pedro_costa

Trabalhador independente a passar recibos

5 publicações neste tópico

Boa tarde,

eu sou medico dentista e sou trabalhador independente (recibos verdes). ate hoje os pacientes vinham a clinica e era passado o recibo da clinica (assinado pelo director clinico).

hoje o meu chefe veio dizer-me que tenho que começar a passar os recibos aos meus pacientes.

a minha duvida é: sendo eu trabalhador independente posso ter um livro de recibos para passar aos pacientes?! sendo que estou no regime simplificado.

obrigada

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Podes perfeitamente passar um recibo verde (se bem que desde que passaram a eletrónicos, aquilo é mais azul que verde).

Se não te for possível preenchê-los na hora, online, podes sempre ter contigo alguns recibos obtidos sem preenchimento, que metas mais tarde no sistema.

Agora, os doentes não são da clínica? Não vão estranhar que os recibos deixem de ser passados em nome da clínica? E o dinheiro deixa de ir para a clínica? É que se entregas o dinheiro à clínica e ficas apenas com uma parte, não te esqueças que vais ser tributado sobre aquilo de que passares recibo e não sobre o que a clínica te pagar...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Podes perfeitamente passar um recibo verde (se bem que desde que passaram a eletrónicos, aquilo é mais azul que verde).

Se não te for possível preenchê-los na hora, online, podes sempre ter contigo alguns recibos obtidos sem preenchimento, que metas mais tarde no sistema.

Agora, os doentes não são da clínica? Não vão estranhar que os recibos deixem de ser passados em nome da clínica? E o dinheiro deixa de ir para a clínica? É que se entregas o dinheiro à clínica e ficas apenas com uma parte, não te esqueças que vais ser tributado sobre aquilo de que passares recibo e não sobre o que a clínica te pagar...

pois, essa era a minha segunda pergunta. depois a clinica tem que me passar um recibo com a parte que recebeu. a minha duvida é se sou tributado ao recibo na totalidade ou desconta aquela parte que a clinica me passou a mim?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
a minha duvida é se sou tributado ao recibo na totalidade ou desconta aquela parte que a clinica me passou a mim?

Se estás no regime simplificado, o fisco considera como rendimento tributável 70% do valor total dos recibos. Se a clínica só te entregar, por exemplo, 60% do valor pago pelos pacientes, então estás a ser tributado sobre um montante que nem sequer corresponde ao teu rendimento líquido... (sendo certo que se, mesmo ficando com mais de 70% vais passar a descontar por um valor que não é o mais correto, quando comparado com outros trabalhadores a recibos verdes).

Já agora, como é que eras tributado até agora? Se passavas os recibos em nome da clínica... ???

Contacta a Segurança Social... à partida não deverás notar grande diferença, mas uma vez mais o teu escalão pode sofrer mudanças também e passares a descontar por um valor que não corresponde ao que efetivamente recebes.

(desconfio até que foi por causa da SS que talvez tenham decidido essa alteração - se só passavas recibo a uma entidade, podem ter sido pressionados a começar a contribuir também...)

Esclarece bem como é que é suposto as coisas funcionarem a partir de agora, compara o antes e o depois e vê se vais ser prejudicado de alguma forma... Aproveita para pedir um aumento para compensar a diferença ;)

E, pelo sim pelo não, explica a situação também nas finanças para ver se não há alguma surpresa ainda à espera de aparecer...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Já agora, como é que eras tributado até agora? Se passavas os recibos em nome da clínica... Huh?

os recibos eram passados no nome da clinica, mas no fim do mes sao feitas as contas e eu passo um recibo a clinica com a % que recebi.

amanha vou falar com o meu contabilista, para esclarecer melhor esta situaçao. obrigada pelo esclarecimento

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor