador nestas matérias, há certas expressões técnicas (estrangeirismos) que não percebo muito bem, por muito que pesquise.

Será que poderiam explicar, com uma linguagem mais simples como investir neste tipo de produtos.

Já cheguei a abrir uma conta virtual na plataforma Plus500 e na Orey Itrade, onde dava para transaccionar forex, ouro, etc... mas não estou a ver como fazer para transacionar.

Será que alguem pode sugerir uma maneira simples/facil, passo a passo. Referindo qual a plataforma mais acessivel e a corretora mais adequada a pequenos investimentos, com menores comissões.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caro Ferreira, não sei se se refere a mim ou ao Salvador mas eu pelo menos não sou nenhum profissional, sou um mero jovem  entusiasta:)

Se for mais concreto em relação aos termos que desconhece, posso procurar ajudar.

Sem querer monopolizar o topico do Salvador e dando apenas algum contributo, os passos necessários para investir neste tipo de produtos creio que já o Salvador os enumerou.

Deve ter algum capital para investir e ter um plano de poupança para efectuar os reforços periodicos.

Deve sobretudo perceber o que são classes de activos(asset classes, ex: Acções, Obrigações/Titulos de divida(Bonds,T-Bills, etc), matérias-primas(Commodities), etc ) e quais os contextos(inflacção, deflacção, recessão, etc) em que tipicamente se valorizam ou desvalorizam.-> Já descrito pelo Salvador

Deve saber o que são fundos de gestao activa ou passiva.

Os fundos de gestão passiva habitualmente tendem a seguir um indice, dai que a sua gestão seja mais simples, logo as comissoes de gestão sao mais baixas(normalmente < de 1%,existindo alguns, por ex alguns da vanguard com 0,12%) dado que os seus activos são os que constituem o indice. Os fundos de gestao activa procuram ter retornos mais altos que os fundos passivos, o que implca uma maior compra e venda de activos, logo tem comissões de gestão mais altas(na casa dos 2% para cima). Está provado historicamente que os fundos passivos tem em media resultados melhores do que os fundos activos que os procuram bater e associando esse facto aos custos com comissões, tornam-nos numa melhor aposta.

Deve depois procurar construir o seu portfolio com base nas classes de activos que esoclheu para investir, alocando uma % do capital por cada classe. O mesmo deve ser diversificado, sendo que o grau de diversificação depende de várias coisas, perfil do ivnestidor, capital inicial, etc. 3 classes de activos parece-me razoavel para começar por ex com 5000€ de investimento inicial.

Escolhidas as classes de activos em que quer investir, deve procurar os fundos que duma forma diversificada, melhor reflectem a globalidade dessas classe de activos.

Deve efectuar rebalanceamentos ou periodicamente(ex anualmente) ou com base em bandas de alocação. A literatura não é clara sobre qual a forma mais rentavel, porém deve imperar o bom senso e minimizar os custos, quer de comissões quer com realziação de mais valias tributaveis.

Em vez de fazer rebalancaemantos anuais, s ecalhar melhor ainda é rebalanceamnetos com "bandas de alcoação". Por exemplo, usar bandas de desvio de 15%. Se um activo é suposto ser 20% de uma carteira, sempre que se desviar 15% é rebalanceado ( abaixo dos 17% ou acima dos 23%). Isto fará com qeu o rebalanceamento não seja tão periódico e onde a´te existe benefícios

Pode pegar numa carteira exemplo que o salvador aqui tenha partilhado e ver o seu retorno ao longo do tempo em: http://www.assetplay.net/financial-tools/backtest.html

Se o inglês para si não é um problema, posso ajuda-lo a encontrar alguns dos livros que li e que recomendei anteriormente, que abordam este tipo de investimento passivo duma forma simples e de facil entendimento, sugerindo inclusive alguns fundos para cada classe de activo.

A nivel das plataformas de trading, so conheço as que refere de nome, mas para este tipo de investimento não necessita de qualquer plataforma de trading. Se abrir conta no banco Best ou Big por ex, pode comprar e vender os seus fundos directamente via homebanking.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
A alocação varia consoante a volatilidade ajustada de cada activo. Tenho tudo "quantativizado" pelo que a minha percepção não tem qualquer input.

Não gosto de estar dependente da minha "opinião" uma vez que posso estar susceptível de sofrer influencias, enviezamentos, sejam eles subconscientes ou não. Assim cinjo-me a métodos quantitativos realmente palpáveis.

Suponho que faça uso de algum indicador e tenha um sistema mecanico então:)

Quanto ao backtesting, estou a usar dados da Bloomberg ao qual tenho acesso a um terminal e estou a usar os dados de váriios fundos passivos (a maioria são da Vanguard).

Bloomberg...wow...um dia quem sabe faço uma assinatura cá para casa:)

Os meus dados estãoa ctualizados até 2011 ser´ra que popderá advir dai a diferença?

EDIT: Testei agora esse site e dá praticamente os mesmos resultados ... que carteira é que está a testar? Pode dizer a alocação e podemos comparar o período

Lamento te-lo equivocado, não há nenhuma diferença. Estava apenas interessado em saber como efectua as simulações, dado que os dados do assetplay.com so vão até 2008 e não tem em conta os impostos. Suponho que com base nesses dados que compilou via bloomberg, elabore essas simulações via excel, certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bloomberg, Excel e TradingBlox (usava MatLab mas migrei para este sistema, um pouco carote mas quase que tira cafés, e para quem trabalha com sistemas mecânicos é um must-have) é tudo o que é preciso.

Sim, são sistemas mecânicos que utilizo predominantemente. Mesmo quando tenho uma "fisgada" espero sempre pelo sinal dos sitemas mecânicos. Por exemplo no caso do EURUSD, tenho estado mais certeiro que o Robin Hood nos seus movimentos de longo prazo nos últimos 4 anos quase que detectando os topos e mínimos não digo ao milmetro mas quase... mas nunca ajo em conformidade fico sempre à espera que o sistema confirme por muito forte que seja a minha convicção ... em 3 anos estes "calls" discricionários de maior prazo produziriam algo como 9 mil pips em cerca de 6-7 "calls".

Como fico sempre à espera pela confirmação acaba por uma boa porção menor, neste caso no EURUSD o sistema produziu nos últimos 3 anos cerca de 6500 pips no EuroDólar de lucro.

Utilizo sempre os sistemas para confirmação até em acções de empresas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ferreira o babypips e um bom site para aprender o basico de FOREX

Acrescento que nao acredito que alguem possa ser um trader e ter resultados razoaveis

sem 2,3 anos de estudo que incluam milhares de accoes em plataformas com contas DEMO

Isto no minimo! E depois vem os anos de trab e experiencia pois a pressao do dinheiro real e outra coisa

Mas o Salvador pode corrigir me pois sabe bem + que eu.

Cmpts

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Aqui nao se fala de Forex nem coisas que o mais provavél é levar as contas a zero de muita gente.

Investimento sim, e não é preciso experiencia apenas realmente diversificar e ficar-se por este tipo de fundos. Quanto mais cedo se começar ... melhor. O tempo faz o resto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou prestes a avançar com este investimento que o Salvador sugeriu. Vou investir 5000 euros para começar e se no final do ano a rentabilidade for igual às expectativas, faço um reforço mais substancial. Baseado nas cotações dos fundos que foram sugeridos no início deste tópico e tendo em conta a cotação do dia 5/01/2012 decidi comprar o seguinte nr. de unidades de participação para cada fundo:

TLT - Barclays 20+ Year Treasury Bond Fund – 15%; - 117.80 cotação actual - 6.367up - 750.033 dolares valor da compra

ITE - SPDR Barclays Capital Intermediate Term Treasury ETF – 5%; - 60.99 cotação actual - 4.1up - 250.059 dolares valor da compra

GLD - SPDR Gold Shares – 15%; - 157.78 cotação actual - 4.753up - 749.928 dolares valor da compra

DBC - PowerShares DB Commodity Index Tracking Fund – 7.5%; - 27.47 cotação actual - 13.651up - 374.993 dolares valor da compra

VNQ - Vanguard REIT ETF – 10% - 58.03 cotação actual - 8.616up - 499.986 dolares valor da compra

VBR – Vanguard Small-Cap Value ETF – 15%; - 63.89 cotação actual - 11.739up - 750.005 dolares valor da compra

VPL - Vanguard MSCI Pacific ETF – 10%; - 48.29 cotação actual - 10.354up - 499.995 dolares valor da compra

VGK - Vanguard MSCI Europe ETF – 10%; - 41.52 cotação actual - 12.042up - 499.984 dolares valor da compra

VWO - Vanguard MSCI Emerging Markets ETF – 12.5%; - 39.03 cotação actual - 16.013up - 624.987 dolares valor da compra

Gostaria de saber a vossa opinião em relação a esta distribuição que fiz e se há alguma coisa que seja aconselhável alterar. O nr. de unidades de participação de cada fundo que irei comprar, foi calculado através da cotação dos fundos no dia que indiquei em cima e tendo em conta a percentagem sugerida que cada fundo deveria ter da totalidade do portfolio. Em relação ao banco, estou a pensar seriamente optar pelo Banco Invest. O montante mínimo para abertura de conta até coincide com o montante que pretendo investir, neste caso 5000 euros.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Toma atencao se o banco Invest tem Comissao de guarda, eu sugiro o Gobulling Pro, e o mais barato a nivel nacional.

Na minha modesta opiniao com 5000 euros e investir em tantos activos nao e aconselhavel, visto que vais "matar" uma boa percentagem do valor que vais investir em comissoes, se fosse eu comecava com 3 activos e depois quando tive.se mais dinheiro investia em mais.

Espero ter ajudado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou prestes a avançar com este investimento que o Salvador sugeriu. Vou investir 5000 euros para começar e se no final do ano a rentabilidade for igual às expectativas, faço um reforço mais substancial. Baseado nas cotações dos fundos que foram sugeridos no início deste tópico e tendo em conta a cotação do dia 5/01/2012 decidi comprar o seguinte nr. de unidades de participação para cada fundo:

TLT - Barclays 20+ Year Treasury Bond Fund – 15%; - 117.80 cotação actual - 6.367up - 750.033 dolares valor da compra

ITE - SPDR Barclays Capital Intermediate Term Treasury ETF – 5%; - 60.99 cotação actual - 4.1up - 250.059 dolares valor da compra

GLD - SPDR Gold Shares – 15%; - 157.78 cotação actual - 4.753up - 749.928 dolares valor da compra

DBC - PowerShares DB Commodity Index Tracking Fund – 7.5%; - 27.47 cotação actual - 13.651up - 374.993 dolares valor da compra

VNQ - Vanguard REIT ETF – 10% - 58.03 cotação actual - 8.616up - 499.986 dolares valor da compra

VBR – Vanguard Small-Cap Value ETF – 15%; - 63.89 cotação actual - 11.739up - 750.005 dolares valor da compra

VPL - Vanguard MSCI Pacific ETF – 10%; - 48.29 cotação actual - 10.354up - 499.995 dolares valor da compra

VGK - Vanguard MSCI Europe ETF – 10%; - 41.52 cotação actual - 12.042up - 499.984 dolares valor da compra

VWO - Vanguard MSCI Emerging Markets ETF – 12.5%; - 39.03 cotação actual - 16.013up - 624.987 dolares valor da compra

Gostaria de saber a vossa opinião em relação a esta distribuição que fiz e se há alguma coisa que seja aconselhável alterar. O nr. de unidades de participação de cada fundo que irei comprar, foi calculado através da cotação dos fundos no dia que indiquei em cima e tendo em conta a percentagem sugerida que cada fundo deveria ter da totalidade do portfolio. Em relação ao banco, estou a pensar seriamente optar pelo Banco Invest. O montante mínimo para abertura de conta até coincide com o montante que pretendo investir, neste caso 5000 euros.

Relativamente a ter essa distribuição com 5 mil euros não aconselho.

Leiam tudo o que eu escrevi para trás.

O ideal é que as comissões não levem mais de 1.5% na fase inicial. Ora se comprares esses activos todos que são cerca de 10, numa corretora em portugal isso significa cerca de 150-200 dólares para comprar esses activos todos.

Para ficar no máximo a 1.5% significa que a carteira deveria ter = mais de 10 mil euros.

Se arranjarem mais barato que em Portugal obvio que a necessidade de ter este montante desaparece. Por exemplo em corrtoras americanas em vez de se pagar 14 dólares por transacão arranja-se por 3 dólares, logo o requisito de capital diminui consideravelmente.

Mas mantendo em Portugal, com menos capital é preferivel comprar menos activos.

Por exemplo 2 ou 3 no máximo. Um de obrigações, um de acções totais, e outro de bonds estrangeiras por exemplo. Já é uma boa diversificação

convém referir que o retorno anual não é constante.

Ou seja, apesar de ao longo de X anos ter dado 12% ao ano, não significa que dê 12% todos os anos. Até pode dar negativo.

Uns anos pode dar 10%, outros pode dar 30% outros pode dar -5%, portanto é algo que não é correcto "se corresponder as expectativas no prazo de 1 ano reforço". Isto porque pode realmente defraudar as expectativas.

Por exemplo o retorno para 2011 ficou.se nos 3%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Andei a olhar para o preçário do Invest, e pelo menos comissões de custódia não levam. Não consigo perceber bem qual as comissões para os ETFs, uma vez que o preçário parece um bocado imcompleto. Mas se for o mínimo de 10 USD da primeira tabela, não me parece mau.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
já cheguei a abrir uma conta virtual na plataforma Plus500 e na Orey Itrade, onde dava para transaccionar forex, ouro, etc... mas não estou a ver como fazer para transacionar.

Ferreira o babypips e um bom site para aprender o basico de FOREX

Acrescento que nao acredito que alguem possa ser um trader e ter resultados razoaveis

sem 2,3 anos de estudo que incluam milhares de accoes em plataformas com contas DEMO

Aqui nao se fala de Forex nem coisas que o mais provavél é levar as contas a zero de muita gente.

Investimento sim, e não é preciso experiencia apenas realmente diversificar e ficar-se por este tipo de fundos. Quanto mais cedo se começar ... melhor. O tempo faz o resto

O tema do topico é esse sem duvida e foi bem entendido , apenas respondi ao Ferreira

e sublinhei o facto de nao acreditar que ninguem que nao estude e se aplique durante ANOS

dificilmente ira ganhar dinheiro como trader .

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

Only 75 emoticons maximum are allowed.

×   Foi criada uma pré-visualização automática a partir da ligação que colocou.   Mostrar apenas como ligação

×   Your previous content has been restored.   Clear editor