Visitante MiXKID

Compra de casa

12 publicações neste tópico

Viva,

Estou na iminência de comprar um apartamento e espero avançar para a parte negocial em breve.

E é aqui que preciso da vossa ajuda/opiniões.

Preço do apartamento : 123temil €

Dinheiro de entrada : 100mil €

Propostas que pretendo fazer : Oferecer 100mil € a pronto (Tenho dúvidas que tire 20mil €, no entanto a minha ideia é ir apenas até 110mil€. Nesta situação, já teria que contrair crédito (Não quero despender de todas as minhas pequenas poupanças :) ).

De referir que se trata de um apartamento com 10 anos que nunca foi habitado e que se encontra penhorado (ao construtor). O imóvel nunca foi habitado.  

Informaram-me que não existe garantia..tenho dúvidas!

As minhas dúvidas são: Qual a melhor maneira de realizar o pagamento? Valerá a pena na actual conjuntura despender de 100mil a PP? Quais as vantagens desvantagens ?

Um obrigado desde já.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A quem pertence o apartamento ?

Um banco, um construtor ou a uma empresa.

Mesmo que pertencesse a um banco, eu proponha sempre um preço a baixo do preço do apartamento. Eles podem rejeitar, mas em principio apresentam sempre uma contra-proposta.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A quem pertence o apartamento ?

Um banco, um construtor ou a uma empresa.

Mesmo que pertencesse a um banco, eu proponha sempre um preço a baixo do preço do apartamento. Eles podem rejeitar, mas em principio apresentam sempre uma contra-proposta.

O imóvel pertence ao banco. Mas existe uma empresa que é intermediaria na venda do apartamento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De referir que se trata de um apartamento com 10 anos que nunca foi habitado e que se encontra penhorado (ao construtor). O imóvel nunca foi habitado.  

Informaram-me que não existe garantia..tenho dúvidas!

Se está penhorado ao construtor é porque ainda é dele. A garantia só começa a contar a partir da data da primeira escritura.

Mas se o construtor está falido, ao ponto de ter bens penhorados, é pouco provável que consiga garantir a garantia, daí terem-te dado essa informação...

EDIT: se o imóvel é do banco, ou seja, se a penhora já foi executada, então a garantia já deve ter começado a contar, suponho. Mas o que disse no parágrafo anterior sobre o construtor não a conseguir cumprir mantém-se...

Propostas que pretendo fazer : Oferecer 100mil € a pronto (Tenho dúvidas que tire 20mil €, no entanto a minha ideia é ir apenas até 110mil€. Nesta situação, já teria que contrair crédito (Não quero despender de todas as minhas pequenas poupanças :) ).

...

As minhas dúvidas são: Qual a melhor maneira de realizar o pagamento? Valerá a pena na actual conjuntura despender de 100mil a PP? Quais as vantagens desvantagens ?

100.000€ dificilmente são "pequenas poupanças" :P

Não percebi quanto dinheiro tens disponível mas é sempre bom deixar algum de lado. Mobília, ferramentas, utensílios, decoração - tudo isso custa dinheiro, mesmo que seja só para pagar a mudança. Além disso não te esqueças dos impostos e custos com os registos. Ainda serão alguns milhares de euros a mais.

Se tens pouco mais do que os 10.000€ é capaz de ser preferível optar pelo crédito, sim. Pode ser difícil encontrar um barato, sobretudo se for para pedir pouco dinheiro (pode compensar pedir uma boa parte do dinheiro, conseguindo um spread mais baixo, e depois amortizar uma fatia importante - mas só depois de pedires as condições é que dá para fazer contas).

A desvantagem de pedir o empréstimo é que tens mais uma série de custos associados. A vantagem é que se conseguires por o dinheiro a render a uma taxa jeitosa, pode compensar mais ficares com liquidez para o investir e conseguir um rendimento maior que os juros que pagarás do empréstimo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pauloaguia agradeço-te imenso o tempo que despendeste para poder elucidar-me.

Já reuni bastante informação, mas existem sempre dúvidas. Vou tentar responder de forma clara às questões.

A penhora do imóvel já foi executada, pelo que o proprietário deverá ser mesmo o banco (Vou confirmar no registo predial, já agora alguém sabe quanto se paga para saber? ).

Relativamente à garantia, o intermediário referiu-me que é inexistente, apenas responsabiliza-se pelas pequenas reparações que vai efectuar no interior do imóvel, ou algo mais que surja. Desde modo, para me salvaguardar penso que a melhor solução seria ficar tudo registado no contrato de compra e venda, é possível ?

Efectivamente 100.000€ hoje em dia não se pode considerar uma "poupança pequena", no entanto, não se ganha rendimentos o suficiente para se poder viver deles :P

Pela informação que reuni, CH só para créditos superiores a 30.000€. De qualquer das formas, como é uma instituição financeira, reúne algumas condições "especiais" , nomeadamente beneficia-se da isenção de comissão de avaliação e despesas de dossier , portanto sem despesas iniciais e um spread mais baixo do que se pratica actualmente, embora ainda não saiba ao certo qual o valor do spread.

Aproveito para perguntar quais os imposto que vou ter de pagar na aquisição do imóvel ? Se for a PP, existe algum imposto extra?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
A penhora do imóvel já foi executada, pelo que o proprietário deverá ser mesmo o banco (Vou confirmar no registo predial, já agora alguém sabe quanto se paga para saber? ).
Julgo que para saber não se paga nada. Só se quiseres ficar com um cópia ou assim...

Relativamente à garantia, o intermediário referiu-me que é inexistente, apenas responsabiliza-se pelas pequenas reparações que vai efectuar no interior do imóvel, ou algo mais que surja. Desde modo, para me salvaguardar penso que a melhor solução seria ficar tudo registado no contrato de compra e venda, é possível ?

Quando comprei o meu apartamento (a um particular, não houve cá imobiliárias metidas ao barulho) acordámos em anexar ao contrato promessa uma lista com as reparações que ele tinha de fazer antes de eu comprar a casa. Não sei se vais passar pela fase do contrato promessa, mas tudo é possível de ficar escrito, basta que as partes estejam de acordo...

Pela informação que reuni, CH só para créditos superiores a 30.000€. De qualquer das formas, como é uma instituição financeira, reúne algumas condições "especiais" , nomeadamente beneficia-se da isenção de comissão de avaliação e despesas de dossier , portanto sem despesas iniciais e um spread mais baixo do que se pratica actualmente, embora ainda não saiba ao certo qual o valor do spread.
Seja como for, depois de teres a proposta deles não te esqueças de passar a vista de olhos pela concorrência. Até para consubstanciar a tua opção...

Aproveito para perguntar quais os imposto que vou ter de pagar na aquisição do imóvel ? Se for a PP, existe algum imposto extra?

Tens no mínimo o IMT e o Imposto de Selo. Tens ainda de pagar os custos com os registos.

Dá uma vista de olhos no site do Millenium - o dossier de informação fiscal é bastante completo e esclarecedor:

http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6015/index.jhtml

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mais uma vez, muito obrigado por todo o tempo que perdeste a transmitir a informação, obrigado  ;)

Bem só em impostos e escritura..upa upa. Desconhecia por completo que o IMT fosse tão caro, mas enfim é o que temos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Corrijam-me se estiver enganado, pela tabela de 2011 o imóvel está associado a uma taxa marginal de 2%.

Cálculo do IMT:

Valor do imóvel = 123.000€ * 2% - 1848.14€ = 123.611.86€ . IMT a pagar = 611.86€

Esta correcto ?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não percebi bem essa conta mas o valor final parece mais ou menos certo, sim...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não percebi bem essa conta mas o valor final parece mais ou menos certo, sim...

É possível que não tenha sido muito explicito...

Valor do imóvel : 123.000€

Taxa marginal : 2 %

Parcela a abater : 1848.14€

123.000€*2% = 125.460€

125.460€ - 1848.14€(Parcela abater) = 123.611.86€.

O IMT a pagar será o excedente do valor do imóvel, ou seja, os 611,86€

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Valor do imóvel : 123.000€

Taxa marginal : 2 %

Parcela a abater : 1848.14€

123.000€*2% = 125.460€

O resultado está correto. Atenção que se a compra se efetuar para o ano, os valores poderão ser outros!...

E não esquecer que depois virá o IMI que se tem de pagar anualmente!...

No entanto, poderá pedir isenção do IMI por algum tempo. Não posso precisar agora o número de anos, visto que o governo pretende mexer, ou acabar, com as isenções!...  :o

Mas cada assunto a seu tempo. Faça a proposta e averigue a concorrência, pois oferta não deve faltar!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Valor do imóvel = 123.000€ * 2% - 1848.14€ = 123.611.86€ . IMT a pagar = 611.86€

Afinal o valor do imóvel é 123.611,86€ ???

123.000€*2% = 125.460€

???

Como é que 2% de um valor dá um valor superior?

???

E a tentativa de ser mais explícito ainda ficou pior...

Como disse, o resultado final está certo, e se uma pessoa puxar pela cabeça até consegue perceber qual é o teu raciocínio.

Agora a forma como indicas as contas é atroz! Dizes uma coisa em português e outra completamente diferente em linguagem matemática

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor